Na medida em que cada ano se aproxima do seu final, os mesmos sentimentos sempre se repetem, tanto voltados para o desejo de avaliar os acontecimentos que mexeram com a vida de cada um, como traçar novos planos para o novo ano que se aproxima. Por melhor que tenha sido o ano em curso, os desejos sempre expressam uma expectativa nunca igualitária, mas que o novo ano seja melhor que esse que está entrando para a história. E olha que 2017 teve coisa...! À parte os graves problemas institucionais que o país atravessa, e que não podem ser esquecidos ou minimizados em nenhuma hipótese, um momento muito especial tem de ser reservado à notável carga de otimismo, carinho e afeto que empolga a todos nessa época, expresso com grande energia em cada aperto de mão, cada mensagem e cada abraço, não importa se há vínculo familiar ou não.
Mas, mesmo com tantos fatos registrados no percurso de doze meses, ainda que muitos tenham afetado materialmente e de forma direta a vida de cada cidadão, existem outros que trouxeram consequências danosas de maior significado e profundidade, porque atingiram a personalidade, o caráter e a estrutura moral do homem brasileiro, e repercutiu de forma negativa no seu conceito como cidadão! Ao que parece, as premissas ditas por Ruy Barbosa nunca foram tão reais e presentes como agora, quando disse que: [...] “de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Impossível não recordar e repetir esse memorável pensamento do ilustre baiano!
Há uma sensação presente no ar de que algo estranho parece ter implodido no país todos os parâmetros de integridade e respeito antes existentes e praticados como se fossem uma regra de conduta! O Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, ao se opor a um voto do Ministro Gilmar Mendes, pronunciou palavras duras e contundentes, e com as quais sou obrigado a concordar: “[...] vivemos uma tragédia brasileira. Implantaram a cultura da desonestidade. Um país que se perdeu pelo caminho. Naturalizaram as coisas erradas e nós temos o dever de fazer um novo país”.
São verdades que entristecem, mas a solução está em nossas mãos. Basta que nas reflexões tenhamos a firme convicção contida na mensagem da ilustração acima, de que “jamais haverá Novo Ano se continuarmos a cometer os velhos erros”! Não tem qualquer sentido contestarmos as iniquidades cometidas pelos políticos e continuarmos atrelados aos velhos afagos eleitoreiros de sempre, esquecendo que para expurgar essas velhas raposas a hora decisiva é a partir de quando você determina a sua preferência e o seu voto e, finalmente, chega naquela cabine com a cabeça erguida e não cabisbaixo, ainda por cima se sentindo devedor! Essa é a maior das virtudes que podemos ter para poder escolher bem!
Merece ressaltar que no atual Congresso Nacional de cada três parlamentares um está sendo investigado por conduta irregular, o que significa dizer que do total de 594 Deputados e Senadores quase 200 são denunciados por corrupção! Ayres Brito, ex-ministro e ex-presidente do STF, disse umas verdades que precisam ser assimiladas por todos nós: “o eleitor não espere pela Justiça, não; faça a cobrança da qualidade dos candidatos por conta própria; quem não tiver passado ético, não tem um futuro político; senão o eleitor vai ser mais do que vítima, vai ser cúmplice”! Depois de eleitos, são quatro anos intocáveis e cheios de “foros privilegiados” a protege-los, além de contarem sempre com a habitual benevolência do Ministro Gilmar Mendes!
Sim, caro leitor, mais do que apenas expressar em cada abraço e aperto de mão o desejo para ter um FELIZ ANO NOVO, precisamos, mesmo, é erguer os nossos olhos aos céus e pedir a Graça Divina para que nos ajude a fazer um NOVO BRASIL, reconstruído nos pressupostos básicos de respeito aos valores morais, em que a verdade se sobreponha à mentira, as oportunidades de trabalho sejam um direito de todos e a dignidade da vida seja um privilégio que beneficie a todos sem qualquer distinção de classe! Assim sendo, todos os anos vindouros serão dourados!
AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).
NOTA DO AUTOR: Desejo aos estimados leitores e à eficiente equipe de Editores e funcionários do BLOG GERALDO JOSÉ, que Deus, o Grande Arquiteto do Universo, preencha a vida de todos com bênçãos de saúde, paz e alegrias neste Natal e durante todo o ano de 2018.
