ESPAÇO DO LEITOR: BRASIL DE ONTEM X BRASIL DO AMANHÃ.

Revendo os acontecimentos e as notícias da grande corrupção em nosso país, temos a certeza de que em 99% dos órgãos públicos brasileiros, se investigarem a vida dos servidores públicos, principalmente os que detém o poder de decisão em questões financeiras, encontrarão sim, desvios de verbas públicas para locupletarem-se.

Este é um mau social que vem do berço? Acredito eu, que com uma criação postada de exemplos pelos pais, avós, tios e irmãos, teremos sim um berço concreto onde nenhum desviará o seu caminho, mesmo com as influências da sociedade.

Antigamente se dizia “Quem com os porcos se misturam, farelos comem” é uma grande verdade. Tenho sim, uma saudade imensa de uma grande formação moral vivida nos anos 71, quando me alistei para servir o exército aqui em nossa querida cidade no “ Tiro de Guerra” nº 06/129 como assim era chamado.

Último ano de uma turma de 150 homens. Naquela época já se cogitava a extinção desta grande escola de formação de homens. Ao encontrar grandes colegas que serviram o exército comigo, sempre lembramos da época valorosa para a nossa formação, não encontramos até hoje, nenhum amigo daquela escola que tivesse escolhido um caminho errado, muitos foram embora, mas temos a notícia de que vivem bem, formaram-se em alguma profissão de valor, são prósperos e vivem bem.

Aqui mesmo, alguns que ficaram, formaram-se em medicina, outros em agronomia, advogados, onde tive o prazer de encontrar na UNEB, Campos de Juazeiro, nobres amigos ministrando aulas e que já fizeram também doutorados.

Que prazer e quanto emoção sinto em ter vivido aqueles grandes momentos. Tenho certeza de que se ainda existisse aqueles grandes colégios militares, a situação era bem diferente. Vasculhando por aí afora, descobrir que em Cachoeira de São Felix ali perto de Feira de Santana, existe sim o Tiro de Guerra.

Estou me preparando para ir lá, reviver os grandes momentos que também passei e saber porque da extinção desta grande escola de formação de homens em alguns lugares como por exemplo a nossa Juazeiro. Lamento o descaso das autoridades em nosso país, que fazem a extinção de órgãos com valores básicos para a formação do cidadão. Mas vem aí um Brasil melhor, como menos corrupção.

Em conversas com alguns políticos sugeri que desde os órgãos públicos (Prefeituras e suas Secretarias, Governos dos Estados e suas Secretarias, Deputados Estaduais e Federais e seus assessores, Ministros e Assessores, Presidente e Ministérios e todos órgãos Públicos) todos os que forem nomeados para assumir cargos, deveriam prestar contas à Policia Federal enviando-lhes cópias dos decretos de nomeações para que a Policia Federal o convocassem antes de assumir o cargo, para fazer sua declaração de bens e informar as contas bancarias.

Assim, ficaria mais controlado e evitaria muitos descasos e improbidades administrativas. Se assim fiscalizassem, teríamos menos corrupção e teríamos um Brasil mais justo, um Brasil do amanhã.

Taurino Fernandes de Souza