Representado o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, participou nesta terça-feira (07), na Embrapa Produtos e Mercados, em Petrolina, da cerimônia de abertura da sétima edição do SemiáridoShow que tem como tema “Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais”.
Com o objetivo de demonstrar que é possível produzir e viver bem na região do semiárido, o evento apresentará seminários temáticos, oficinas e minicursos. "Temos a possibilidade de tornar as pesquisas desenvolvidas no âmbito da agricultura familiar acessível às famílias, estudantes, num espaço que reúne serviços, tecnologias, produtos e capacitações de fácil acesso e aplicação de baixo custo”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix.
O evento que se estende até o dia 10 de novembro, reuniu na solenidade de abertura o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva; o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jeronimo Rodrigues; o secretário de Agricultura de Pernambuco, Wellington Batista; o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o delegado Federal da Secretária Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Rodrigo Chaves de Almeida; o superintendente do Incra, Bruno Medrado; o representante da Coordenação Nacional de Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Cícero Felix, o deputado estadual de Pernambuco, Odacy Amorim; dentre outros.
“O grande diferencial do SemiáridoShow é a possibilidade da sociedade encontrar, em um único local, um grande leque de tecnologias, informações e conhecimentos gerados pelas mais diversas instituições”, justificou o chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos, reforçando que o evento é, também, um importante meio de discutir, junto ao poder público e às instituições presentes, as políticas públicas apropriadas para a região.
O SemiáridoShow também conta com o Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma ação do Governo do Estado da Bahia, por meio da SDR, que visa gerar oportunidades de negócios e dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar da Bahia. “Nós agradecemos e reconhecemos o esforço da Embrapa nesse trabalho. Uma empresa que trabalha fortemente com o agronegócio e com a agricultura familiar. Esse é um espaço de diálogo com o agricultor, com o pesquisador e estamos apresentando hoje produtos de grande qualidade da agricultura familiar, que vai desde a cadeia do leite, carnes e artesanato. Quero parabenizar a todos os envolvidos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, representantes governamentais, associações, fundações, bancos, instituições públicas e privadas de ensino e estudantes.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários