Nesta quarta-feira (25) parte do efetivo do 9º Grupamento de Bombeiros participou de instrução com o técnico de segurança do trabalho da Petrobras, Wilker Petroceli. O objetivo foi capacitar o efetivo para as situações de vazamento de gases, principalmente em ambientes confinados. Uso de detector de gases portátil, que é utilizado como um equipamento para segurança do trabalho. Serve para detectar vazamentos, até mesmo em operações com risco de contaminação. Permite o trabalho seguro em ambientes perigosos, com facilidade e atendendo integralmente o disposto na NR33 – Espaços confinados.
O Salvamento em espaço confinado requer planejamento, técnicas e equipamentos diferenciados para o resgate, pois este atendimento difere do resgate de outros tipos de ações de salvamento. Operações de salvamentos nesses cenários já são altamente complicadas e, no caso de um acidente, o resgatista deve estar preparado para enfrentar um ambiente em condições totalmente adversas.
Para o Capitão BM Josemar dos Santos, chefe da Seção de Instrução, com o crescimento do parque industrial de Juazeiro, torna-se imperioso o conhecimento de técnicas e equipamentos que possa salvar vidas e reduzir os riscos para os Bombeiros. “Foi um momento importante, pois a área de segurança do trabalho vem crescendo, e o Bombeiro que também trabalha na parte de segurança e combate, tem que absorve novos conhecimentos”.
ACS 9º GBM/Enio Silva – Sargento BM
0 comentários