Poderia muito bem usar o nobre espaço do Blog Geraldo José para defenestrar os desmandos intolerantes do desgoverno Temer ou cutucar com o espeto do cão a trupe evangélica protagonista de estabanadas palhaçadas políticas preconceituosas, anti-cristãs, descambando (Ah, pseudo-evangelismo!), incomensuravelmente escrota no censuramento cáustico-ácido ao livre-arbítrio do ser humano. Mas, qual o quê? Depois de uma reunião junto aos meus botões e borbotões, resolvi ater-me em outra vertente igualmente maléfica: A assombração da Intervenção Militar!
Antes que passe em branco, parabenizo aos cronistas do Blog Dr. Agenor Santos, Acordadinho, Erry Justos, dentre outros, pelos sensíveis artigos quanto a esse tema e a outros que desnudam as práticas políticas de alheamento à cartilha pela qual reza Os Direitos Humanos. De parabéns, grandes colegas.
O porquê de existirem seres humanos desumanos? Ah, leitor, não os faltam motivos. A inveja, a cobiça, a maldade, a escrotice de nascimento e, o pior deles, a ganância pelo dinheiro e o poder para o que puder e quiser fazer. Taí, um caminho limpo e sujo para as diversas atrocidades. No campo político, uma ‘’febre bubônica”. Nesse esteio, o prato cheio da Ditadura Militar e Civil, viu. É preciso, voraz amigo das letras, que entendamos, porém sem a menor obrigação de perdoá-los, os militares. Afinal, os ‘’ coitadinhos da mamãe”” passam por lavagens cerebrais e exercícios de todas as espécies : físicos, bélicos, emocionais e mentais. No Golpe de 64, muitos afoitaram-se virando espécimes humanas a seguirem à risca as hierarquias Os postos dos medalhões no peito. Caminho limpo para proezas hostis e criminosas contra os Direitos Humanos. A Ditadura militar, por razões óbvias e satânicas de desumanidades, criou leis duras, decretos duros, implacáveis, ordens duras contra pessoas cujo único defeito era quererem a si e ao próximo o bem e a paz social .” Que male temle em querê quereno o bemle? “O leitor tem estômago para lembrar algumas delas? Pois , tome: Calar vozes, invadir espíritos e pensamentos, cercear manifestos e mobilidades, censurara tudo e a todos, acorrentar, torturar , desmontar sonhos e , puft!, matar!
Los amigos estupefatos, essas são apenas algumas das ‘’pérolas negras‘’, artimanhadas pelas Forças Armadas (À época, nunquinha que amadas). Brasileiras e pelos Comandantes Sanguinários Civis contra o povo. Entenda-se por povo: Os pensadores libertos, os artistas democráticos, os religiosos pró-libertação, os sindicalistas da isonomia, os líderes comunitários e camponeses, as massas operárias, os cineastas, os músicos, os escritores e todos, do mais simplório humilde lavrador-deméstica-pescador-gari-limpadordechaminé-flanelinha-copeiro-carroceiro ao maior intelectual do país, que no seu âmago corazion SONHAVAM O SONHO DA LIBERDADE, do humanismo, do poder cívico igualitário, do livre-arbítrio, do ir e vir.
Contra o bom senso cristão ou pagão do pensar, agir, cantar, poetizar, filmar, legislar, governar em prol do povo oprimido... A indolente lei do ai, ai, ai !!! Diga-se, ganhar a passagem sem volta para o inferno da prisão, da tortura, do exílio e do assassínio.
