A redação do Blog recebeu denúncia acusando a Maternidade Municipal de atendimento a mulher gestante. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Juazeiro foi comunicada da denúncia. Leia na integra email de Janaína Cristo:
"Quando a pessoa acha que por causa de tantas denúncias a situação da Maternidade Municipal vai mudar ,"só achamos" ! porque a situação não é boa, faz um mês que tive meu bebê na maternidade, passei por uma situação difícil traumática visto que, eles fazem de tudo para gente ter normal. Vê que a pessoa não tem condições e mesmo assim, eles ficam induzindo. No meu caso só fizeram a cesariana quando eu não aguentava mais e disse que ia denúnciar. Meu filho nasceu com a cabecinha com um hematoma, levei um baita susto, pois a cabeça dele ficou muito tempo presa no canal, mas graças a Deus meu filho está bem. Porém, hoje minha amiga está pedindo orações pelo seu bebê, pois o mesmo aconteceu com ela, posto que a mesma não tinha como ter a criança normal mesmo assim eles induzindo ela ter, acabou que ela teve que fazer a cesariana e a criança está em observação e o pai de Miguel está pedindo oração a todos.É muito triste o que está acontecendo com várias pessoas naquele hospital. Fui vitima e tenho fé em Deus não pisar naquele lugar mais, porém fica a dúvida vai precisar acontecer o que para mudar essa realidade? Desde já Agradeço".
Resposta da Secretaria de Saúde sobre atendimento na Maternidade de Juazeiro
A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que a Maternidade de Juazeiro segue os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, que prioriza o parto normal como conduta inicial das gestantes de baixo risco, conforme aconteceu nas duas situações relatadas pela leitora.
Reforça ainda o compromisso em manter as condutas dos serviços prestados na Maternidade baseadas nas evidências científicas mais atuais, garantindo a educação permanente para manter a equipe treinada e atualizada, de forma que preste melhor assistência às mulheres da região. A Sesau também informa que a recomendação da gestão municipal é que os atendimentos realizados em todos os serviços da rede sejam feitos de forma humanizada.
Com relação as situações descritas pela leitora, a Secretaria destaca que os prontuários foram avaliados e não foram encontrados erros na conduta adotada. No primeiro caso, a senhora Janaína deu entrada na Maternidade com indicativo para o parto normal. Entretanto, como o período expulsivo se manteve prolongado, foi realizada a indicação do parto operatório, com a recepção do recém nascido sem intercorrências.
Sobre a segunda situação, a paciente deu entrada no serviço às 06h14, recebendo atendimento médico imediato, apresentando 8cm de dilatação e com histórico de sete partos normais anteriores. O parto ocorreu às 08h, mas como a criança nasceu com dificuldades respiratórias, o primeiro atendimento médico com o neonatologista foi realizado na unidade, e o bebê foi transferido para o Hospital Dom Malan, que é a referência regional para este tipo de atendimento.
20 comentários
11 de Oct / 2017 às 07h45
Numa cidade onde não há justiça, tudo pode aqui é terra de coronel manda quem pode , os vereadores, promotores (longe de serem salvador da pátria ) , justiça, nada funciona. O povo merece e vem coisas piores . Enquanto o povo não para de ser massa de venda pra esses raposas da política viveremos nessa juazeiro . Queria ver a POLÍCIA FEDERAL CURITIBANA EM JUAZEIRO
11 de Oct / 2017 às 08h06
Isso ai é exclusivo de quem recebe BOLSA FAMÍA," quem pode mais chora menos" Nunca vi ai até pq já tive ai algumas vezes a mulher de um VEREADOR, do PREFEITO, de EMPRESÁRIO ou algo semelhante, ai ta mais pra uma CASA de HORRORES do que uma casa de saúde, estrutura física de péssima qualidade, profissionais que DEIXA a desejar, não tem material de expediente ou tão pouco o de ambulatório. O prefeito só anda ai qdo joga uma LATA DE tinta na parede.
11 de Oct / 2017 às 08h47
Não duvido que pode ter havido excessos no atendimento, mas o fato é que a sociedade vive a cultura do parto cesárea, e acha que não é possível ter normal sem que haja sequelas. E todo o processo que insista no parto normal é como se isso fosse uma castigo para a mulher, mas não é. É preciso avaliar cada caso, mas a questão maior é que não dá para indicar o parto normal, mesmo que humanizado, quando a gestante não está aberta para tal. É preciso iniciar a discussão da importância do parto normal, conscientizando sobre violência obstetrícia e riscos da cesárea já no pré-natal, no posto.
11 de Oct / 2017 às 08h58
Tenho vergonha da cidade de Juazeiro, onde pessoas totalmente despreparadas ocupam cargos e funções que não condiz com as qualificações.Usam os cargos da prefeituras para deixarem pessoas que não entendem nada. E assim Juazeiro vai vivendo. Prefeitura cabide de empregos. E as pessoas se acham só pq está enrolando na prefeitura e não entendem nd. Foi a população que elegeu seus governantes. Agora choram.... Meus pesames....
11 de Oct / 2017 às 09h00
Me diga qual das secretarias de Juazeiro está funcionando. ..ou prestando? Nenhuma.
11 de Oct / 2017 às 09h14
É triste e comovente o que essas mães estão passando ,diante o péssimo atendimento na maternidade da mulher , as autoridades precisam urgentemente tomar providências , inclusive vou dar uma sugestão ao blog ,pelo o que sabemos o dono do Blog é um grande jornalista ,porém poderia procurar o ministério público e saber em foco o que se tem feito e o que será feito para que casos como esses e outros não venham acontecer . Fica a dica . Pois fica um jogo de empurra empurra ,as pessoas denunciam ,a sec de saúde manda uma nota e fica por isso mesmo ,meio obsoleto.. O povo oh!
