Em discurso inflamado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB), nesta quarta-feira (22), usou a tribuna para apresentar o requerimento de sua autoria, sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco e Contra a Privatização da Eletrobras/Chesf.
Defensor incansável do Velho Chico, Zó ressalta que mesmo com as chuvas nos últimos dias na região, não são suficiente para recuperar o rio, pois é necessário uma série de ações para devolver a pujança que lhe é devida e necessária. O deputado alega que é importante a participação de cada cidadão que mora nas margens do Rio São Francisco, de cada gestor municipal em que o rio passa, de todos os governadores do nordeste e do Governo Federal.
"O rio ao longo dos anos tem histórico de perdas na sua afluência, na mata ciliar, a seca agressiva dos últimos anos, os dejetos que são jogados comprometendo ainda mais a sua situação, uma série de outros fatores, mas veio para a gente uma preocupação muito maior. Pasmem! agora há uma proposta de privatização do sistema Eletrobras que envolve a Companhia Hidrelétrica do São Francisco, Chesf. Você constrói uma empresa grande, constrói uma empresa superavitária, e agora querem entregar a Chesf. Vender a Chesf é entregar as mãos da iniciativa privada para as estatais estrangeiras", alertou Zó.
A construção da Frente Parlamentar é de extrema relevância não somente para proteger o rio, mas também a sua maior geradora de energia, a Chesf. "Já existe Frente Parlamentar em quase todas as assembleias do nordeste. A Bahia também precisa avançar nessa questão, Vamos defender e nos aliar as demais Frentes para obtermos êxito.
"O que devemos fazer não é entregar o nosso rio, e sim devolver àquele rio a sua vida, a sua pujança, a sua beleza que está sendo retirada. O Velho Chico precisa de pelo menos 8 bilhões em 10 anos, seria cerca de 600 milhões ao ano. Esse investimento é ínfimo diante do retorno econômico que ele oferecerá se estiver revitalizado. Tudo que for revitalizado naquele rio é riqueza. Por isso essa Frente Parlamentar, para barrar a privatização da Chesf e defender o glorioso querido e amado Velho Chico", Justificou Zó.
Confira o vídeo AQUI
Ascom Deputado Zó
4 comentários
23 de Nov / 2017 às 22h13
Esse rapaz é de um cinismo que assusta qualquer. Cadê que ele não fala que Juazeiro não tem o plano de saneamento básico, que a prefeitura não trata os esgotos, que diversas licenças ambientais foram concedidas para condomínios as margens do rio?
24 de Nov / 2017 às 08h37
blablabla e lero lero que não resolve p...nenhuma! enquanto isso o partido do doutor ai impoe taxas e taxas aos juazeirenses, não dialoga, gasta horrores com propaganda e deixa a saude o caos!
24 de Nov / 2017 às 08h50
Sr Deputado ...o projeto de lei mentiroso.enganador do teu chefe Ruin Costa, que era para beneficar os servidores publicos estaduais, se encontra em tramite, apresente uma emenda, ajude o funcionalismo, seja democrata.
24 de Nov / 2017 às 08h56
Uma cidade que agride o Rio São Francisco descaradamente e a olho nu como Juazeiro não tem moral nenhuma pra falar sobre preservação do rio. São vários condomínios de luxo que descarrega seus esgotos diretamente no rio aqui em Juazeiro da Bahia, sem falar no próprio poder Municipal que deságua os esgotos da cidade em plena orla da cidade. O discurso não condiz com a prática senhor Deputado.