Em mais uma semana intensa de fiscalização, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e a Guarda Civil Municipal (GCM) trabalharam com objetivo de regularizar as atividades econômicas desenvolvidas por ambulantes na cidade. As frentes de trabalho foram divididas em fiscalização ambiental, de obras, de ordenamento urbano e apreensão de animais. As ações resultaram em 13 notificações aplicadas em lava jatos da cidade no sentido de não ocasionar problemas ambientais ao município; um auto de infração ambiental foi aplicado também pelo descumprimento da notificação quanto a deposição de entulho em via e passeio público.
Quanto ao ordenamento urbano, 179 ambulantes foram notificados para buscarem a regularização. Esse trabalho aconteceu na Avenida Adolfo Viana, Flaviano Guimarães, bairros Castelo Branco, Piranga, João Paulo II, Av. Luiz Inácio Lula da Silva, Rua do Paraíso e na área central os trabalhadores da Praça da Misericórdia, Praça da Bandeira, Rua 28 de Setembro e Rua da Apolo.
Na fiscalização de obras no município foram aplicadas quatro notificações em um condomínio da cidade, além de três autos e uma apreensão dos materiais de construção, devido uma obra sendo construída sem o alvará atestando a segurança. Foram aplicados ainda sete autos por irregularidade em outras obras, sendo que uma delas foi embargada por descumprimento das normas de construção.
Cinco animais de médio e grande porte foram apreendidos durante a semana pela equipe de apreensão da secretaria. Estes animais foram encaminhados ao curral municipal e a retirada dos mesmos será feita mediante pagamento do Valor de Referência Fiscal, que varia de 1 a 5 VRF. As fiscalizações, já intensificadas, ganharam força maior a partir da portaria conjunta 001/2017 firmada em maio entre a SEMAURB e a GCM, com isso 9 guardas municipais acompanham os trabalhos da fiscalização e ainda disponibiliza a central telefônica para denúncia 24h.
“Uma parceria importante e que estar dando celeridade aos trabalhos de ordenamento na cidade, uma vez que a Lei 13022/2014 atribui aos GCM’s a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município. A central telefônica também foi disponibilizada para atender ainda mais as denúncias relacionados aos trabalhos desenvolvidos pela SEMAURB. Estamos empenhados em contribuir com o crescimento e ordenamento de nossa cidade, pontuou Josilene Lins, Inspetora Chefe da GCM. O telefone disponível para denúncias e reclamações é o 153 da GCM e a ligação é gratuita. Quem desejar realizar algum procedimento pessoalmente pode se dirigir à sede da SEMAURB que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.
Débora Sousa/ SEMAURB
5 comentários
29 de Oct / 2017 às 05h21
É verdade a prefeitura fiscaliza os ambulantes, que por conta da crise muitos foram demitidos e aí procuram um meio honesto de cuidar de sua família colocando espetinho,barraca de pastéis etc. E não fazem nada com a lanchonete do manelao, que toma o estacionamento na rua da 28, pasmem vocês que ainda é zona azul, aí o secretário Agenor vai pra o programa de Geraldo José falar que tem coisas mais importante para se fazer, a lei existe e deve ser para todos, não deve existir dois pesos e duas medidas. Ali é um local de jogatina, começa às 5:30 da manhã e vai até mais 23:00. Absurdo.
29 de Oct / 2017 às 10h31
Sou ambulante e falo que esse governo só pensa em dinheiro com cobranças de taxas e agente só quer ganhar a vida
29 de Oct / 2017 às 18h12
Eu quero ver esse Secretariozinho tirar as mesas do Bar de Manelão. Não teve e nunca terá um homem em Juazeiro com ... para mexer com Manelão. Vá lá Secretário! Vc só mexe com quem é pequeno, vá lá secretário de araques, vcs tiraram os ambulantes que ficavam ao redor do mercado do produtor por causa do comércio que estão construindo (não vou dizer de que é, mas toda Juazeiro sabe). Agenor, vá em Manelão e tire ele de lá, mostre que vc não usa dois pesos de duas medidas.
29 de Oct / 2017 às 19h03
Aprovo as ações e atuações da secretaria mas ao mesmo tempo me revolta as formas e metodos de resolver. Nos casos ( manelão e do lixão da semec ). Ambos no centro da cidade, Como conciliar jogatina, lixão e zona azul.
29 de Oct / 2017 às 23h35
Esses caras da prefeitura nao podem dar um peido que divulgam no blog. Petrolina faz obras (peidam) mas a populaçao é q elogia. Pobre juazeirogovernada por ...