O Golpe Militar de 64 não tem que ser esquecido por tão cruel que o foi. Nas escolas que se estudem, nas ruas que se fofoquem, nos cânticos que se cantem. Os responsáveis, o meu queridíssimo leitor não se engane, não foram somente os Generais à La Médici. Também os políticos civis à la ACM, Sarney, os Barbalhos, os Coelhos, os Guerras, os Francos, os Carvalhos, os Havelanges, os Marinhos, etc. Juntos e menstruados, um bélico time “dos infernos do cão! “Hoje ainda há resquícios, mas, diminuído. No final, a arbitrariedade, a safadeza –fascista, o poder maléfico estatal-civil foi vencido. Pudera : Como calar para sempre um Paulo Freire, Milton Santos, D. Hélder Câmara, D. José Rodrigues, D. Pedro Casaldáliga, D. José Maria Pires, Frei Leonardo Boff, D. Arns, Glauber Rocha, Waldir Pires, Chico Pinto, Darcy Ribeiro, Fernando Moraes, Veríssimo, Gilberto Freire, Sirkis, Antônio Callado, Câmara Cascudo, Ariano Suassuna, Thiago de Mello, Drummond, Vandré, Gonzaguinha, Ivan Lins, Caetano, Gil, Torquato Neto, Macalé, Mautner, Chico Buarque, Miguel Arraes, Brizola, Dilma, Lula e tantos outros santos apocalípticos da liberdade e das lutas políticas democráticas, sociais , fraternais e culturais?
A esses Heróis das Resistência, pedirei a todo o sempre a benção.
E um adendo, qui num terminei inda não: Se os militares que acarinham e apulpam o despensamento do General Antônio Mourão almejam recomandar o país, sobre o pretexto de colocar ponto final na desordem e corrupção, tenho na minha humildade craniana um conselho que lhes dariam um desfecho legal e plausível: Saiam das suas fragatas, dos seus tanques de guerra, dos seus caças e ... formem um partido, se candidatem e levem nas urnas. Simples, não milicas e bolsonaristas?
Simplesmente assim...Que música linda. Já ouviu leitor?
Leitor, chego que chego...que tal Juazeiro no contexto disso tudo? Pois é que é, na história da nossa cidade tivemos baluartes ilustres que travaram durante a vida uma incessante luta pelos Direitos Humanos e pelas liberdades democráticas. Refiro-me aos heróis: Saul Rosas, Prof. Chico Romão, Dr. Edílson Monteiro, Dr. Expedito nascimento, Prof. Pedro Raimundo Rego, D. José “ dos oprimidos” Rodrigues. A lição prática desses desbravejadores das consciências libertárias-socialistas-culturais estão em, pelos anais da eternidade, serem aqueles seres indomáveis e legítimos destemidos que, afrontando a imbecilidade dos mandatários oligárquicas econômicos e políticos reinantes, deixou-nos um legado de justiça, e luta pela igualdade, pelo despreconceito ante tudo, pela democracia e pela paz.
Disseram bem assim nos nossos ouvidos: Meus filhos, leiam , estudem, dramatizem, escrevam, cantem, filosofem...
SONHANDO O SONHO DA LIBERDADE!!!
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
59 comentários
27 de Oct / 2017 às 23h24
Tenho um grande apreço ao cronista. Mesmo que não concorde com o mesmo em algumas colocações, sei do seu talento formidável com apena e a inspiração. O texto em questão, no entanto, me leva a ellogiá-lo amplamente. Está perfeito , bem equilibrado e ducado. O tema torna-se importante ao momento em que um General. Antônio Mourão, falou em intervencionismo. Otoniel soube bem conduzir. Parabéns.
27 de Oct / 2017 às 23h26
Excelente texto. Política para os políticos, quartel para os militares. Excelente texto.
27 de Oct / 2017 às 23h33
Confesso, Geraldo e Otoniel, que esperava algo sobre a política local, da Juazeiro de um coronel. Mas, me diverti com essa crônica anti-bolsonário. As lembranças de figuras humanistas da nossa hist´ria foram maravilhosas e emocionantes, embora, talvez pelo espaço, faltasse mais nomes.Colocaria o educador Antonilio da França Cardoso, recentemente falecido. No mais, respeito o ponto de vista do professor Otoniel Gondim e o saúdo pelo grande artigo.
27 de Oct / 2017 às 23h36
Mudou o hábito e diminuiu o tamanho dos textos. Agora, sim. Adorei. Já repassei para amigos. Amanhã tem comentários mil a ler. Parabéns ao Blog e ao autor..Um bom fim de semana a todos.
