Desde 2014 entidades e pessoas da sociedade juazeirense sonham com a instalação do Centro de Equoterapia do Município, cujo método utiliza o cavalo como instrumento terapêutico, numa abordagem interdisciplinar, que tem como objetivo habilitar, reabilitar e gerar inclusão social de pessoas com deficiência.
À época o projeto ganhou o apoio da Associação Equestre de Preservação do Cavalo Nordestino, da Secretaria Municipal de Saúde, da SOAPOM (Sociedade de amigos da Polícia Militar, e da ABAE (Associação Baiana de Equoterapia).
A Cevasf (Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco) esbarrou em problemas burocráticos e mais uma vez a instalação do centro passou por adiamentos. Na última quinta-feira, dia 23, foi realizada uma reunião no Batalhão da Policia Militar de Juazeiro, com o objetivo de reunir apoio e lançar a campanha “CEVASF - INCLUSÃO SOCIAL A GALOPE”, cujo objetivo é a construção de um centro de equoterapia, onde crianças especiais serão atendidas.
Nesta segunda-feira (27), a presidente do Cevasf Regina Lúcia, o Major PM José Non, a empresária Eliane Oliveira e o comerciante Alex Santos, os dois últimos membros do Grupo Anjo Amigo, participaram do Programa Geraldo José quando anunciaram a campanha que objetiva arrecadar recursos e serviços para construção do Centro de Equoterapia de Juazeiro.
Eliane Oliveira anunciou que na sexta-feira (03), já acontecerá um primeiro movimento no terreno localizado no 3° BPM, como limpeza e preparação do alicerce, e no dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, acontecerá o primeiro mutirão, onde se espera um grande número de pessoas.
A sede do CEVASF será construída dentro do Batalhão da Policia Militar de Juazeiro. Caso as pessoas tenham interesse em participar, poderão entrar em contado com Alex Silva no telefone 74-9-8823-9240 e para contribuir as doações podem ser feitas na Agência Banco do Brasil: 0069-8, Conta-Corrente: 82943-9.
A Equoterapia é reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997. Na Bahia o método foi introduzido no início dos anos 90, através da Drª. Maria Cristina Guimarães Brito, atual presidente da ABAE, com total apoio da Polícia Militar do Estado.
Centro de Equoterapia
Em Juazeiro, o Centro de Equoterapia funcionará na área do 3º Batalhão, e encontra-se em fase de implantação, com previsão para 2018. A equipe técnica, composta de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e educadores físicos serão cedidos pela SESAU, com apoio da PM e da Associação Baiana de Equoterapia.
Da redação Fotos Geraldo José
2 comentários
28 de Nov / 2017 às 09h04
Parabéns a toda equipe por nunca desistirem a cada obstáculo. Com fé em Deus dará tudo certo e as pessoas que necessitam deste tratamento irão poder ter a esperança, se não da cura, mas ao menos de uma melhor qualidade de vida.
28 de Nov / 2017 às 17h22
Excelente iniciativa! Parabéns as pessoas especiais que tem por objetivo melhorar o tratamento daqueles que necessitam de ajuda. Deus os ajude nessa honrosa missão!