O deputado federal e pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e seus filhos empregaram, nos últimos 20 anos, uma ex-mulher do parlamentar e dois parentes dela em cargos públicos em seus gabinetes. A informação foi revelada pela reportagem de Eduardo Bresciani, Miguel Caballero e Paulo Celso Pereira, do jornal O Globo.
Segundo as apurações, Ana Cristina Valle, ex de Bolsonaro e mãe de Jair Renan, o quarto filho do presidenciável; a irmã dela, Andrea, e o pai das duas, José Cândido Procópio, ocuparam as vagas a partir de 1998.
Ana Cristina e José Cândido não estão mais nos gabinetes da família. No entanto, Andrea continua lotada no gabinete do deputado estadual Flávio Bolsonaro, filho do presidenciável, mas não trabalha no local. A reportagem tentou encontra-la, mas funcionários disseram desconhecê-la.
De acordo com ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina, a irmã, e tamém o pai, trabalham em Resende, uma das bases eleitorais de Bolsonaro. A publicação explica que o trabalho de assessores nas bases dos parlamentares é permitido.
Ana Cristina trabalhou no gabinete de Carlos Bolsonaro, outro filho de Bolsonaro. A Câmara do Rio não informou o período em que ela atuou na casa. Ela disse que deixou a Câmara em 2006, quando terminou a relação com Jair Bolsonaro. Atualmente, Ana Cristina, ex de Bolsonaro, é chefe de gabinete do vereador Renan Marassi (PPS), em Resende.
As nomeações aconteceram há 20 anos e não são tecnicamente enquadrados como nepotismo. Em 2008, o Supremo Tribunal Federal normatizou a contratação de parentes. Pelo grau de parentesco com Flávio Bolsonaro, não se enquadra na proibição expressa na súmula do STF.
Em nota, o deputado e presidenciável Jair Bolsonaro afirma que sempre agiu dentro da lei, respeitando a súmula vinculante editada pelo STF, em 2008, que normatizou a contratação de parentes. Bolsonaro admite sugeriu o nome de sua ex-mulher Ana Cristina Valle para trabalhar como assessora de um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, na Câmara Municipal do Rio, e que contratou em seu gabinete o pai e a irmã de Ana Cristina, mas ressalta que essas indicações e contratações ocorreram antes da decisão do Supremo.
Fonte: NMB
10 comentários
03 de Dec / 2017 às 19h40
Começaram as difamações. Também, olha a fonte - NMB. É bom JAIR se acostumando. E 2018 vamos endireitar o Brasil.
03 de Dec / 2017 às 19h58
Não é ilegal nem imoral. Quem não pode é o executivo, parlamentar escolhe seus assessores. Não adianta, é bom Jair se acostumando.
03 de Dec / 2017 às 21h00
Tem que ir para cadeia junto com Temer
04 de Dec / 2017 às 03h03
E daí? Uma ex esposa, não é meus nada além de ex, engraçado é que vemos deputados, prefeito, vereadores, principalmente aqui em Juazeiro fazer coisa pior e ninguém escreve uma linha, Bolsonaro está preparado, os ataques estão só começando. #BOLSONARO2018
04 de Dec / 2017 às 05h55
Esse Junior Mota se acha a fórmula da coca-cola. Se você tem as informações e as provas porque não vai ao Ministério Público ou a imprensa denunciar, agora fica só de boa tentando dar uma de dono da verdade. Sai pra lá cantor de mea boca.
04 de Dec / 2017 às 06h36
A cada tentativa de difamação minha esperança se multiplica, me faz convencido que o meu candidato está incomodando... Jair Bolsonaro Presidente 2018!
04 de Dec / 2017 às 06h45
Deixe prá lá os que acreditam que Lula ressucitará, e precaveja-se JB, tudo tentarão, até mesmo na véspera da eleição uma mulher por você abandonada... Há uma pré- campanha e você já está incomodando, e isso só transmite às poucas dezenas de milhões (seus eleitores) a sua vitória, a vitória do Brasil. Atentemo-nos!
04 de Dec / 2017 às 09h15
Tá ai o Messias Aparecido Rodrigues, como um bom candidato a Vice, para o Jair Bolsonaro escolher na sua chapa.
04 de Dec / 2017 às 09h54
O sujeito está a 30 anos na caara dos deputados e não fez nada, aí fica um monte de revoltado achando que vai mudar o país elegendo um imcompetente desses, se o brsileiro fosse o dinossauro, votava no meteoro, o cara não gosta de preto, não gosta de nordestino...
04 de Dec / 2017 às 11h44
É CERTO Q ESSE SUJEITO TEM A CARA DE PAU MESMO, ELE VOTOU PARA O FICAR NESSA ESCULHAMBAÇÃO, É UM FASCISTA DE DIREITA DEFENSOR DE MILITAR DO EXERCITO E DE ALTA PATENTE, FICA UNS BESTA DA PM E GUARDINHSA ACHANDO Q ELE VAI FAZER ALGO, 1 Q ELE VAI T Q NÃO GANHA NADA E NÃO MAORIA DE DEP, SERA FAZ??? KKKKKK LULA O FENEMO NÃO FAZ