18 comentários
24 de Dec / 2017 às 23h25
O titulo do Artigo por si só já diz tudo, desejando tudo de melhor. Para isso acontecer, é preciso que do lado de cá saibamos escolher para não incorrer nos velhos erros de lá colocar para nos representar aqueles mesmos de sempre. Que nada fazem em favor de quem lhes dá água, comida, e roupa lavada, dentre outras tantas benesses...!!! Meus votos de Ano Novo é: Toma jeito Brasil
25 de Dec / 2017 às 00h27
Amo LULA. Tiram do povo os seus direitos e querem tirar também o direito de lutar pelos seus direitos. Tiram a democracia do País e querem impedir que o povo lute pela democracia. Mas o povo chegará a Porto Alegre, alegre, combativo, organizado, em ordem, pronto para ocupar as ruas e as praças que são do povo, como o céu é do condor, segundo Castro Alves. O povo não faltará ao compromisso de 24 de janeiro, com o Lula, com a democracia, com a Porto Alegre indômita", diz o colunista Emir Sader; "Não há Câmara de Vereadores, não há lei, não há decreto que o impedirá"
25 de Dec / 2017 às 00h32
Judas Temir ate quando viverá??? o povo quer LULA urgente, LULA eh o único que o povo quer. Lula fez luz para Todos. Temir ta vendendo gasolina 0.01 centavos para Sheu e para o povo por 4.00 e depois vem dizer que o Brasil não tem dinheiro????
25 de Dec / 2017 às 01h56
Concordo, plenamente, Agenor, desde o título - uma chamada à consciência - ao final: A confirmação de que os anos podem ser dourados, sim, se fizermos nossa parte. Com muita sabedoria e consciência do poder que temos, nossa ação é fazer as escolhas corretas, para não sermos cúmplices (ou omissos) de tantas coisas terríveis que vêm acontecendo no nosso País! (Uauá-BA).
25 de Dec / 2017 às 01h58
Como sempre, uma explosão de inteligência, discernimento e sensatez! Obrigado, amigo! Feliz Natal e venturoso Ano Novo para você e sua família. (Miraí-MG).
25 de Dec / 2017 às 06h01
Pais cheiu de doidos, malucos e desorientados, desinformados ou vendidos para os estrangeiros. Dilma e Lula trabalhando tava bom, todos direitos respeitados e tiram para colocar um miserável preguicoso vendido Traidor Temir PMDB???
25 de Dec / 2017 às 06h58
Texto bom, mais o senhor não citou o nome do miserável Judas de Brasília que comprou o mandato presidencial por milhões de dólares?????????BONS TEMPOS QUE HÃO DE VOLTAR Com Lula o Brasil cresceu em média 4,0% ao ano; os investimentos cresceram em média 6,4% ao ano; a inflação ficou plenamente controlada; as reservas internacionais subiram mais de US$ 250 bilhões; o país gerou mais de 20 milhões de empregos e éramos respeitados e reverenciados por líderes do mundo inteiro. Amo Luiz Inácio. Amo PT. Amo Trabalhadores. LULA 2018, pelo bem do Brasil.
25 de Dec / 2017 às 07h10
Quero LULA de novo "O populismo do juiz Sergio Moro não tem limites. Certamente preocupado em jogar para a plateia, declarou que será um retrocesso se o STF revisar as condenações da Lava Jato. Nunca se viu um juiz de primeira instância pressionar dessa maneira a corte mais alta do país", avalia o colunista Alex Solnik; "É a completa subversão da hierarquia. Ele nega ao Supremo o direito de cumprir uma de suas funções, que é justamente revisar decisões de instâncias inferiores. Não admite, portanto, ser contestado", completa. "Com o golpe parlamentar, perdemos o sentido da segurança jurídica.
25 de Dec / 2017 às 07h37
Caro Agenor, sem ser pretencioso, gostaria que cada um dos Brasileiros pudesse ler e ter esta consciência. Posso lhe afirmar que a mesma veio a coincidir com um pensamento de Fernando Sabino, o qual utilizei em minhas mensagens de “Boas Festas”, que retransmito na integra: De tudo ficaram três coisas… A certeza de que estamos começando, A certeza de que é preciso continuar, A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Portanto, Que, façamos da interrupção um caminho novo! Da queda, um passo de dança! Do medo, uma escada! Do sonho, uma ponte! Da procura, um encontro!
