Quinta-feira (05), apenados do Conjunto Penal de Juazeiro receberam serviços especializados de saúde, como: coleta de exames laboratoriais, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), eletrocardiogramas e consultas cardiológicas. A ação promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro teve o objetivo de iniciar o acompanhamento dos 35 pacientes diagnosticados com hipertensão que estão reclusos no local.
De acordo com o diretor do Conjunto, Manoel Thadeu, a unidade já conta com uma equipe de saúde multiprofissional, composta por assistente social, médico, enfermeiro, nutricionista, dentista, pedagogo e psicólogo. O serviço é ofertado por uma empresa contratualizada pelo Governo do Estado. “Sempre buscamos parceria com outros órgãos para fortalecer a assistência prestada à população carcerária. A prefeitura, inclusive, tem nos ajudado muito. Temos aqui uma escola municipal que funciona regularmente. Esse mutirão que fizemos hoje é muito importante em níveis de saúde, e esperamos que volte a acontecer”, afirma.
Segundo a assistente social, Denise Almeida, a equipe de saúde sentiu a necessidade de um atendimento mais especializado. “Solicitamos uma parceria com a Secretaria de Saúde, que nos atendeu. Decidimos iniciar com o acompanhamento dos pacientes hipertensos e temos a expectativa de estender para outros públicos posteriormente. Nosso trabalho e dever, é oferecer todos os direitos ao interno, para que no futuro eles sejam reintegrados à sociedade”, conta.
A vice-prefeita e cardiologista, Dra. Dulce Ribeiro, realizou atendimentos na unidade. “O acesso à saúde é um direito precisa ser garantindo. Trouxemos nossos serviços, para dar suporte aos colegas que já atendem no local e fortalecer a universalidade preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica.
Para o apenado M.S, é muito importante que o poder público promova este tipo de ação. “Sou hipertenso e fiz uma cirurgia recentemente, então é muito bom estar fazendo todos esses exames, para saber se está tudo bem. Também acho muito importante quando trazem materiais educativos para que a gente fique bem informado”, diz.
Andréa Meireles/ PMJ
10 comentários
08 de Oct / 2017 às 05h03
ESQUECERAM DOS TÉCNICOS ????????? NÃO EXISTE ATENDIMENTO SE NÃO TIVER O TÉCNICO DE ENFERMAGEM.COMO SEMPRE O TÉCNICO NÃO É VALORIZADO NO CPJ.
09 de Oct / 2017 às 00h19
deixo meus parabens a prefeitura por essa atitude digna aos encarçerados
09 de Oct / 2017 às 13h18
Parabenizo a ação. Parabéns devemos pensar naqueles que estão privados à liberdade.
09 de Oct / 2017 às 13h19
Parabéns o autor do progeto.
09 de Oct / 2017 às 13h21
Parabéns os que contribuíram com essa excelente ação. Devemos sim lembrar dos encarcerados.
09 de Oct / 2017 às 13h22
Gesto brilhante!
09 de Oct / 2017 às 13h23
Parabéns aos profissionais que buscaram essa brilhante ação.
09 de Oct / 2017 às 13h24
Parabéns Dra Dulce. Gesto humano de sua parte. Uma coisa boa nessa política de Juazeiro.
09 de Oct / 2017 às 13h25
Parabéns ao Diretor Dr.Thadeu e os demais profissionais.
09 de Oct / 2017 às 13h25
Parabéns ao Diretor Dr.Thadeu e os demais profissionais.