Os estudantes Lucas da Rocha Santos, 15 anos, e Cícero Leandro da Silva, 13, do 8º ano e a professora e orientadora Cida Nunes, do Colégio Estadual Maria José Lima Silveira, localizado em Sobradinho (574 km de Salvador), foram premiados, no sábado (21), durante a II Mostra de Iniciação Científica do Sertão do São Francisco (MICSESF), em Juazeiro. O evento, realizado no campus da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), contou com uma mesa temática sobre Educação Científica e Educação Contextualizada, espaço de diálogo sobre Ciência e Território Semiárido, além da exposição de 50 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por estudantes.
Com o projeto “Barco sustentável: análise de conservação”, Lucas e Cícero conquistaram o 2º lugar, na categoria Júnior Menor. O projeto, voltado para a sustentabilidade, propõe o monitoramento da vida aquática do Rio São Francisco e, também, visa conscientizar a população sobre os riscos da poluição do rio.
Para os estudantes, esta foi uma boa oportunidade para troca experiências fora da sala de aula. “Estamos muito contentes com o resultado, pois mostra que estamos no caminho certo. A gente tenta sempre conquistar o primeiro lugar, mas atingirmos o segundo lugar também é muito compensador. Agora, estamos na expectativa para a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA)”, diz empolgado, Lucas Santos.
A professora Cida Nunes foi premiada em 1º lugar na categoria Experiência Pedagógica e diz que ficou muito emocionada. “Fiquei sem palavras. A premiação é algo que vem selar o compromisso com a Educação, com o dia a dia com nossos alunos, de validar que uma atividade focada na teoria e na prática, com envolvimento da comunidade escolar, é garantia de êxito na aprendizagem e estímulo para sempre trilharmos no campo da iniciação científica”, afirma a educadora.
Ascom PMJ Fotos: Divulgação
0 comentários