27 de Oct / 2017 às 23h42
Sem dúvida, a crônica me surpreendeu. Não pela maestria de como está escrita.Mais pelo teor conciliador de Gondim. Dessa vez, nada tão ácido como de costume. E ficou bem melhor, plausível, interessante. Perfeito até no tamanho. Estás certíssimo, meu caro: Militar tem que estar é em navios, tanques ou no avião.. Basta a experiência com eles de 64. Parabéns.
27 de Oct / 2017 às 23h45
Otoniel, vc só não fale da política de Juazeiro. Será que até você está na folha de Isaac. Era somente o que faltava... Espero está enganado!
27 de Oct / 2017 às 23h50
Ótima recordação dos nossos " Heróis da Resistência " . Hoje, infelizmente, nos restam , na sua maioria, nefastos humanos nos mandando....É a verdade!
27 de Oct / 2017 às 23h53
Vai mesmo bombar esse belo texto! Muito bem elaborado. A ordem no Brasil tem que ser colocado pelo povo. Basta votar certo e não reeleger nenhum desses safados de hoje no Congresso. Fora Temer e todos! Vassoura total.
27 de Oct / 2017 às 23h55
Hummm...cheirinho de mortadela.
27 de Oct / 2017 às 23h56
Eu pensei que Otoniel fosse brigado com os outros colaboradores do Blog. Que bela homenagem fez. Porém, o ponto alto, a meu ver, foi nos fazer ter boas lembranças de D.José Rodrigues, Dr. Expedito Nascimento e demais citados. Parabéns, Otoniel. Volte sempre. O adoramos.
27 de Oct / 2017 às 23h59
Obrigado Professor, pela menção a alguém que apenas junta as palavras!
28 de Oct / 2017 às 00h01
Belo artigo. Como sempre, nos faz ir até o fim saboreando e querendo mais. De onde, sempre me pergunto, tira tanta coisa , homem/ Belo artigo.
28 de Oct / 2017 às 00h04
FALAR DE ISAAC E BOMFIM E COMPANHIA, NÃO NÉ? VENDIDO...
28 de Oct / 2017 às 00h08
Incrivelmente atual. Um tema complexo e que muitos nem tocam no assunto.por medo ou falta de dom ,mesmo. O Sr. Agenor abordou o mesmo assunto de forma impecável.Agora, Otoniel faz o mesmo Cada um à sua maneira. O que importa é que nós, leitores do Blog, estamos muito bem servidos. Parabéns Sr. Agenor Santos, Professor Otoniel Gondim, Blog Geraldo José.
28 de Oct / 2017 às 00h11
Sempre fã seu, amigo. Excelente texto.
28 de Oct / 2017 às 01h02
Bolsonaro está tirando o sono de muita gente, BOLSONARO 2018
28 de Oct / 2017 às 05h31
Contrariando o comentário e a ótica do professor ilustrado que parecia enobrecer sua crônica até não citar nomes que mancham e por todo o sempre mancharão a história deste País, como os assassinos Lula & Dilma - se assim entenderem os 10% que ainda adormecem no esplêndido berço dos sonhos que a dupla confeccionou por todos os mandatos que por décadas, desenfreadamente almejaram - que, com as caras de pau que lhes são características buscam dar continuidade a submissão da inteligência de nossa gente. Ainda não sou bolsonarista, partidarista também eu não sou. Do que asseguro, professor, é...
28 de Oct / 2017 às 05h48
Esse Otoniel Gondim é um maluco alucinado a melhor fase do Brasil foi no período militar se vc é esses nomes que vc deu aí que dizem serem torturados eram vagabundos radicais e sindicalistas que foram fora lei e da ordem daquela época agora dando uma de vítima conheço muito gente antiga que achou aquela época umas das melhores fases do Brasil pois tínhamos empregos, escolas, saúde, podem observar só que reclama dessa época e gente como vc é gente da esquerda maldita que se vitimiza mas na verdade eram tudo baderneiros e a solução vc sabe da consequência né kkkkkkkkkkkkkkk... #paunolombo...
28 de Oct / 2017 às 05h49
Ah é só pra não esquecer Otoniel Gondim, BOLSONARO 2018 pra desepero de vcs da esquerdas comunista kkkkkkkkkkkkkkk..