11 de Oct / 2017 às 09h31
O que precisa acontecer para que o ministério publico se pronuncie a respeito dos acontecimentos na maternidade, a todo mau procedimento a maternidade através da sua assessoria municipal tem um discurso pronto e com isso os maus tratos vão acontecendo dia após dia sem uma resposta a sociedade porque a maioria dos pacientes são pessoas simples não são pessoas influentes, se fossem já teria resolvido.
11 de Oct / 2017 às 09h45
Açougue publico. Quantas denúncias mais vão ser necessárias para que o MP tome providências enérgicas?
11 de Oct / 2017 às 09h47
Açougue publico. Quantas denúncias mais vão ser necessárias para que o MP tome providências enérgicas?
11 de Oct / 2017 às 10h41
ESSA NÃO É A PRIMEIRA "MARMOTA" e é triste dizer isso: NÃO SERÁ A ÚLTIMA... Pelo menos nesses 3 anos e 2 meses que nos restam com essa "prefeitura bonfiniana" onde se disponibiliza cargos para seus asseclas que nada entendem do ofício a ser assumido, é assim que iremos sofrer. Podem acreditar no que eu digo. Enquanto estivermos sob o "jugo" de mandatários esquerdistas não esperem dias melhores. E olha que eles "teoricamente" não são culpados dessa bagaceira toda não. Culpados, sim, formam os 56% dos eleitores juazeirenses que colocaram eles lá no poder! A nós, só nos resta lamentar...
11 de Oct / 2017 às 11h13
Tem uma chefe de enfermaria lá Deus livre dez vezes que não sei o que esta senhora ainda faz na maternidade. Relatos de pacientes e técnicas de enfermagem, maqueiro porteiro atendentes pacientes público geral " essa senhora só não bate de chicote no povo porquê o vaqueiro levou... esperamos que a secretária de saúde tome as providências com essa senhora.
11 de Oct / 2017 às 11h29
Eu estou gestante eu fui lá semana passada recorrer ao atendimento médico a estrutura que aquele hospital tem e desumano para que esta prestes a dar a luz eu vi gestantes dormindo em banco de madeira prq não tinha mais leito disponível isso me leva a crer e me dá receio muito grande de quando eu for ganha minha bebê, cadê o prefeito de juazeiro que toda sexta tem obra, cadê o prefeito de juazeiro que sempre mostra na televisão propaganda enganosa sobre a saúde de juazeiro?sendo que a saude de juazeiro está vivendo o pior caus Senhor prefeito Seja homem trabalhe direito.
11 de Oct / 2017 às 12h36
Gente nao adianta fazer denúncia em rádio se não ir ai MPE , a justiça normalmente ela funciona quando é provocada . estão procurem o MPE faça sua denúncia . E a outra coisa não esqueçam de votarem nestes mesmo políticos nas próxima eleições ok, Lembro muito bem que anos atrás o prefeito Joseph perdeu as eleições pelo o comportamento e arrogância de alguns dos seus secretariado , e o que eu veja nesta adm atual é muito arrogância de alguns que se acha o tal na secretária da prefeitura . a gente percebe as nota que a prefeitura manda para falar do fato o corrido.
11 de Oct / 2017 às 14h05
O segundo caso q Janaína falou não foi esse relatado pela secretaria, foi o caso da minha esposa,pois meu filho está numa situação complicada,transferido para o Dom Malan...peço oração a todas as pessoas que tem fé,para que meu filho saia dessa
11 de Oct / 2017 às 14h13
E por sinal ,esse hospital chamado clise é uma porcaria ,relacionada a estrutura ,muita coisa quebrado ,não é um lugar digno de um ser humano ,eu pude presenciar algumas coisas la dentro;paredes quebradas ,faltam tomadas,muita coisa...
11 de Oct / 2017 às 14h15
É assustador a falta de humanização que as gestantes são tratadas e vergonhoso uma cidade no porte de Juazeiro ter que mandar pacientes para Petrolina por não ter um hospital que suprema as necessidades das pacientes. Consequência um momento que deveria ser de alegria para as mães e os bebês acabam sendo traumáticos, isso é Lamentável.
11 de Oct / 2017 às 14h20
E por sinal ,esse hospital chamado clise é uma porcaria ,relacionada a estrutura ,muita coisa quebrado ,não é um lugar digno de um ser humano ,eu pude presenciar algumas coisas la dentro;paredes quebradas ,faltam tomadas,muita coisa...
11 de Oct / 2017 às 14h53
Essa maternidade de Juazeiro ja deveria ter sido avaliada a muito tempo, tive minha filha em 2003 e me lembro do deboche das enfermeiras e o descaso dos médicos, o pior lugar que já vi pra se ter um filho,desprezo total com a população de Juazeiro.
11 de Oct / 2017 às 15h21
mas os comerciais na emissora de televisão não dizem que a saúde está as mil maravilhas??!? e o dinheiro gasto com tanta propaganda não dava pra implantar a uti neonatal?
11 de Oct / 2017 às 15h23
O mesmo aconteceu com minha filha no último sábado ,pois 5dias antes a médica de plantão pediu pra retornar no sábado poisnao tinha material cirúrgico e o médico que a recebeu disse que a mesma só ficarria enternada se tivesse uma ultrassonografia . Pois me desesperei e paguei uma de urgência , voltando com o resultado ficarão com ela até 21horas e transferiram pra o domalan ,onde o médico de lá disse que não tinha necessidade e a maternidade daqui está acostumados a mandar pra lá com preguiça de fazer a cesariana.