A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, estão trabalhando este mês a campanha Outubro Rosa, que faz uma alerta sobre o câncer de mama. Diversas atividades estão sendo desenvolvidas com o intuito de promover a conscientização sobre a doença e os cuidados com a saúde da mulher.
Na UPAE, por exemplo, foi realizada nesta quarta-feira (18) uma palestra sobre o tema com uma aula sobre o autoexame. “Tentamos mostrar de forma prática a realização do exame das mamas, que deve ser feito uma vez por mês, sempre após o período menstrual. Lembrando que o mesmo deve ser realizado por mulheres a partir dos 20 anos e que essa é apenas a primeira forma de precaução”, alerta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente, Martapolyana Torres.
A campanha está sendo trabalhada na Unidade pela enfermagem e serviço social, que além das palestras tem distribuídos folders e se colocado à disposição para dúvidas e esclarecimentos. “É o nosso papel atuar também na prevenção e promoção da saúde”, destaca a supervisora Nazaré Cunha.
Da mesma forma o Hospital Dom Malan vem trabalhando o Outubro Rosa. “Nós apostamos na sensibilização, na força das redes sociais e no impacto dos depoimentos para atingirmos o nosso objetivo que é o de falar sobre o câncer que mais acomete as mulheres no Brasil”, justifica a supervisora do serviço social do HDM, Kátia Silene.
Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo estão: rodas de conversa; campanha online, onde funcionários, colaboradores e usuários podem tirar fotos com as placas disponíveis na área comum do hospital para postar nas redes sociais apoiando a iniciativa; e palestras educativas.
Essa semana foi a vez do Alojamento Canguru receber as ações e nos próximos dias acontecerá um momento de sensibilização com as mães da Casa de Apoio. “Especificamente aqui no Canguru nós tentamos tirar o foco das mulheres com relação a mama, pois aqui fala-se muito em amamentação. Então, nós pedimos que elas olhassem para os seios sob o aspecto do cuidado e da proteção”, relata a médica Flávia Guimarães.
Entre todas as atividades desenvolvidas, nenhuma emocionou mais do que a do depoimento de Cléssia Lima dos Santos, que descobriu o câncer de mama no mesmo dia da revelação da sua terceira gestação. “Vivi momentos muito difíceis, mas com Deus e a equipe que encontrei no Dom Malan consegui superar tudo e no próximo mês Sam completa um aninho de vida. Fiz a minha cirurgia para retirada do tumor no hospital e fiquei durante dias no alojamento conjunto com o meu bebê que nasceu prematuro. Recebi muito apoio e hoje estou aqui para contar essa história”, disse emocionada às mães.
Recado melhor não pode ser passado no Outubro Rosa. “Sou a prova viva de que o câncer pode ser vencido, mas para isso as mulheres precisam se cuidar e não ter medo de enfrentar a doença. Suspeitei do meu CA durante um autoexame e logo procurei um mastologista. Acredito que foi essa coragem fez toda a diferença”, finalizou Cléssia.
Ascom/UPAE/IMIP
0 comentários