28 de Oct / 2017 às 06h02
... É que morro de saudades da Era Militar! Saudades da ordem, do respeito, do dever cívico cobrado à risca, e no todo, da condução dosada de honestidade, competência e disciplinar que faziam desta Pátria de fato Verde e Amarela. Fico à imaginar quantas cabeças rolariam com o retorno desse Regime que tanto alguns que não vivenciaram o pintam das cores de ferro e de fogo! O que muito me intriga é não entender porque àquela época deixaram escapar a dupla subversiva citada e mais a matilha que ainda desfilam no picadeiro brasiliense, sempre apostos a caçar, assaltar, assassinar seus eleitores
28 de Oct / 2017 às 06h29
... Sem contradizer, é sabido que qualquer regime implantado num País ruma a um século até sua adaptação... A necessidade antecipada e inconsequente de mudança ecoou mais alto e eis o Regime Democrático para uma grande fatia de inconscientes que o fez sinônimo de libertinagem e de anarquia. Conscientizemo-nos do teor de nossa vil ignorância e/ou entendamos quanto vale tanta desordem, quanto vale um País desgovernado, e o pior, blindado por demais Poderes, ou de carona na suavidade de leis que rezam sua Constituição. Meu caro leitor, está tudo DESCARADAMENTE errado!!!...
28 de Oct / 2017 às 06h36
Joseph Bandeira, Otoniel Gondim, com certeza estaria nessa listas de figuras máximas de nossa cidade. Isso, se não tivesse se bandeado para ACM Neto e Aecinho.Joseph enterrou-se.
28 de Oct / 2017 às 06h37
ASSIM QUE SE FALA, MANO DE SALGUEIRO. ORGULHO.
28 de Oct / 2017 às 06h38
Não anda em Salvador, meu rapaz? Pois, aqui só dá ACM.Respeite!
28 de Oct / 2017 às 06h41
Um belíssimo texto. Incomparável em falar de militarismo e, ao mesmo tempo, dos evangélicos. Acho que tanto os evangélicos , quanto os militares têm que estar em seus lugares de funções designadas pelos seus destinos: quartel e igreja.Parabéns,o texto retrata fielmente o país nervoso de hoje.
28 de Oct / 2017 às 06h44
Conhecendo já os comentaristas do Blog de plantão, já antevejo o autor levando bordoadas dos coxinhas pré-blsonaro e, dos evangélicos e dos militares pró-ditadura. Tem que ter estômago, Gondim,para aguentar. Foi mexer em vespeiro por que quis.kkkkkk
28 de Oct / 2017 às 06h47
Comecei a ler o texto e já vi de é de um esquerdista; então parei de ler, rs. Quando pergunto às pessoas mais velhas como era a época do regime militar no Brasil, elas respondem que foi uma época boa, que não tinha essa violência que tem hoje, que as pessoas eram mais respeitosas com as outras, que as músicas eram mais respeitosas também. Mediante tais respostas, porquê eu seria contra um intervenção militar nos dias de hoje? Intervenção essa que simplesmente acabasse com essa orgia que está o Brasil. Pelo que eu sei o regime militar no Brasil só foi ruim para os comunistas safados. Pau neles!
28 de Oct / 2017 às 06h49
Li e adorei em tudo. Falou verdades que muito escondem. Há, realmente, uma avalanche de reacionários de toda espécime( militar, evangélica, ruralista, burguesa...) querendo barrar a certa vitória de Lula. È preciso revermos o passado deles.O Brasil mudou com quem? Lula. A elite quer barrar os pobres em ascenderem . Lula volta pelo braços do povo. Moro, Temer, Bolsonaro, General Mourão, Huck....Lula os derruba um a um. Chega de traso!
28 de Oct / 2017 às 06h51
Somente não gostei da intolerância religiosa para com os evangélicos, como eu. Poderia ter pulado essa parte e, aí, o texto estaria perfeito. Voto em Lula, sim!
28 de Oct / 2017 às 06h54
Professor Otoniel Gondim, acompanhei, eu e muitos aqui do cursinho BIOs-Petrolina, as suas dicas de Química e Física. Muito boas. Falou que falaria sobre os prováveis temas do ENEM. Vai fazer isso no BLog? Deus te ilumine e nos ajude. É o nosso calo a Redação. Faça-o logo,o ENEM é na próxima semana. Desculpe o pedido. Abraços.
