Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro para 75 anos (IBGE 2016), homens e mulheres têm se preocupado cada vez mais com a possibilidade de um envelhecimento saudável. Alimentação correta, prática regular de atividade física e uma mente longe de estresses são apenas algumas dicas para uma velhice vivaz, segundo o médico Jacques Waisman.
Segundo Waisman, beber água e possuir um sono de qualidade são outros fatores essenciais para manutenção de uma vida longeva. Na alimentação, ele recomenda evitar itens ricos em açúcar, como refrigerantes, sucos de caixinha, achocolatados e os que possuem gordura vegetal hidrogenada ou gordura trans, como batata frita de pacote ou de fast-food, biscoitos recheados, pipoca de micro-ondas e sorvete. Na contramão da indicação de superalimentos estrangeiros, ele sugere adicionar ao cardápio do dia-a-dia o abacate, ovos, óleo de coco, couve, cacau e chocolate amargo (veja, ao final na matéria, box com propriedades de cada alimento).
Ele alega, ainda, que nunca é tarde para começar a se exercitar - ainda que a pessoa tenha levado uma vida sedentária. "É recomendadíssimo iniciar a prática regular de exercícios físicos em qualquer idade, independente de um histórico anterior de vida sedentária, desde que acompanhada por um profissional habilitado para respeitar os limites de cada etapa da vida. O exercício físico estimula a liberação de neurotransmissores que trazem a sensação de prazer, o que beneficia com bem estar a mente".
Jacques Waisman é um dos quatro palestrantes do seminário Segredo Supremo, que será realizado a partir das 19h30 da próxima terça-feira (17), no restaurante Da Vila, em Petrolina. Ele se junta à ortodontista Mariana Lopes, a dermatologista Eliana Lopes e do nutrólogo Gilberto Barbosa para abordar quatro aspectos da medicina integrativa e sistêmica para promoção do equilíbrio físico e psíquico. O evento é gratuito para convidados.
Ascom-Paula Teothonio
0 comentários