Revendo os acontecimentos e as notícias da grande corrupção em nosso país, temos a certeza de que em 99% dos órgãos públicos brasileiros, se investigarem a vida dos servidores públicos, principalmente os que detém o poder de decisão em questões financeiras, encontrarão sim, desvios de verbas públicas para locupletarem-se.
Este é um mau social que vem do berço? Acredito eu, que com uma criação postada de exemplos pelos pais, avós, tios e irmãos, teremos sim um berço concreto onde nenhum desviará o seu caminho, mesmo com as influências da sociedade.
Antigamente se dizia “Quem com os porcos se misturam, farelos comem” é uma grande verdade. Tenho sim, uma saudade imensa de uma grande formação moral vivida nos anos 71, quando me alistei para servir o exército aqui em nossa querida cidade no “ Tiro de Guerra” nº 06/129 como assim era chamado.
Último ano de uma turma de 150 homens. Naquela época já se cogitava a extinção desta grande escola de formação de homens. Ao encontrar grandes colegas que serviram o exército comigo, sempre lembramos da época valorosa para a nossa formação, não encontramos até hoje, nenhum amigo daquela escola que tivesse escolhido um caminho errado, muitos foram embora, mas temos a notícia de que vivem bem, formaram-se em alguma profissão de valor, são prósperos e vivem bem.
Aqui mesmo, alguns que ficaram, formaram-se em medicina, outros em agronomia, advogados, onde tive o prazer de encontrar na UNEB, Campos de Juazeiro, nobres amigos ministrando aulas e que já fizeram também doutorados.
Que prazer e quanto emoção sinto em ter vivido aqueles grandes momentos. Tenho certeza de que se ainda existisse aqueles grandes colégios militares, a situação era bem diferente. Vasculhando por aí afora, descobrir que em Cachoeira de São Felix ali perto de Feira de Santana, existe sim o Tiro de Guerra.
Estou me preparando para ir lá, reviver os grandes momentos que também passei e saber porque da extinção desta grande escola de formação de homens em alguns lugares como por exemplo a nossa Juazeiro. Lamento o descaso das autoridades em nosso país, que fazem a extinção de órgãos com valores básicos para a formação do cidadão. Mas vem aí um Brasil melhor, como menos corrupção.
Em conversas com alguns políticos sugeri que desde os órgãos públicos (Prefeituras e suas Secretarias, Governos dos Estados e suas Secretarias, Deputados Estaduais e Federais e seus assessores, Ministros e Assessores, Presidente e Ministérios e todos órgãos Públicos) todos os que forem nomeados para assumir cargos, deveriam prestar contas à Policia Federal enviando-lhes cópias dos decretos de nomeações para que a Policia Federal o convocassem antes de assumir o cargo, para fazer sua declaração de bens e informar as contas bancarias.
Assim, ficaria mais controlado e evitaria muitos descasos e improbidades administrativas. Se assim fiscalizassem, teríamos menos corrupção e teríamos um Brasil mais justo, um Brasil do amanhã.
Taurino Fernandes de Souza
2 comentários
18 de Nov / 2017 às 23h36
Ditadura militar Não. Não é novidade a dobradinha mídia- judiciário tentar inviabilizar a candidatura de Lula em períodos Pré-Eleitorais, isso ocorre há 30 anos, desde que esse nordestino de garanhuns, desaforado, resolveu não baixar a sua cabeça para os donos do poder! Vejam essa reportagem do fundo do baú, quando tentaram inviabilizar Lula nas eleições na década de 90 por conta da venda do seu Chevette, a farsa foi desvendada somente após o resultado eleitoral.
19 de Nov / 2017 às 17h30
"Ir a PF para fazer declaração de bens e informar as contas bancarias!" Excelente ideia. Agora eu me pergunto: por que nenhum político teve até hoje a coragem de fazer isso? Parabéns pelo excelente raciocínio TAURINO!