Depois de passar por Recife e Salvador, a terceira reunião do Colegiado Regional Interestadual (CRIE) da Rede Pernambuco – Bahia (PEBA), foi sediada, segunda-feira (13), pelo município de Petrolina. Durante todo o dia, os secretários municipais de saúde deram continuidade as discussões sobre as áreas da obstetrícia; ortopédica; cardiovascular e nefrológica, que envolvem os dois estados, principalmente as cidades de Petrolina e Juazeiro, através dos hospitais Universitário e Regional. O encontro também contou com a participação do Ministério Público e as promotorias de Saúde de Petrolina e Juazeiro.
Pioneira no País, a Rede foi iniciada em 2009 e beneficia moradores de 55 municípios de ambos os estados. A iniciativa faz parte de um pacto firmado entre o Ministério da Saúde, secretarias de Saúde de Pernambuco e da Bahia e prefeituras da região. A Rede PEBA reorganiza a assistência à saúde na região eliminando as barreiras geográficas e garantindo acessos aos serviços de saúde.
Durante o encontro, os representantes colocaram as dificuldades enfrentadas por cada órgão. A secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância da contrapartida de todos os envolvidos.
"A gente sabe que o Sistema Único de Saúde é subfinanciado há muito tempo, então temos muita dificuldade para manter e acompanhar o crescimento da rede. Nós entendemos a importância da Rede Peba, e que precisamos reforçar, fortalecer e ter ela com muito carinho. Essa é a terceira reunião e já percebemos uma evolução nas discussões. Em Petrolina, nós temos o Hospital Universitário que recebe uma grande demanda e, em Juazeiro, o hospital Regional. A boa notícia é que o representante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia se comprometeu em fazer o hospital Regional funcionar em sua plenitude, já que ele está passando por diversas dificuldades", frisou.
Outro ponto importante, discutido na reunião, diz respeito aos pacientes que precisam fazer hemodiálise. "Em Petrolina esse serviço é de responsabilidade do Estado, porém, em Juazeiro é o município que administra. Ficou pactuado que o Estado da Bahia vai repassar mais recursos para o município de Juazeiro e assim ter capacidade de atender nossos pacientes de Petrolina e demais municípios", destacou.
A próxima reunião vai acontecer no dia 22 de janeiro e será sediada no município de Juazeiro.
Ascom Prefeitura de Petrolina
1 comentário
15 de Nov / 2017 às 22h02
A Rede PEBA é um projeto muito bom para cobertura hospitalar do Vale do São Francisco, porém é urgente que em Juazeiro voltemos a ter o atendimento de urgência e emergência, que seja pela SOTE, pela Pró-Matre ou Hospital Regional... O que é absurdo é a nossa cidade, com uma população de cerca de 250.000hab depender de Petrolina nos casos de traumas de urgências. A população fica refén do trânsito da ponte e também da qualidade do atendimento na vizinha cidade, que tem que atender também o próprio município e os demais que fazem parte da REDE, em apenas um hospital.