Um relatório elaborado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), divulgado neste sábado (23), aponta que a prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) é abusiva. Aos 86 anos, o parlamentar está detido em regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. O documento foi escrito Comissão de Estudos de Direitos Humanos do Iasp, presidida pelo advogado Ricardo Sayeg. O parecer foi solicitado pela mulher e por um dos filhos do ex-prefeito de São Paulo.
"A comissão elabora o presente relatório para concluir pela violação dos direitos humanos do sr. Paulo Salim Maluf, que tem o direito humano à facilidade (decorrente da compensação humanitária e legal das naturais dificuldades da idade avançada) da prisão domiciliar, por ser maior de 80 anos de idade; e de sua esposa, sra. Sylvia Luftalla Maluf, quem tem direito à reunião familiar com seu marido, que deve ser custodiado domiciliarmente no lar conjugal", diz o texto.
"Ou seja, a comissão conclui que, em regra, todo encarcerado com mais de 80 anos de idade tem o direito de ser objetivamente transferido para prisão domiciliar, salvo prova em sentido contrário de periculosidade por emprego de violência ou grave ameaça." Maluf deve passar o Natal na prisão, segundo determinação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A defesa ainda tenta reverter a decisão. Em maio, o deputado foi condenado pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a sete anos, nove meses e dez dias de prisão em regime fechado por crimes de lavagem de dinheiro.
Com informações da Folha de São Paulo
6 comentários
24 de Dec / 2017 às 20h30
Quando é Ladrão rico aparece logo alguém pra defender. Vai ficar preso por muito pouco tempo, Gilmar vai Mandar soltar.
24 de Dec / 2017 às 20h46
Sem analisar o aspecto legal, mas trazendo a retórica, visualizamos mais um dos que usurpam do poder público e que deixam tantos a deriva, no risco social, na miséria tão comentada e sem perspectiva de ascensão social alguma. Lamenta-se pelo controle ineficaz dos governos, pois o povo ainda não cobra, da morosidade da justiça e da falta de moral na classe política. Lamento é os tantos que necessitaram de políticas públicas e não tiveram.
25 de Dec / 2017 às 06h25
E era para ser aberto? Tinha era que colocá-lo em uma masmorra e jogar as chaves em alto mar de olhos vendados para não saber onde caiu.
25 de Dec / 2017 às 09h46
Na hora de roubar os cofres público, niguém se preocupa com com idade, com direitos humanitários e etc. Tem é que ser preso mesmo, morfar na cadeia até morrer. E ainda devolver o dinheiro que foi roubado, para que a família não se beneficie.
25 de Dec / 2017 às 12h11
Quando serví ao EB nos gloriosos e ordeiros anos 60 havia uma tática que tirava qualquer "cidadão" desse estado de curvatura... Um preciso chute nos test... e automaticamente sua postura ficaria ereta. Aos solidários desse Señior de várias treitas, mutretas e falcatruas, lembro que não faz um ano que ele estava exibindo e fazendo roncar o super potente motor de sua Ferrari vermelha enquanto dirigia pelas avenidas de São Paulo. Cadeia prá esse e prá quantos Maluf's estão à solta!!
25 de Dec / 2017 às 12h38
SO FALTA O MAIOR LADRAO DE TODOS.LULA.