Com sete peças concorrentes, a organização do Festival de Teatro Wellington Monteclaro divulgou a programação oficial do evento que se realiza no período de 10 a 15 de outubro. Realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a competição acontece pelo segundo ano consecutivo.
Dois convidados especiais estarão apresentando seus trabalhos na abertura e no encerramento do Festival. No dia 10, às 20 horas, o artista Sebastião Simão Filho apresentará o monólogo ‘Odemar’, baseado na obra do poeta português Fernando Pessoa. E no dia 15, antes que as cortinas se fechem, será apresentado o clássico ‘Antônio meu Santo’, texto do ator e diretor Hertz Félix, inspirado no original de João Augusto.
Concorrentes
A sala principal do Centro de Cultura João Gilberto será o palco para apresentação das peças concorrentes, a partir da quarta-feira 11, em dois horários: 18h e 21h.
‘Uma certa moça Clarice’, de classificação livre, abre a competição na quarta-feira 11, às 18 horas. A peça é inspirada na obra de Clarice Lispector ‘A hora da estrela’, e tem no elenco Ana Cecília Araújo e Lineker Pereira Silva. Às 21 horas, será a vez de ‘O beijo da Mulher Aranha’, apresentado por Jorge Luiz Vieira, Elder Ferrari, Hertz Félix e Hebert Gonçalves. Baseado no livro de Manuel Puig, rendeu filme de sucesso dirigido por Hector Babenco. Tem a faixa etária para 16 anos.
No dia 11, às 21 horas, o premiado dramaturgo santista Plínio Marcos será homenageado na peça ‘3 x Plínio Marcos’. Classificado para maiores de 18 anos, os atores José Lírio de Costa, Jackson Vicente e Zuleika Bezerra darão vida aos variados personagens da obra encenada.
O ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ será um presente para a garotada que comparecer ao teatro na sexta-feira 13. Com classificação livre, a peça conta as peripécias da boneca Emília, eternizada na obra de Monteiro Lobato.Ludmila Souza e Rick Mairo encabeçam o elenco que ainda tem Ruan Medrado, Breno Kael, Taíse Haila, Jorge Malone, Eduardo Souza e Ludnanda Nogueira.
E a noitada se encerra às 21 horas, com a apresentação de ‘Gonzagão, cordel da seca do Nordeste’, classificação para maiores de sete anos. No elenco, os artistas Breno Silva, Rael Silva e Vitória Lima, Vitória Lima, Rayelle Dias, Jonathas Kauan, Luis Carlo Lima, Luana da Silva e Walter de Oliveira.
No sábado, 14, haverá apenas um concorrente em cena, às 18 horas. Trata-se da peça ‘Chico e Flor’. No palco, dois atores: Antônio Verenaldo Martins e Juliene Moura da Silva, representando os personagens do título.
A última peça concorrente será apresentada no domingo 15, às 18 horas. ‘A herança de uma partilha’, de classificação livre, é uma adaptação da obra de Miguel Fallabela ‘A partilha’, sucesso transformado em novela pela Rede Globo de Televisão. Nilton Miranda e Ricardo Matos interpretam duas irmãs que se reencontram no velório da mãe.
A entrada é franca, mas como os lugares são limitados, a organização sugere a chegada do espectador pelo menos meia hora antes do horário do início do espetáculo, para poder retirar o ingresso na bilheteria.
Premiação
De acordo com o edital, sete troféus serão distribuídos entre os concorrentes, cada um homenageando um artista local.
Confira a relação:
- MELHOR ESPETÁCULO - TROFÉU CLÁUDIO DAMASCENO
- SEGUNDO MELHOR ESPETÁCULO -TROFÉU LUCIEN PAULO
- TERCEIRO MELHOR ESPETÁCULO - TROFÉU SAMUEL LEITE
- MELHOR DIREÇÃO – TROFÉU BEBELA
- MELHOR ATOR – TROFÉU DEVILLES SENA
- MELHOR ATRIZ - TROFÉU ESMELINDA PERGENTINO
- PRÊMIO ESPECIAL DO JURI POPULAR – TROFÉU HERTZ FÉLIX
0 comentários