Duas novas reclamações contra a queima da palha da cana por parte da empresa Agrovale chegaram à nossa redação este final de semana. No sábado, dia 14, o leitor João Marcos dos Santos Melo enviou fotos da fumaça invadindo os residenciais Juazeiro I, II e III, fumaça esta oriunda da queima da cana.
Segundo o denunciante, na madrugada de sábado (14), mais uma nuvem de fumaça invadiu o conjunto habitacional causando transtornos aos moradores. “Duvido uma criança ter saúde aqui em meio a esta fumaça” expressou João Marcos. Veja o vídeo:
Neste domingo, foi o pessoal do Salitre, que se manifestou nas redes sociais, reclamando da fuligem oriunda da queima da palha da cana, invadindo e sujando seus lares. Confira:
Gente o pessoal do médio Salitre, que abrange as comunidades de Junco, Tapera, Baixa das Neves, Umbuzeiro, Barauna, Angico, Gangorra, Alfavaca e demais comunidades vizinhas já não aguenta mais os transtornos causados pela queima da cana da empresa Agrovale que se instalou aqui próximo nessa região do Salitre.
Além dos resíduos da queima da cana que deixam as residências bastante sujas tem o maior problema que é a fumaça! Não dá para respirar direito, nossas crianças já não dormem direito por conta dessa fumaça que incomoda bastante deixando assim todos preocupados sem saber qual o prejuízo que teremos no futuro em relação a nossa saúde!
Em nome do povo do Salitre peço que alguma autoridade venha solucionar esse problema, pois todos querem resolver pacificamente. A população pede socorro urgentemente!
Realmente é preocupante isso, pois tem semanas que já não temos sossego mediante a tudo isso!
14 comentários
15 de Oct / 2017 às 09h25
Estes do salitre vao ter o que falar de agora em diante. Sempre se deram de vítima e todos sabem q nao sao santinhos do pau oco. Ameaçam e se sao de inocentes. Por isso sao Comunidades pobres.
15 de Oct / 2017 às 10h11
Com todos problemas , agrovale é a maior empresa aqui da região , sí uma empresa desse porte fechar as portas a população de Juazeiro vai sentir um empacto gigantesco , agrovale uma das maiores e melhores empresas da região.
15 de Oct / 2017 às 11h50
Morei em Juazeiro há muitos anos atrás, a situação era horrível a queima da palha de cana pela Agrovale era insuportável, provocando na população de Juazeiro grande número de doenças nas crianças e nos idosos que não podiam respirar livremente e as consequências eram desastrosas. Não tive outra alternativa senão para continuar viva com meus filhos, aconselhada por um médico que o melhor para nós é mudarmos, imediatamente de Juazeiro e assim procedi. Vendo essa reportagem após vários anos percebo que a situação agrava-se cada vez mais provocada pela Agrovale. A solução depende dos políticos.
15 de Oct / 2017 às 12h20
O poder econômico pode tudo. Onde estão os órgãos da justiça, vereadores, prefeito? Infelizmente essa situação irá perdurar por muitos anos.
15 de Oct / 2017 às 12h36
A Agrovale pide ser a maior empresa do mundo mas tem que se adequar as normas ambientais e respeitar a população. Isso é um absurdo. Cade o Ministério Publico que não age? Por favor geraldo faça uma matéria sobre o assunto e uma mesa redonda de entrevista com o pessoal da Agrovale do Ministério Publico e um Vereador da Comissao do Meio Ambiente do Inema e do Ibama.
15 de Oct / 2017 às 13h31
Adilson, ninguém aqui está dizendo o contrário sobre a agrovale. Reconhecemos a sua importância econômica para a região. No entendo, medidas ecológicas precisam ser tomadas. Sou vítima dessa queimarem todos os dias... esse pó preto entra todos os dias na minha casa causando um grande transtorno. Sem falar que pesquisar comprovam q esse pó pode vir a causar câncer ao longo do tempo. Atenção Ministério Público vamos atuar nisso. Não dá pra viver com isso. Tomem medidas resolutivas pelo amor de DEUS.
15 de Oct / 2017 às 13h33
Não é só a população do salitre que pede socorro não. Moro no bairro country club em Juazeiro e vivo isso todos os dias. Limpamos nossa casa e minutos depois está tudo sujo. Isso é um absurdo! Autoridades competentes cadê vcs ? Certamente esse pó Ainda n caiu nas vossas casas, pois é angustiante viver essa realidade .
15 de Oct / 2017 às 15h51
Oi Geraldo fiquei triste com a notícia da morte de Neto Tintas, gente boa. Que Deus esteja confortando a família desse guerreiro figura alegre e amiga
15 de Oct / 2017 às 15h55
Oi Geraldo fiquei triste com a notícia da morte de Neto Tintas, gente boa. Que Deus esteja confortando a família desse guerreiro figura alegre e amiga
15 de Oct / 2017 às 16h50
E assim quando tem uma empresa pra dar emprego a população o povo não da valor imagina o comércio local vereadores prefeito tem de incentivar uma empresa dessa pra não mudar de cidade ........
15 de Oct / 2017 às 17h48
Concordamos com a Adilson. A palha suja, mas afinal as pessoas tem que varrer suas casas mesmo, como hábito de higiene. Quanto dizer que faz mal a saúde, ainda não vi nenhum caso que estivesse comprovadamente relacionado a fuligem.
15 de Oct / 2017 às 18h20
Essa fumaça imoral advinda da agrovale invade toda a Juazeiro, aqui no bairro centenário também é insuportável conviver com essa maldita fumaça que adoeçe a crianças e adultos. A Agrovale precisa ser responsabilizada por esses agravos, e não adianta abaixar a cabeça e se conformar com esse absurdo sob a justificativa de que é uma empresa importante. Atenção AGROVALE busque uma forma de minimizar o inconveniente dessa fumaça generalizada pela cidade. ISSO É UMA VERGONHA!
16 de Oct / 2017 às 00h26
Francisco Medeiros seu comentário parece até uma piada. Realmente vc não tem noção da dimensão desse caso e vem aqui escrever asneiras. Primeiro que limpamos nossas casas todos os dias e antes mesmo de terminamos já está tudo sujo de novo. Segundo que existem SIM pesquisas feitas pela USP sobre doenças causadas pela fuligem, a exemplo do câncer. Vamos se informar antes de vim propagar o que de fato não sabe. Se vc está falando isso é pq sua casa não é atingida e vc não vive esse pesadelo. Coloque-se no lugar dos outros
16 de Oct / 2017 às 06h34
Por a demora de fazer um artigo sobre a politicagem do grupo isaac e Bomfim e vereadores amestrados? Por que Otoniel? pelo menos, tente.