28 de Oct / 2017 às 06h58
Análises de primeira linha.No devido lugar. O medo de Lula quem tem? O povo é que não é...entenderam o recado ?
28 de Oct / 2017 às 07h00
Só sei e aproveito para dizer que as atuoridades abandonaran o nossos salitre.Tome vergonhas!
28 de Oct / 2017 às 07h03
Posso dizer o que foi a ditadura, pois, meus familiares sofreram com ela e muito. Como aceitar um Bolsonaro que faz apologia ao estrupo ser presidente?
28 de Oct / 2017 às 07h07
Lógico, perfeitamente normal, que tenho as minhas ressalvas com o colega Otoniel Gondim. O lulismo radical ostentado e praticado por ele é uma delas. No entanto, quanto ao teor desse excelente artigo, estou de pleno acordo. A história ao redor do mundo demonstrou que governos militares somente arruinam um país. Cerceiam liberdades, criminalizam, detonam a cultura a atrasam o seu povo. Parabéns pelo excelente artigo, colega Otoniel.
28 de Oct / 2017 às 07h08
Lógico, perfeitamente normal, que tenho as minhas ressalvas com o colega Otoniel Gondim. O lulismo radical ostentado e praticado por ele é uma delas. No entanto, quanto ao teor desse excelente artigo, estou de pleno acordo. A história ao redor do mundo demonstrou que governos militares somente arruinam um país. Cerceiam liberdades, criminalizam, detonam a cultura a atrasam o seu povo. Parabéns pelo excelente artigo, colega Otoniel.
28 de Oct / 2017 às 07h10
De novo,nos traz uma esplêndida crônica! Sabe bailar com as palavras. Do singelismo ao áspero. Lindo lê-lo, amigo.
28 de Oct / 2017 às 07h19
E,DE QUEBRA, AINDA BOTOU OS BOLSONARISTAS NO LUGAR QUE DEVEM ESTAR: LIXO! ADOREI.
28 de Oct / 2017 às 07h21
VOLTOU COM UMA CRÔNICA POLÍTICA BEM AO SEU MODO: SENSAIONAL! PRA PIRAR OS COXINHAS,POIS, LULA DISPARA EM TODAS AS PESQUISAS1 VALEU, GONDIM.
28 de Oct / 2017 às 07h23
Política para os políticos, zona de baixo meretrício para as ideologias de gênero
28 de Oct / 2017 às 07h23
FIEL A DEUS, POIS, SOMENTE ELE NOS COMANDA. NÃO SÃO OS MILITARES E NEM TAMPOUCO OS POLÍTICOS. SOMENTE DEUS.
28 de Oct / 2017 às 07h25
Se prepara Gondim, vem bordoada de todos os lados da direita!!! Apesar da beleza do crônica.
28 de Oct / 2017 às 07h27
Nada da tecer algo sobre Juazeiro...como dizem...tá andando no final do mês pelo paço.
28 de Oct / 2017 às 07h28
Sai de cena, atraso de vida! Joseph e ACM Neto!
28 de Oct / 2017 às 07h50
O bom -e provavelmente a única coisa boa da democracia- é essa liberdade de dizer tudo... vale dizer qualquer besteira. Lendo os mais diversos comentários dos tantos que não sabem o que dizem, me atentei que aqueles que compõem o fã clube do cronista em pauta se dão por satisfeitos com o encanto transmissível das palavras que tanto enriquecem seus textos, sem se atentarem ao partidarismo que ele tenta tornar imperceptível. De punho dos leitores, e sem querer desmerecer as medalhas de personalidades citadas devo lembrar que poucos foram os filhos desta Terra que a governaram. Atentai-vos!
