O Centro vai oferecer formação profissional gratuita para pessoas de todo o País e impulsionar a produção nacional de frutas
O Vale do São Francisco foi escolhido para abrigar o Centro de Excelência em Fruticultura, o primeiro implementado pelo Sistema CNA/SENAR no Brasil. Com 2.550m² e infraestrutura moderna, o Centro foi construído em Juazeiro, município baiano situado no Vale do São Francisco. O equipamento está localizado no Loteamento Cetro Industrial São Francisco e será inaugurado na próxima segunda-feira (23/10), às 17h, pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, com a presença de autoridades da região; deputados; e representantes da CNA, do SENAR, do governo do Estado e de instituições ligadas ao Agro.
A região do Vale do São Francisco foi escolhida por ser o maior polo de fruticultura nacional, responsável por gerar 240 mil empregos diretos no campo, e por produzir 98% da uva e 90% da manga exportada pelo Brasil. O objetivo do Centro é produzir conhecimento para potencializar ainda mais a produção brasileira de frutas, que já é referência no mercado internacional.
Pessoas de todos os estados, que queiram investir numa carreira no setor Agro, vão poder estudar, de forma completamente gratuita, em Juazeiro. Um dos cursos oferecidos será o Técnico em Fruticultura, que irá formar profissionais para planejar, executar e controlar os processos deste segmento, de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.
O Centro de Excelência em Fruticultura é o primeiro de uma rede integrada de ensino, que vai disseminar conhecimento, inovação, e incentivar a pesquisa e o empreendedorismo. Outros Centros serão construídos em diferentes regiões do país, vocacionadas para as diversas cadeias produtivas da agropecuária e para a gestão e empreendedorismo.
O Centro vai operar em até três turnos oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnico de nível médio e Superior de Tecnologia, presenciais e a distância. Os alunos vão poder contar com instalações modernas, com salas de aula modulares e flexíveis, dotadas de central multimídia e recursos tecnológicos; área de convivência e alimentação; laboratórios didáticos de pesquisas e de informática; bibliotecas; estacionamento; entre outros espaços.
Formação Técnica em Fruticultura
O Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, é presencial e gratuito. O currículo modular permite que o estudante identifique sua trajetória formativa. Jovens e adultos podem optar pela realização do curso completo, e obter ao final a habilitação técnica, ou participar das qualificações que permitem as saídas intermediárias, com possibilidade de retorno imediato ao mercado de trabalho.
O mercado de trabalho do Técnico em Fruticultura é amplo. Ele poderá atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comércio de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.
Outras ofertas
O Centro também vai oferecer em torno de 40 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificar jovens e adultos para atuarem no setor produtivo. E ainda cursos de Aprendizagem, que serão desenvolvidos pelo SENAR em parceria com empresas ligadas ao setor de fruticultura, para atender diretamente a necessidade de mão de obra qualificada.
Serviço:
Data Inauguração: 23 de outubro de 2017.
Horário: 17 horas.
Local: Centro de Excelência em Fruticultura. Loteamento Centro Industrial São Francisco, n. º 992, lote 12 a 15, quadras Q – I – D, João Paulo II, Juazeiro/Ba, CEP: 48.908-000.
Ascom FAEB
3 comentários
19 de Oct / 2017 às 21h15
VALEU A PENA O SENAR SE INSTALAR EM JUAZEIRO, PARA TRAZER CONHECIMENTO E OPORTUNIZAR, PARA O HOMEM DO CAMPO.
19 de Oct / 2017 às 21h15
Espero disseminar notícias dos avanços desse polo de fruticultura, como muito orgulho por oferecer ao povo juazeirense, oportunidade de crescimento desde auto estima, e economicamente ativos, contribuindo para o Brasil.
20 de Oct / 2017 às 08h51
Parabéns Juazeiro por esse presente, quando a gente tem que elogiar, elogia e quando temos que criticar, criticamos. Só peço pelo amor de Deus só digam que foi Paulo Bonfim e Isaac que trouxeram. Chega de aproveitadores de obras alheias.