A relação entre o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e a Prefeitura de Juazeiro que já não era das melhores desandou de vez após entrevista da presidente da entidade sindical Telma Marineide e o diretor financeiro Ronivaldo Ferreira no Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (16).
Eles concederam entrevista para convidar a categoria a participar da assembleia programada para esta sexta-feira (17), às 09 horas, na sede da Sociedade 15 de Novembro (antigo Clube dos Caçadores) com objetivo de discutir corte no ponto dos servidores que participaram das paradas de advertência ao longo de outubro, bem como de alguns trabalhadores que estavam de férias ou de licença e se quer integraram as manifestações.
Telma criticou o governo Paulo Bomfim com acusação gravíssima e a Justiça que na sua concepção tem sido célere quando decide em favor do governo e muito lenta quando os interesses em jogo são dos trabalhadores. “Lamentavelmente o governo está sendo arbitrário ao promover o corte no ponto dos trabalhadores que integraram as paradas de advertência, bem como de alguns servidores que se quer estiveram na praça. Ou seja, o servidor público está sendo ‘roubado’, não tem outro termo. Quando o governo aproveita o poder que tem para meter a mão no seu salário está lhe ‘roubando’. Não tem outra justificativa, não se pode ser assim tão ético se eles não estão sendo” acusou a dirigente sindical.
Ronivaldo Ferreira questionou a decisão da justiça que considerou a manifestação ilegal. “Não houve greve e sim paralisações de advertência porque estávamos buscando melhores condições de trabalho, melhores condições de segurança nas unidades de saúde que estavam sendo assaltadas, sofrendo arrombamentos colocando em risco a integridade física dos trabalhadores” frisou.
Por telefone a Secretária Municipal de Saúde Fabíola Ribeiro participou do programa e alegou que diferente do que foi dito pelos representantes sindicais a pasta sempre esteve aberta para dialogar com os servidores e com todas as entidades que representam as categorias. “Nós respeitamos o Sintrab e de forma nenhuma proferimos qualquer ofensa a Telma ou qualquer outro representante desse sindicato, mas para deixar bem claro, que a acusação feita contra a Secretaria de Gestão é grave e a Senhora Telma deve provar as acusações que fez contra esse governo que tem agido com total transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos” pontuou.
Em seguida a Assessoria de Comunicação do Governo Paulo Bomfim emitiu uma nota oficial combatendo as declarações da diretoria do Sintrab. Confira:
Diante das reiteradas e infundadas acusações do SINTRAB, esclarecemos novamente:
O diálogo permanece, quem o rompeu foi o Sintrab que levou alguns servidores a uma greve ilegal. Toda negociação necessita que a interlocução se dê de maneira respeitosa e esta tem sido a postura da administração. Sintase, Sindmed e SEEB mantiveram-se no diálogo conosco sempre sob esta premissa. Os avanços são testemunhados pelas entidades.
Aprovamos os reajustes salariais e do auxílio alimentação, regulamentando-o também para enfermeiros e odontólogos. A questão da carga horária trazida pelo sindicato não é uma escolha da gestão. A mudança que exige o retorno das 40 horas semanais veio de uma portaria do governo federal, através do Ministério da Saúde.
O município está buscando alternativas para viabilizar a manutenção do modelo vigente, dentro de parâmetros legais, e já convidou os diversos sindicatos para a construção de solução conjunta. Questões como a insalubridade já foram esclarecidas, com o cronograma de avaliação já comunicado aos sindicatos.
O pagamento do prêmio dos ACS, conforme já explicado e acordado com o Sintase, de acordo com a lei, depende do repasse do governo estadual, ainda não realizado. Assim que ele for efetuado, os servidores o receberão de forma imediata. Diferente da ampla maioria dos municípios do Brasil, afetados pela crise econômica, Juazeiro garantiu reajustes e garantia de direitos aos servidores municipais.
Nunca nos faltou a capacidade e o desejo de dialogar, mesmo quando a postura da interlocutora seja intransigente e, muitas vezes, até desrespeitosa. Superamos tais obstáculos por entender que o servidor merece e deve ter toda a atenção necessária por parte da gestão.
Sobre as acusações de que a administração municipal está roubando seus servidores, a mesma adotará as medidas legais para que Telma Marineide seja responsabilizada pela acusação infundada.
Ascom PMJ
15 comentários
16 de Nov / 2017 às 20h35
olha acho que nao deveria tira do trabalhador isso. outra coisas o tratamento de cargo de confianca com os contratados da saude. precisar se humano e saber falar com esse pessoal . sou concursado e vejo como esses gerentes e etc fazem com os contratados humilham ate. secretaria a senhora precisar puxa a orelha desse pessoal . e disse a eles que todos samos iguais e esse cargo passa rapido. tem que saber dialogar e respeita.
