A Comunicação para o Desenvolvimento – também conhecida pela sigla C4D, abreviatura do inglês Communication for Development - é compreendida como "processo" ou como "ferramenta", que promove participação e mudança social, sendo útil na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento. Ela pode combinar comunicação interpessoal, meios comunitários ou modernas tecnologias de informação, sempre tendo como foco os processos de diálogo, o empoderamento de atores locais como comunicadores, a valorização dos saberes e da cultura em um processo participativo de Comunicação.
É com esse intuito que os jornalistas Ricardo Moura e Adilson Nóbrega, da Embrapa, promovem, durante a programação do SemiáridoShow, uma oficina sobre o tema voltada para comunicadores no seu sentido mais amplo, ou seja, pessoas cuja atuação ocorre por meio da comunicação. "Para que o processo comunicacional possa ser democratizado, é urgente que as comunidades, produtores e lideranças locais se apropriem e dominem não só as ferramentas, mas o fazer comunicação", explica Ricardo Moura.
A oficina acontece no dia 8 de novembro, das 13h30 às 17h, na sala Icó, instalada na estrutura do SemáridoShow 2017. Nela serão abordados os principais conceitos acerca da Comunicação para o Desenvolvimento e apresentadas, de modo interativo, pistas de ação para que os participantes possam conduzir ações semelhantes em suas comunidades ou aprimorar o trabalho que já esteja sendo feito.
O conteúdo é baseado tanto na literatura sobre o assunto quanto na experiência dos formadores em comunicação comunitária, como a criação de uma agência de comunicação no Território Alto Oeste e a liderança do plano de comunicação do Projeto Sustentare, que prevê a capacitação de agricultores familiares na temática comunicacional. As duas experiências serão tema da oficina. As inscrições são gratuitas e realizadas na hora e local do evento. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site www.embrapa.br/semiaridoshow.
Ascom Embrapa
0 comentários