Os condutores das ambulâncias sociais de Petrolina participaram, durante o último final de semana, de um treinamento de atendimento pré-hospitalar (APH) ministrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). Dentre os assuntos abordados no curso – que durou dois finais de semana – estavam noções de primeiros socorros e o manejo adequado da vítima, com o objetivo de evitar o agravamento do quadro do paciente.
O treinamento forneceu aos condutores deste tipo de serviço conhecimentos que permitam um atendimento conjunto aos agravos pré-hospitalares. "Uma vez que eles trabalham o deslocamento de pessoas com estado de saúde vulnerável, eles devem estar aptos a atender situações de emergência", explica Ecilene Sousa, responsável pela coordenação das ambulâncias sociais.
Em Petrolina são oito ambulâncias sociais, que atendem demandas diversas. Casos de locomoção de pacientes para clínicas de tratamento de hemodiálise e entrega de oxigênio, por exemplo, necessitam de uma solicitação de transporte social emitida por uma clínica. Situações como consultas hospitalares, troca de sonda e casos de tratamento fora do domicílio, o paciente deve ligar para o telefone (87) 3863-4650 e agendar com antecedência o serviço, das 07 às 19h.
Karem Moraes AsCom-Petrolina
0 comentários