A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) soma-se às muitas vozes das lideranças, comunidades ribeirinhas, povos tradicionais, movimentos sociais, comitês de bacias, pastorais sociais e especialistas para denunciar a morte do Rio São Francisco e exigir do Estado brasileiro ações imediatas para reverter tal quadro de penúria, abandono, exploração, descaso e privatização de suas águas.
O Rio totalmente brasileiro sustenta milhares de ribeirinhos nos 160 municípios que banha, ao longo dos cinco estados que percorre (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) e também é fonte de vida e renda para quem vive em seu entorno. No entanto, este mesmo manancial que garante vida digna para muita gente que vive no Semiárido, passa por um dos piores momentos de sua existência, segundo relatos das populações rurais e de cidades ribeirinhas, e também de acordo com os relatórios da Agência Nacional de Águas (ANA).
Os mais de 500 anos de exploração do rio, em especial o barramento de suas águas, provocaram o assassinato e expulsão de povos originários dos seus territórios, escravização de povos negros, alagamento de grandes áreas e inundação de cidades ribeirinhas, devastação das matas, águas demandadas e poluídas. O Cerrado está sendo destruído! Em seu lugar implanta-se o agronegócio com suas monoculturas para exportação e a mineração o que provoca a destruição das áreas de recargas de águas da Bacia. A caatinga está sendo retirada para dar lugar à fruticultura e à cana-de-açúcar irrigada. Este desmonte da cobertura vegetal natural provoca o entulhamento do Rio e neste cenário de devastação e exploração das águas do Velho Chico espalham-se diversos conflitos por terra e águas dos povos tradicionais que resistem em luta.
Ascom
5 comentários
21 de Nov / 2017 às 21h15
Ainda teve um bêbado de NOVE dedos que achou de fazer a transpodridão, MANDANDO grande volume de ÁGUA acompanhando por GRANDES VOLUMES de BOSTA pra diversas CIDADES que ainda não questionaram e não vão questionar por displicência ou mesmo por desinformação os níveis de COLIFORMES fecais que estão recebendo, sem falar em substâncias toxicas pesadas que estão ingerindo satisfeitos pelas graças de Deus. QUE ALÁ tenha PENA desses coitados.
21 de Nov / 2017 às 23h18
O PT passou 15 anos destruindo o rio , a ASA recebendo dinheiro do PT e promovendo festas ( eu acredito que comemorando a morte do rio ) em 1 ano e meio mudaram de posição . quem não conferiu a carta dessa trupe na integra dá um like
21 de Nov / 2017 às 23h33
Defesa do PT, o resto tá no portal da justiça : Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), entidade que levou na terça-feira a Petrolina (PE) 99 ônibus com pessoas dispostas a participar do comício da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, recebeu R$ 587,3 milhões do governo federal nos últimos quatro anos. Só em 2014, os repasses feitos à ASA chegaram a R$ 172,8 milhões. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência da Presidência da República.
22 de Nov / 2017 às 02h48
IRPAA DA HOPOCRISIA. DA EXPORTAÇÃO. DA MATANÇA DO RIO TRANSPOSTO. DA POLITICA DE UMBIGO TIANO VIA CICERO E PT CABRESTO. DE MEMBROS DA IRRIGAÇAO.
22 de Nov / 2017 às 16h17
Na gestão de Dilma, a CHESF teve que liberar 1.200 m³ de água por ordem do governo numa época de escassez, num final de ano antes da reeleição da Anta, para dizer que estava tudo bem. Pura hipocrisia dessa quadrilha. Vale lembrar que essa ASA é uma ONG que recebia milhões dos comunistas e chegou a organizar movimentos contra as cisternas de plástico, distribuídas pelo próprios comunistas. Hoje o povo está vendendo as cisternas.