Dia 24 (sexta-feira) deste mês de novembro, às 18h30min, a Praça da Juventude do bairro João de Deus será palco de diálogo entre o Mandato Coletivo e a comunidade sobre políticas públicas e questões raciais no contexto das injustiças e violências sofridas pela população negra.
O Mandato Coletivo, do vereador Gilmar Santos e sua equipe, realizará a 6ª edição do Coletivo na Rua, dentro da programação do Festival "Afrocoletividade", no mês das consciências negras, intitulado "Reaja ou será morto/a: redução da maioridade penal, encarceramento e extermínio da juventude negra". A ação será no dia 24/11, uma sexta-feira e se iniciará às 18h30min, contando com apresentações artísticas e participação de estudiosos e moradores em torno da temática.
O local será a Praça da Juventude do bairro João de Deus. Através de projeto protocolado pelo vereador Gilmar Santos na manhã do dia 16/11(quinta-feira) e conforme reivindicação dos moradores da comunidade, a quadra poliesportiva que se encontra na Praça levará o nome do jovem José Alex Soares da Silva. José Alex, um jovem negro da comunidade, acusado injustamente de assalto, foi cruelmente espancado e morto por policiais, acionados pela dona de um posto de gasolina quando voltava de um jogo de futebol no ano de 2010, juntamento com o amigo Diego Pereira, que sobreviveu ao crime e ainda reside no bairro.
O tema desta edição – "Reaja ou será Morto/a", convoca a juventude negra a compreender a luta contra os contextos sociais, culturais e políticos que violentam e marginalizam as pessoas negras no país. O racismo institucionalizado pelo estado brasileiro revela-se nos números divulgados no Atlas da Violência 2017, documento aponta que os jovens negros entre 12 e 29 anos estão mais vulneráveis ao homicídio do que brancos na mesma faixa etária. A cada 100 pessoas que sofrem homicídio no Brasil 71 são negras. Os assassinatos de jovens brancos diminuíram, ao passo que o de jovens negros aumentaram e o texto do documento diz: " a juventude negra é assassinada no Brasil como se estivesse em uma situação de guerra". Essa é a situação do racismo em nosso país.
A plenária popular é um espaço de debate e reflexão de pautas importantes para a vida em sociedade e que tem como objetivo estabelecer o diálogo entre a população e o Mandato Coletivo, a partir de demandas locais e questões de grande relevância para a cidade e seus moradores. Através do Coletivo na Rua é possível perceber maior apropriação dos cidadãos sobre o que é o mandato do vereador e o caráter coletivo de sua representatividade.
Ascom Mandato Coletivo - Vereador Professor Gilmar Santos
0 comentários