28 de Oct / 2017 às 08h05
Sou até aqui uma Bolsonarista Ferrenha! Acho que VALE TUDO tentar votar em quem se comprometer por essa Casa da Mãe Joana em ORDEM. E acho mais: Passa da hora de haver uma INTERVENÇÃO MILITAR, ou deixaremos um futuro para nossos filhos e netos, em chamas este circo que transformaram o nosso País. Com respeito ao nobre professor e mais meia-dúzia de discípulos de Lula das treitas, mutretas e falcatruas, se não se conscientizarem que ele não é nenhuma fênix, vão chorar muitas lágrimas de sangue ainda. E se somos o povo sábio que dizem, não reelegeremos nenhum vira-latas...!
28 de Oct / 2017 às 08h25
viva a democracia!... Vamos lá, pessoal... Vale tudo! Vale mijar em crucifixo, transvestir de arte um homem nú para crianças apalpar seus membros; vale nossos governantes saquear os cofres públicos e permanecerem livres sob aplausos e defesa dessa platéia tão numerosa; vale tudo em favor da libertinagem, do esquecimento da civilização, da ordem e de tantos princípios que o Regime Militar tão bem conduziu este País. Vamos lá, minha gente tão bem formada por quantos marginais que nos últimos anos tem desgovernado este País...
28 de Oct / 2017 às 08h37
Quim Judas Moru pSDB Gedeu PMDB Temer Judas ACM DEM Cunha Caju bilionarios mamando em Brasília e mandando pra Suíça??? Cade a polícia federal??? Amo Lula. Amo este blog. Amo Jesus
28 de Oct / 2017 às 08h39
Por onde anda as Forças Armadas que ainda não interveio neste pardieiro repleto de mentecaptos e cleptomaníacos? Respeito seu ponto de vista, caro cronista, mas fico lhe devendo os tantos aplausos dos seus leitores. Opto por um País decente e justo, ainda que tenhamos que cortar na própria carne. Fui militar à época do Regime que alguns insistem em denominá-lo de ditadura e asseguro que não amargávamos 5% do que tem os governantes posteriores nos OBRIGADO a amargar. Sugiro que leiam mais sobre subversão para entenderem melhor o Regime Militar que tanto almejo...
28 de Oct / 2017 às 09h13
A opção de canonizar marginais deixou seu texto manchado de "escrotice"... Isso é Democracia, Professor... Continue pedindo a benção a Lula, Dilma e a todo Ptralha, e continuarei respeitando-o!...
28 de Oct / 2017 às 09h40
BOLSONARO 2018. QUERO VER MUITOS POLITICOS PRESOS A PARTIR DE 2019.
28 de Oct / 2017 às 10h25
Hoje a Ditadura dos Políticos que hoje se dizem "democráticos" é pior que qualquer Ditadura Militar, aqueles matam inúmeras crianças, roubando e desviando medicamentos das maternidades em todo o canto do país; fazem uma lavagem cerebral no povo nordestino, lhes prometendo levar ao paraíso perdido com promessas de obras mirabolantes. O Brasil de hoje é o de ontem, onde o político bom é aquele que rouba, mas faz o povo sorrir.
28 de Oct / 2017 às 14h38
Geraldo José, o bicho pegou foi fogo com essa crônica azeda desse aloprado. Um militar foi a uma rádio falar de uma coisa e entrou no assunto do texto do blog. Raivoso. E sem razão. Massa. Pensam que são o que? O Otoniel expressou a sua opinião e, pelo que vi por aí, a maioria o apoiou. Democracia é somente elogiar? Massa. juazeiro lembrou, até que enfim alguém induziu a isso, dos seus superhomens. \parabénsao |Blog e ao Gondim.
28 de Oct / 2017 às 16h27
WASHINGTON-DARIO-LULA ESVAZIOU A CABEÇA DE VOCES E ENCHEU DE MERDA ! Ô COITADOS ! DURANTE O REGIME MILITAR AS MULHERES SOCIALISTAS NÃO FICAVAM CAGANDO EM PRAÇA PUBLICA,NEM MOSTRANDO SUAS BUNDAS PORTADORAS DE MANDIOCAS DA DILMA.TEM MAIS,MENINAS NÃO FICAVAM PEGANDO NOS BILAUS DE HOMENS PELADOS,CARTEIRA PROFISSIONAL ERA SALVO CONDUTO,A VIOLENCIA ERA INFINITAMENTE MENOR,O TRABALHADOR ERA RESPEITADO,NÃO TINHA DIREITOS HUMANOS PARA MARGINAIS,DAS DROGAS PRATICAMENTE NÃO SE OUVIA FALAR,NÃO SE MANDAVA DINHEIRO NOSSO PARA CUBA,VENEZUELA E SE DAVA REFINARIAS PARA A BOLIVIA.LULA ROUBOU ATE CRUCIFIXO !
