A leitora Karine entrou em contato com o Blog solicitando ajuda no sentido de mobilizar o Governo do Estado, a Casa Civil, Defesa Civil e Governadoria para uma ação efetiva contra o incêndio em Pilão Arcado no território Sertão do São Francisco: “A Caatinga, os animais, as famílias e toda a biodiversidade pedem SOCORRO!” expressou na mensagem a este veículo de comunicação.
Já se passaram mais de doze dias de incêndio na caatinga na zona oeste do município de Pilão Arcado, entre os povoados de Mandarino, Brejo da Serra, Jurema dos Devesas e Zé Lopes.
O incêndio já destruiu mais de 200 hectares do bioma caatinga, matando animais silvestres e atingindo dezenas de propriedades rurais sem falar nos riscos que à população está enfrentando.
O vereador Luiz Claudio e o funcionário da prefeitura Onildo Lopez estiveram sábado (12/10) na região para realizar o reconhecimento das áreas atingidas e assistir de perto a magnitude da situação e conceder apoio à população, visto que até o momento o corpo de bombeiros regional não se manifestou. ”Estamos aqui para realizar o reconhecimento da área e conceder total a apoio as populações” disse o vereador Luiz Claudio.
O corpo de bombeiros mais próximo está à cerca 300 km, na cidade de Juazeiro, não existe brigadistas e os moradores não foram treinados para enfrentar situação como esta.
Com informações de Karine e Thiago Peixe
2 comentários
16 de Oct / 2017 às 12h45
É pura verdade a reportagem sobre o incêndio que está ocorrendo nessa região do município de Pilão Arcado, há várias semanas, dia e noite, o fogo devastando tudo, e nenhuma providência foi tomada até o momento para deter esse incêndio. A coisa é tenebrosa, não é alarme não, é coisa séria. Já basta a seca do Rio São Francisco, ainda vem esse incêndio no Município de Pilão Arcado, para abater a flora e a fauna que ainda restava.
17 de Oct / 2017 às 12h19
Estamos todos perplexos e amedrontados com essa situação. Converso dia e noite com moradores e pessoas que nos visita e todos de forma a lacrimejar os olhos falam desse fogo. Oremos a Deus que providências divinas sejam tomadas imediatamente, pois estamos correndo riscos enormes. Será obrigado décadas de anos para recuperar o bioma que já nem sabemos se será possível. Clamamos às autoridades que nos escute nesse momentos.