25 de Dec / 2017 às 10h41
Nestes momentos em que repassamos nossos encontros e desencontros, como você exprimiu em outra crônica, sentimos que o que passamos e nos proporcionou alegria jamais esqueceremos. Como os amigos que nos brindam com a presença. Mas, que 2017 seja o fim de uma era que desejo esquecer na esfera política. E suas palavras, Agenor, e seus ensinamentos, me ajudaram a entender o que vivemos. Que em 2018 você possa retratar um Brasil melhor. Se a realidade permitir. FOZ DO IGUACU
25 de Dec / 2017 às 10h43
Nestes momentos em que repassamos nossos encontros e desencontros, como você exprimiu em outra crônica, sentimos que o que passamos e nos proporcionou alegria jamais esqueceremos. Como os amigos que nos brindam com a presença. Mas, que 2017 seja o fim de uma era que desejo esquecer na esfera política. E suas palavras, Agenor, e seus ensinamentos, me ajudaram a entender o que vivemos. Que em 2018 você possa retratar um Brasil melhor. Se a realidade permitir. FOZ DO IGUACU
25 de Dec / 2017 às 18h19
MARCIO-CITE UM SÓ DIREITO,QUE FOI RETIRADO PELO TEMER QUE VOCE ELEGEU ! SÓ UM VIU ?...VIERA-FOI VOCE QUEM COLOCOU TEMER LA ,VOCE BATE BEM DAS IDEIAS É ? POIS NÃO PARECE !...URSULA-LULA E DILMA DEIXARAM UM BRASIL QUEBRADO,14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS,O QUE VOCE ME DIZ DO DINHEIRO QUE LULA E DILMA MANDARAM PRA CUBA? DA PENSÃO DE MARISA ? QUEM PAGA OS ADVOGADOS DE LULA ?REALMENTE,LULA AUMENTOU AS RESERVAS INTERNACIONAIS,NAS CONTAS DELE....VIERA,VOCE AINDA NÃO DESCOBRIU AQUE FOI VOCE QUEM ELEGEU TEMER ? PESSOAL,SIGAM OS CONSELHOS DE LULA :LEIAM REINALDO AZEVEDO E APRENDAM ALGUMA COISA DE UTIL.
25 de Dec / 2017 às 19h10
Meu caro Agenor, disse-lhe que não mais comentaria a excelência das suas crônicas para não ser repetitivo. Mas a ocasião é perfeita para manifestar minha admiração pelo seu talento e - a ocasião é perfeita - para desejar Boas Festas e um feliz Ano Novo. (Salvador-BA).
25 de Dec / 2017 às 19h11
Meu prezado: para mim, há pouca diferença entre Gilmar Mendes e políticos corruptos. As últimas edições de VEJA e ISTO É já trouxeram algo estranho/nesse sentido sobre referido cidadão, ou "ministro sorta ratos". As futuras delações dirão algo mais. (Miguel Calmon-BA).
25 de Dec / 2017 às 19h13
Infelizmente, o corrupto Temer acabou de assinar um escandaloso Indulto de Natal que jogará por terra todo o trabalho da Lava Jato, única esperança que ainda restava de que este País pudesse vir a ser "passado a limpo". (Salvador-BA).
25 de Dec / 2017 às 19h15
Agenor, Feliz Natal e 2018 cheio de crônicas para nosso deleite.
25 de Dec / 2017 às 19h17
Prezado AGENOR, Parabéns! SEM PARTICIPAÇÃO... E COBRANÇA; NÃO TEM SOLUÇÃO!!! (Salvador-BA).
26 de Dec / 2017 às 15h03
Sábias palavras! Meu desejo para 2018 é que o povo brasileiro vote com consciência de que precisamos mudar o rumo da história desse país. Precisamos com amor fazer valer nosso desejo de acreditar nos governantes que defenderão as nossas necessidades com todo crença e coragem. "Ó pátria amada, idolatrada, salve, salve!!" Salvem... !(Salvador-BA).