Uma sessão de cinema com o filme ‘Quebrando o Silêncio’, de Hertz Félix, no Juá Garden Shopping, na manhã de hoje (11), encerrou as atividades da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Ao longo de toda a programação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), foram palestras, rodas de conversas, torneio de futsal feminino e diversas ações que abordaram o tema da violência de forma educativa e lúdica.
A campanha foi realizada com a participação de diversos atores da sociedade civil e poder público tendo como principal objetivo instituir uma ligação entre violência de gênero e direitos humanos promovendo uma reflexão sobre o tema.
O curta apresentado hoje mostra a violência contra a mulher nos dias atuais refletindo as formas que ela se apresenta. “Fizemos o filme para dar nossa contribuição e ficamos felizes por receber esse apoio da gestão municipal. Esperamos que quem assistir repasse para as famílias, para os amigos, para os vizinhos e o mais importante, procurem denunciar, pois a denúncia é o mais importante para que a mulher se liberte”, destacou o diretor, Hértz Félix.
A platéia foi composta, entre outros, por policiais da Ronda Maria da Penha, estudantes, profissionais e usuários da assistência social. “Fico feliz por estar vendo adolescentes aqui porque esse é também o nosso público e acreditamos que a violência começa a ser combatida desde muito cedo. Retratamos a violência em todos os seus aspectos, sejam psicológicos, emocionais, físicos, sexuais, e queremos que todos possam fazer uma reflexão a partir do filme”, afirmou Lidiane Braga, produtora e atriz do filme.
O estudante José Noé elogiou a iniciativa. “Acho bastante válido momentos como este. Foi uma importante oportunidade de aprendizado que vamos levar para a vida”, comentou.
Para a secretária Cida Gama o objetivo da campanha foi cumprido. “É nosso papel enquanto prefeitura estar junto no combate à violência e disseminar conceitos que incentivem o enfrentamento. Nesses 16 Dias de Ativismo foi possível promover diversos momentos de reflexão, intensificando a ideia de que a mulher precisa se posicionar, denunciar e não se calar diante da violência. Esperamos em breve estar aqui comemorando a diminuição dos índices de violência contra a mulher ou até mesmo seu fim. Acreditamos que tudo é possível com base no respeito ao outro”, destacou a secretária.
Fabiana Diniz/SEDES
1 comentário
11 de Dec / 2017 às 19h06
Infelizmente mais um acontecimento em branco para Juazeiro nesse conto de fadas que eles pregam...