Fernando Bezerra Coelho assume compromisso de lutar pelo fortalecimento da indústria naval em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) dialogou nesta segunda-feira (13/11) com os principais representantes da indústria naval em Pernambuco. O parlamentar esteve nos estaleiros Atlântico Sul (EAS) e Vard Promar, ambos instalados no complexo portuário de Suape. Ele conversou com diretores e funcionários das empresas, visitou os projetos em construção e discutiu alternativas para o setor, que gera aproximadamente 5 mil empregos diretos e quase 20 mil indiretos no Estado.

No Atlântico Sul o senador foi recebido pelo presidente da companhia, Harro Burmann, que ao lado dos diretores fez uma apresentação sobre a indústria naval brasileira e suas perspectivas para os próximos anos. O EAS está construindo cinco embarcações e emprega cerca de 3.500 pessoas. Fernando Bezerra visitou as instalações e conheceu a linha de produção do estaleiro, que está entre os mais modernos da América do Sul. À tarde o senador foi ao Vard Promar, que faz parte da Fincantieri Company, empresa italiana com presença em três continentes.  Ele foi recebido pelo vice-presidente sênior, Guilherme Coelho, e pelo diretor administrativo Marcello Rômulo da Silva.

Os executivos explicaram ao senador que caso o setor volte a sofrer onerações com folha de pagamento pode entrar em colapso, pois os pedidos para a construção de novos navios praticamente desapareceram. "O Brasil tem uma demanda reprimida e a indústria pode voltar a crescer, com abertura das áreas do pré-sal, mas só teremos o impacto desta medida em alguns anos. Se algo não for feito agora, vamos precisar desmobilizar mão de obra", explicou Harro. O senador assumiu com os estaleiros o compromisso de trabalhar para que a desoneração seja mantida, diminuindo os custos operacionais. "Temos o compromisso de manter ativo o polo naval, especialmente o de Pernambuco, que foi construído com tanto sacrifício e luta. Vamos trabalhar junto ao Congresso para que a indústria seja preservada, mantendo milhares de empregos e gerando renda", afirmou.

Fernando Bezerra tem familiaridade com o segmento, pois presidiu Suape entre 2007 e 2010, durante a primeira gestão de Eduardo Campos no governo de Pernambuco. Recentemente ele apresentou emenda à Medida Provisória 795/17, garantindo a exclusividade na contratação de navios brasileiros para a navegação de cabotagem (feira entre portos nacionais). A medida garantirá o funcionamento dos estaleiros do país, que tem neste tipo de operação sua principal carteira de projetos.

Ascom