16 de Nov / 2017 às 22h01
FORA TATIANE MALTA FORA TATIANE MALTA FORA TATIANE MALTA
16 de Nov / 2017 às 22h13
Não acredito na denúncia contra a prefeitura. Sobre o pedido de bloqueio de bens do ex-presidente Lula pelo Ministério Público Federal de Brasília, é importante informar que sequer a denúncia do Ministério Público acusa o ex-presidente Lula de ter recebido qualquer valor ilegal. Nenhuma testemunha confirmou a tese da acusação de que ele teria influenciado na compra dos caças suecos e o patrimônio de Lula não é de 24 milhões de reais. Todo o patrimônio de Lula tem origem legal, registrada e rastreada e já se encontra bloqueado por decisão do juiz Moro. Amo Lula
16 de Nov / 2017 às 22h23
BONS TEMPOS QUE HÃO DE VOLTAR COM Lula e prefeito Bonfim e Isac Com Lula o Brasil cresceu em média 4,0% ao ano; os investimentos cresceram em média 6,4% ao ano; a inflação ficou plenamente controlada; as reservas internacionais subiram mais de US$ 250 bilhões; o país gerou mais de 20 milhões de empregos e éramos respeitados e reverenciados por líderes do mundo inteiro. Quim e Temer bilionários Gedeu 51 milhoes e Cunha 50 milhoes mamadores na cadeia da papuda?? LULA 2018, pelo bem do Brasil.
16 de Nov / 2017 às 23h48
Sou servidor público da saúde concursado na prefeitura de Juazeiro, tbm participei das paralisações de advertência, tive corte salarial de forma ilegal por parte da prefeitura. E digo estava lá lutando pelos meus direitos, através dos direitos que o meu estatuto me confere. A secretaria em momento nenhum cumpriu com os acordos firmados até mesmo com os outros sindicatos que são manipulados por eles, só promessas e desculpas esfarrapadas, fizeram tds voltar a trabalhar oito horas diária com um dia de auto gerenciamento na semana e agora ate isso já estão querendo tirar, prova de que não cumprem
16 de Nov / 2017 às 23h57
Com os acordos feito. Falta de respeito com os servidores. Como foi muito bem colocado pelo sr. Silas Coimbra, ainda contrataram pessoas para coordenar as unidades de saúde dando a elas um cargo de confiança que acho q lhes subiu a cabeça e esqueram a humildade, vivem tratando mal e coagindo os funcionários efetivos e alguns usuários. Só pq se sentem protegidos por seus políticos q lhes colocaram no cargo. Alguns se sente protegidos ate mesmo por funcionários de dentro dos recursos humano da própria secretaria...
17 de Nov / 2017 às 07h33
Não defendo nem a prefeitura e nem o sindicato vão pra justiça lá é o lugar pra saber quem tá certo ou errado . Agora com todo respeito as servidores tem muitos que não fazem é nada. Esse cidadão aí da foto pela amor de Deus coloque esse homem pra trabalhar.
17 de Nov / 2017 às 07h37
O que me revolta é ver esse povo que ficam só sucando o sindicato. Tá parecendo o ditador do Iraque. Vamos passar a bola pra frente. Ficam sempre nessa mermice.
17 de Nov / 2017 às 08h16
Senhora Telma já vou logo lhe antecipar a sua Punição. Será processada Criminalmente e perderá seu Carga a Frente do Sintrab-Saúde. Com esses ai que estão no Poder só Deus poderá acabar com isso. O dinheiro que eles investem é pesado.
17 de Nov / 2017 às 09h22
A truculência tem sido uma constante por parte dos gestores míopes na forma de lidar com problemas relacionados aos direitos dos trabalhadores, já teve gestor da saúde que chegou a ameaçar servidor público de prisão por reivindicar direitos conquistados e usurpados por um governo do "PCdo B" que se diz progressista.
17 de Nov / 2017 às 10h42
O excelentíssimo prefeito e seus secretários só estão esquecendo de um detalhe...A era Isaac no comando de Juazeiro está para terminar!!!! Espero que os juazeirenses lembrem dos demandos feitos por esse forasteiro e sua equipe.
17 de Nov / 2017 às 11h13
ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente. ela deve ser doente.
17 de Nov / 2017 às 11h37
Esse governo que se diz comunista não quer diálogo com os servidores.
17 de Nov / 2017 às 23h30
ESTES DOIS E UMA TAL DE RITA UM MONTE DE BESTA SO DANDO DINHEIRO A ESTE SINDICATO QUE NAO E RECONHECIDO E ELES VIVENDO AS CUSTAS DO SINDICATO E NAO RESOLVE NADA. A TAL DA TELMA NAO GANHA PARA NADA MAS CONTINUA POR QUE SE MANTEM AS CUSTAS DO SINDICATO.
18 de Nov / 2017 às 19h13
Absolutamente, discordo da senhora Josefa, os líderes do Sintrab continuam pobres, mas tem um sindicato aí atrelado ao governo que os dirigentes estão podres de rico, é só comprando casas, carro pra namorada, gado, chácara e já falam em risort.