A Rede Bahia/TV São Francisco mostrou que no povoado de Algodões, em Sobradinho, Bahia, agricultores e criadores de animais que dependem da água da barragem para manter o trabalho contam que não há água suficiente pra irrigar as plantações e os animais estão morrendo.
O agricultor Jorge Souza plantava até cinco hectares de cebola. Esse ano plantou só meio hectare, dez vezes menos que o habitual. “Eu só investi porque a gente sobrevive disso. Nós não temos para onde ir. Se a gente sair daqui a gente vai pedir esmola”, relata.
O agricultor Ermir dos Santos conta que diminuiu a plantação de melão de oito hectares pra apenas um. O agricultor afirma nunca ter visto um cenário tão ruim na região. Mesmo com todo o esforço para molhar a plantação, algumas frutas não desenvolveram bem. “Isso aqui está dependendo do solo, é só o que nós estamos tendo e mais a água que não está dando o suficiente, porque a gente só pode molhar uma hora”, relata o agricultor.
Ezenilton Rodrigues se esforça pra continuar criando ovelhas. Uma parte do rebanho de 100 animais, mesmo adaptado às condições do semi-árido, não resistiu e morreu. “Só a gente aqui já perdeu cerca de 30 animais, por conta da seca", relata o criador de animais.
Rede Bahia/TV São Francisco Foto: Ilustração
0 comentários