Na noite deste sábado (02) serão conhecidos os vencedores do Festival Edésio Santos da Canção que vai premiar com valores em dinheiro e troféus, as três melhores composições: melhor música local; melhor intérprete, e júri popular.
São os seguintes os homenageados que emprestam seus nomes aos troféus da 20ª Edição do Festival Edésio Santos da Canção:
1º lugar: Troféu Luiz Galvão - 80 Anos de Poesia e Música
2º lugar: Troféu Moanilton Mesquita Lopes
3º lugar: Troféu Sargento Bispo
Melhor Música Local: Troféu Antônio Carlos (Tatau)
Melhor Intérprete: Troféu Toinho de Zé Maguin
Júri Popular: Troféu Hilton Bolão
O Festival Edésio Santos da Canção este ano homenageia os 80 anos do poeta e compositor juazeirense Luiz Galvão, figura importante no cenário musical da Bahia e do Brasil, reconhecido nacionalmente pela notoriedade de sua inspiração.
Integrando desde a década de 70 o grupo, OS NOVOS BAIANOS, com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, e Baby do Brasil, o poeta Galvão é o principal letrista da banda, que emplacou sucessos como “Preta Pretinha”; “Acabou Chorare”; “Mistério do Planeta”, entre outros que estão na memória do povo baiano e brasileiro desde os efervescentes anos 60/70.
Luís Dias Galvão, mais conhecido como Luiz Galvão, é um poeta e músico brasileiro, nascido em 22 de outubro de 1937, natural de Juazeiro Bahia. Mudou-se para Salvador, onde conheceu Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, com os quais criou o conjunto Novos Baianos, em 1968.
O município de Juazeiro presta merecidamente esta homenagem, na vigésima edição do Festival Edésio Santos da Canção, ele que nos brindou com o melhor da Música Popular Brasileira, com poesias que falam do nosso rio, da nossa raça, da nossa cor, da nossa gente, de nós! Galvão é realmente um “Mistério do Planeta”. De Juazeiro para o mundo...
Luiz Galvão já está em Juazeiro como informa o Superintendente de Cultura e Turismo Carlos Maurício Dias (Mauriçola) pelas redes sociais “Depois de um show para mais de 5 mil pessoas em Recife, o poeta Luiz Galvão dos "Novos Baianos" está em sua terra. Foi logo ver o mestre. Logo mais na final do Festival Edésio Santos da Canção ele será o grande homenageado. 80 anos de música e poesia”.
Como já informado pelo Blog (veja aqui) as músicas que disputam a fase final do festival são:
Colorir da Gente - Yuka
Mesmo quando o céu não faz chover- Joyce Guirra
Cada um - Manuca Almeida/ Alexandre Leão
Juazeiranidade - Fatel
Perfume do Passado - João Gilberto/ Mariano Carvalho
Canto para Ogum - Junior Mota
Fios de Tempo - Joedson Sidney/ Jamison Sampaio
Quintal - Moesio Belfort/ Carlos Hiury/ Eneida Trindade
Diferentemente - Antônio Fabrício
Reflexos - Jefferson Castro
Uma canção para a lua - João Energia
Brasil dos invisíveis - Zebeto Corrêa/ Martin César
Da redação com informações da Seculte
0 comentários