No último final de semana, o distrito de Juremal, interior de Juazeiro, sediou o III Festival do Doce de Leite, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL).
Segundo a Agência de Desenvolvimento Econômico do município, o volume de negócios ultrapassou os R$ 150 mil, desde a comercialização do doce, incluindo ainda artesanato, culinária, artefatos decorativos, cosméticos e vestuário, bares e lanchonetes da localidade.
Para a doceira Osvaldina Gonçalves Evangelista, o festival tem possibilitado o crescimento e a divulgação dos seus produtos. “Sou filha do distrito, há anos produzo e comercializo doces e outras guloseimas. Nunca tive essa visibilidade que adquiri após a realização do festival. Hoje tenho encomendas durante o ano todo, só tenho a agradecer”, externou satisfeita a doceira.
O Doce de Leite de Juremal é fabricado de forma artesanal e produzido há cerca de um século. “O festival tem uma grande importância para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia, pois tem fomentado cada vez mais o setor. Continuaremos incentivando a produção de doces e dos seus derivados, produzindo mais diversidade na economia de Juazeiro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.
O Festival ainda ofereceu aos visitantes e comunidade apresentações culturais, exposição, comercialização de artesanato e produtos da culinária local, além da realização do Cadastro Ambiental Rural (CEFIR) pelo STRJ, shows musicais, degustação de doces e homenagem ao filho do distrito, Aloísio Leite Xavier, o popular Dino de Juremal.
De acordo com o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), esse ano o festival apresentou uma participação maior do empreendedorismo, pois além dos doces, também foram apresentados produtos de beleza, do vestuário local e do artesanato regional. “O projeto se consolida ainda mais nessa edição, com a confraternização dos filhos de Juremal que moram em outras cidades e o resgate artístico e cultural”, declarou.
“É a primeira vez que participo da festa e estou gostando muito, pois tudo foi muito organizado. Quero voltar no próximo ano com mais produtos, com mais artesanato para enfeitar ainda mais essa linda festa”, declarou o artesão Genival José.
A Prefeitura e parceiros vêm buscando transformar o distrito em um centro de referência de resgate da culinária artesanal, promovendo a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida. “Essa parceria entre a prefeitura e a associação, ocorre há três anos na realização desse importante evento e da feira de caprinos e ovinos. Todos nós, distrito e município só temos a ganhar com essa parceria”, disse o presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico de Juremal, Frank Evangelista Chaves.
O evento também contou com a parceria da ADAB, SEBRAE, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste, CESOL, UNEB, Polícia Militar da Bahia, CONSTESF, Câmara Municipal de Juazeiro, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e UNIVASF.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
0 comentários