COM RECURSOS PRÓPRIOS EX-FUNCIONÁRIA DA PREFEITURA DE JUAZEIRO RETOMA TRATAMENTO EM SALVADOR

A funcionária aposentada da Prefeitura de Juazeiro Áurea Martins Filha já está em Salvador para onde seguiu nesta quarta-feira, dia 15, com a finalidade de dar andamento ao tratamento de Trombofilia que realiza com Hematologista da capital. Com históricos de Trombose Venosa Profunda Áurea caminha para Salvador desde 2001 e desde esta época encontrou dificuldades para receber ajuda das administrações municipais. “No início que eu tinha condições grande parte do tratamento foi realizado com recursos próprios. Hoje que já não tenho mais esta receita, você Geraldo é testemunha das ações que já empreendi no sentido de arrecadar fundos para cuidar da minha saúde, mas não tem sido suficiente” lamentou Áurea.

“Depois de ver negada as passagens pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio) no mês de setembro procuramos a Defensoria onde demos entrada numa ação em 10 de outubro, pois bem, em resposta ao Promotor, a funcionária da Secretaria de Saúde Marulda Souto Guarani, Diretora de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, informou que nós não tínhamos apresentado os laudos necessários para concessão das passagens. Como se em todos os médicos que visito eu apresento todos os laudos médicos, consultas e exames realizados? Tenho tudo documentado. O pior é que a resposta da funcionária além de errar meu nome ainda apresenta uma data de 26 de julho, ou seja, quatro meses antes de eu dar entrada na ação na Defensoria Pública. Como pode?” Questionou a ex-servidora.

Mais uma vez Áurea viajou com recursos próprios, mas admitiu que vai continuar lutando pelos seus direitos. “Vou continuar a luta porque não se trata apenas de Áurea, ex-funcionária da Prefeitura. É questão de direito, de humanização. Prefeito Paulo Bomfim olhe mais para as secretarias, chega de ficar enganando a população inaugurando toda sexta-feira obra sem qualidade. O que o povo quer é saúde, mais atenção no social. Por isso é que vou continuar lutando como sempre fiz em toda minha vida” expressou.

Ela também demonstrou insatisfação com a atuação da Promotoria Pública. “Na verdade, eu não estou com ódio, mágoa. Eu estou triste. Fui muito bem recebida pelo Promotor, pela Assistente Social e acho que ele deveria ter mais empenho no sentido de resolver o meu caso e para outras pessoas. Eu não vou mais me humilhar a eles não, vou buscar outros meios, mas que eles façam pagar uma indenização porque mexeram com a minha moral” pontuou.

Áurea concluiu mandando uma mensagem ao Prefeito Paulo Bomfim: “Prefeito tenha mais atenção pelas suas secretarias, não tem uma que preste. O atendimento dos servidores é péssimo e eu acho que toda sexta-feira deveria ter social, saúde e humanização e não inaugurar obras que não existem”.

Ela entregou a reportagem do Blog uma série de documentos, exames e laudos médicos que comprovam a sua peregrinação pelas unidades hospitalares de Juazeiro e Salvador, bem como a busca pelos seus direitos na justiça.

Por meio de nota a Secretaria de Saúde explica o motivo da suspensão no atendimento:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que foi identificada uma irregularidade no auxílio passagem recebido pela aposentada Áurea Martins, o que justifica sua suspensão. De acordo com a portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999, o serviço do Tratamento Fora do Domicílio é concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS. Conforme relatado pela paciente, seus  atendimentos são realizados em clínicas particulares, por meio de plano de saúde.

PORTARIA Nº 55, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1999

ART. 1°

§ 2° - O TFD SERÁ CONCEDIDO, EXCLUSIVAMENTE, A PACIENTES ATENDIDOS NA REDE PÚBLICA OU CONVENIADA/CONTRATADA DO SUS.