A campanha dos 16 dias de ativismo é um marco da luta contra a violência à mulher tendo sua primeira edição em 1991, sendo iniciada durante o primeiro encontro do Women’s Global Leadership Institute (Centro de Liderança Global de Mulheres) realizado na universidade Rutgers (Nova Jersei). A data de início é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa que fizeram frente ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como “Las mariposas”, tendo sido assassinadas na República Dominicana em 1960. Tendo atualmente a adesão de mais de 160 países, a campanha geralmente se inicia no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher) e se estende até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
A adesão do Brasil inicialmente se dava com o apoio institucional como Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, etc. Com a extinção de alguns órgãos, a referida adesão atualmente se dá por iniciativa de estados e municípios.
Seguindo a tendência internacional de adesão ao movimento, a cidade de Juazeiro-BA, através da Diretoria de Mulheres, alinhada com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia, reafirma seu compromisso na luta contra a violência à mulher ao elaborar programação com vista na execução de atividades educativas de forma abrangente quanto ao público (mulheres de terreiro, lésbicas, movimentos organizados, etc.) e ao território (urbano e rural) inserido na programação. Em Juazeiro a programação começou dia 22 e se estende até o dia 11 de dezembro.
Ascom SEDES
0 comentários