28 de Oct / 2017 às 16h29
WASHINGTON-DARIO-LULA ESVAZIOU A CABEÇA DE VOCES E ENCHEU DE MERDA ! Ô COITADOS ! DURANTE O REGIME MILITAR AS MULHERES SOCIALISTAS NÃO FICAVAM CAGANDO EM PRAÇA PUBLICA,NEM MOSTRANDO SUAS BUNDAS PORTADORAS DE MANDIOCAS DA DILMA.TEM MAIS,MENINAS NÃO FICAVAM PEGANDO NOS BILAUS DE HOMENS PELADOS,CARTEIRA PROFISSIONAL ERA SALVO CONDUTO,A VIOLENCIA ERA INFINITAMENTE MENOR,O TRABALHADOR ERA RESPEITADO,NÃO TINHA DIREITOS HUMANOS PARA MARGINAIS,DAS DROGAS PRATICAMENTE NÃO SE OUVIA FALAR,NÃO SE MANDAVA DINHEIRO NOSSO PARA CUBA,VENEZUELA E NEM DAVAM REFINARIAS PARA A BOLIVIA.LULA ROUBOU ATE CRUCIFIXO !
29 de Oct / 2017 às 07h06
Gostaria de saber do cronista e professor se de fato ele entende que o Regime Militar só nos deixou sequelas? Devo ter a sua idade e se ele assegurar que, quem o fez tão bem formado não foram os colégios da época, eu vou duvidar. Tínhamos segurança, bom atendimento a saúde, ensino top, etc... Seu texto seria demais aplausível se não fosse tão notoriamente parcial; seu partidarismo o manchou, Prof. Otoniel!
29 de Oct / 2017 às 07h14
Pensem numa família consciente! Somos 47 membros que a compõe e votamos em Jair Bolsonaro 2 0 1 8. O resto?... não quero nem passar por perto para não contrair leptospirose. Desperta, Brasil!
30 de Oct / 2017 às 09h37
Nobre Professor, é notório sem talento com as palavras, teria sido melhor se o nobre professor esvaziar-se de seu partidarismo exacerbado. Um adepto escrever do Comunismo escrever sobre a temática proposto, não poderia ser diferente. Acredito que ditadura pior vivemos na atual modernidade. Quanto aos Evangélicos citado na sua crônica, utilizou a etimologia correta "Pseudos-Evangélicos", pois nem todos comungam da mesma opinião. A crônica teria sido melhor se o autor fosse desprovido de seu partidarismo e sua ideologia. Abraços
31 de Oct / 2017 às 15h15
Sobretudo, professor, Dom Helder Câmara, Dom José Rodrigues, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Evaristo Arns, figuras religiosas de alto valor intelectual e moral, que muito contribuíram pela Redemocratização do Brasil, sem esquecer de figuras políticas no quilate de: Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Pedro Simom, Paulo Brosart, Rômulo Almeida, Tancredo Neves, Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos e muitos do mesmo patamar. Ditadura jamais, nem de Direita e nem de Esquerda. "Tenho nojo de Ditador". (Deputado Ulisses Guimarães)
31 de Oct / 2017 às 15h19
Sobretudo, professor, Dom Helder Câmara, Dom José Rodrigues, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Paulo Evaristo Arns, figuras religiosas de alto valor intelectual e moral, que muito contribuíram pela Redemocratização do Brasil, sem esquecer de figuras políticas no quilate de: Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Pedro Simom, Paulo Brosart, Rômulo Almeida, Tancredo Neves, Marcos Freire, Jarbas Vasconcelos e muitos do mesmo patamar. Ditadura jamais, nem de Direita e nem de Esquerda. "Tenho nojo de Ditador". (Deputado Ulisses Guimarães)