CENTRO DE EXCELÊNCIA EM FRUTICULTURA DO SENAR É INAUGURADO EM JUAZEIRO

Em solenidade bastante concorrida na tarde desta segunda-feira (23) com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior; do diretor geral do SENAR BRASIL, Daniel Carrara; do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (FAEP), Pio Guerra Junior; do superintendente do SENAR Pernambuco, Adriano Moraes; da superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães; do Vice-Governador da Bahia João Leão; do Prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim; do Deputado Federal Guiulherme Coelho; dos Deputados Estaduais Roberto Carlos e Eduardo Salles, da Bahia, e Odacy Amorim, de Pernambuco, além do Superintendente do Sebrae no Estado Jorge Khoury Hedaye, foi inaugurado o Primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Juazeiro.

A obra ficou pronta em apenas nove meses. Mais de 2.500 m² distribuídos em oito pavilhões, divididos em salas de aula, laboratórios práticos, salas de informática, auditórios, pavilhão multiuso e outros espaços. Todos modernos e climatizados. As salas são modulares e flexíveis. A responsabilidade social também foi pensada para todo o projeto, com acessibilidade garantida: piso tátil e banheiros adaptados em todo o Centro. 

Em entrevista ao Blog o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior disse que “o Vale do São Francisco foi escolhido para abrigar o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAR vocacionado para Fruticultura, o primeiro implementado pelo Sistema CNA/SENAR no Brasil, por ser o maior polo de fruticultura nacional, responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo país. Não há que se falar em crise, a região vai muito bem e com certeza, vai ajudar o País a sair desta situação de dificuldade” expressou.

 O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, atrás apenas da Índia e da China. Apenas em 2016, a produção nacional foi de 43 milhões de toneladas. O setor emprega 16% da mão de obra do agronegócio brasileiro. O objetivo do Centro é produzir conhecimento para potencializar ainda mais a produção brasileira de frutas, que já é referência no mercado internacional.

O Centro de Excelência está localizado no Loteamento Centro Industrial São Francisco e os jovens e adultos do campo, de todos os estados, que queiram investir numa carreira no setor Agro, vão poder estudar, de forma completamente gratuita, em Juazeiro. Um dos cursos oferecidos será o Técnico em Fruticultura, que irá formar profissionais para planejar, executar e controlar os processos deste segmento, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.

O Vice-Governador da Bahia João Leão também concedeu entrevista ao Blog Geraldo José e explicou a participação do Estado nesse empreendimento. “Juazeiro lidera há tempos o número de vagas de emprego na Bahia e no Nordeste, por esta razão recebe este centro de fruticultura que vai contribuir sobremaneira com o setor em nosso Estado. Nossa contribuição foi exatamente a doação da área onde foi construído este centro, o primeiro do Brasil com esta estrutura” declarou.

O Superintendente do Sebrae na Bahia Jorge Khoury também falou a nossa reportagem sobre esta grande conquista de Juazeiro “Na verdade é um empreendimento que talvez muitas não tenham ideia da importância deste Centro de Excelência em Fruticultura para a nossa região cuja produção vai estar nos mercados nacionais e internacionais. São dez centros que o SENAR vai construir no País e nós do Sebrae estamos muito felizes que o primeiro tenha sido instalado em Juazeiro, onde poderemos firmar parcerias e contribuindo com o setor agrícola para toda região”.

Com a feliz estampada no rosto o Prefeito Paulo Bomfim disse que “é uma grande satisfação receber este centro que vai ampliar ainda mais o nosso desenvolvimento e contribuir consideravelmente com a qualidade das nossas culturas. Estou muito satisfeito, Juazeiro continua no rumo certo”.

Da redação Fotos Geraldo José