NOTA PÚBLICA
Assunto: Titulo de Dr. Honoris Causa ao Presidente Lula
O Conselho Universitário da Univasf (Conuni) tem total autonomia, para conceder ou negar honras e títulos, conforme o "Art. 207 – As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão".
O titulo de Dr. Honoris causa é dado a qualquer cidadão que tenha notória e relevante contribuição para a sociedade, em especial, com a educação. Acreditamos que seja o caso do ex-presidente Lula. Que durante o seu mandato, implantou mais de 422 escolas técnicas; 18 universidades federais e mais de 173 novos campi universitários. Dando acesso a mais de 7 milhões de brasileiro a universidade. E não vai adiantar nada, se contorcer ou espumar de ódio, que isso não irá mudar esses dados concretos dos governos do PT!
É inegável que a criação da UNIVASF, é de longe um dos mais importantes investimentos dos últimos anos na nossa região. Como também é evidente, que isso só foi possível pelo compromisso e determinação do ex-presidente Lula. E mais, é inconteste a importância do campi para o desenvolvimento socioeconômico e até mesmo cultural do Vale do São Francisco. Sem contar que o Plano de extensão e interiorização do ensino público superior elevou a nossa autoestima, mudou conceitos e quebrou paradigmas em relação ao semiárido nordestino. E isso é um mérito de Lula. Doa a quem doer. Pois antes de Lula, quantas universidades federais existiam no Brasil e mais especificamente, no nordeste?
O veneno da grande mídia, lançado todos os dias pelas redes de fibra ótica e ondas sonoras, associada a grandes doses de irresponsabilidade e interesses do grande capital, procura contaminar a população brasileira e minimizar as grandes conquistas dos governos de Lula e Dilma. O grupo Titãs na década de 80 já afirmava: “A televisão me deixou burro, muito burro demais. Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais [...]”.
Não foi profecia dos gênios da MPB, em analogia aos meios de comunicação de massa, mas a percepção daqueles que conhecem a postura histórica da elite econômica e escravista brasileira. Que tem pressa em desmontar os ganhos da classe trabalhadora, conquistados nos últimos anos. Sendo capitaneado pelo golpista mor, Michel Temer e sua bancada de picaretas.
Mas, graças às manobras midiáticas, somente Lula e o PT sofrem criminalizações e linchamentos diários. Enquanto os queridinhos da globo segue em paz, com os apartamentos abarrotados de dinheiro e suas contas nos paraísos fiscais, com a conveniência e conivência de grande parte da justiça brasileira.
O titulo de doutor honoris causa da UNIVASF é acima de tudo um ato de justiça e reconhecimento pelos grandes avanços e transformações que o Brasil experimentou durante os últimos anos, principalmente na educação pública. Os feitos do ex-presidente transpassaram as fronteiras do Brasil e levou o nosso ex-presidente Lula a acumular 33 títulos de doutor honoris causa em sua carreira política, dentro e fora do Brasil. Reconhecimento que também se reflete nas últimas pesquisas, em que Lula continua liderando a preferencia do povo brasileiro, mesmo com toda a perseguição por ele sofrida.
O mais importante é que a decisão do Conuni da UNIVASF, ao que sabemos, aconteceu de forma democrática, com posições contrarias e abstenções, onde venceu a vontade da maioria. Por essa razão, não nos cabe politizar ou questionar uma decisão legitima, que deve ter tido fundamentados e critérios muito mais relevantes do que as questões partidárias.
Para nós do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro, nos cabe respeitar a decisão do colegiado da UNIVASF, mesmo que fosse contrario as nossas expectativas. E esperamos poder fazer uma grande festa com a presença do maior líder da historia recente do Brasil. Por fim, queremos afirmar o nosso compromisso e a nossa defesa aos princípios democráticos e constitucionais, como garantia de que se manterá o fortalecimento e a autonomia da Universidade Federal do Vale do São Francisco e de todas as instituições que prezam pela Democracia.
Juazeiro-BA, 03 de outubro 2017.
Atenciosamente,
João Leopoldo Viana Vargas
Presidente do Partido dos Trabalhadores – Juazeiro (BA)
Diretório Municipal de Juazeiro (BA)
13 comentários
03 de Oct / 2017 às 21h48
Pq esse cidadão ñ emite uma nota do repúdio ao sofrimento do povo de Juazeiro perante as peripécias do todo poderoso PCdoB q tá BA prefeitura e só tem causado sofrimentos para mães, mulheres da cidade quando vão ganhar seus bebês? Pq ñ recrimina o PCdoB q esta usando a Casa dos Conselheiros e influenciando q os membros e pessoas em se filiarem no partido? O descaso com a educação?
03 de Oct / 2017 às 21h50
E como sempre um mortadela ... em defender bandidos! Uma droga dessas virando doutorzinho de lixo! Ah vão arrumar o q fazer!
03 de Oct / 2017 às 22h00
Caro Sr. João, lembre que na década de 80 a Legião Urbana também profetizou: "...Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação..."
03 de Oct / 2017 às 22h09
Os irmãos desse cidadão mama nas telas da vaca digo Prefeitura de juazeiro
03 de Oct / 2017 às 22h11
Enumere essas 18 universidades? A UNIVASF, por exemplo foi criada no Governo FHC. Implatanda no Governo do molusculo. Um codenado quê fez tanto mal ao País, pode receber esse título?
03 de Oct / 2017 às 22h38
Não esperaríamos outra postura desses vermelhos. Cúmplices de crimes em série. Deveria dá uma nota de repúdio ao caos na saúde, Educação e Segurança Pública. Herança do governo Populista e irresponsável.
03 de Oct / 2017 às 23h33
PARABÉNS UNIVASF! Só que o título deveria ser: "DOUTOR HONÓRIS CAUSA EM CORRUPÇÃO E DESEMPREGO" que aliás o PT contribuiu e muito para esses fatores acontecer! Parabéns DIRETÓRIO DO PT! Que tal dar um título desses ao FERNANDINHO BEIRA MAR?
03 de Oct / 2017 às 23h55
É claro que os muares e asininos do PT defendem esta palhaçada. Esse mesmo perdeu a boquinha e agora quer arrumar outra. Cadeia para os corruPTos.
04 de Oct / 2017 às 00h02
A pessoa perde tempo escrevendo essas asneras para defender um LADRÃO chamado LULA, delatado pelos próprios CUMPANHÊRO. E eu perdi meu tempo lendo e tentando achar alguma coisa inteligível. Tem jeito não. Está na Net: DIREITA JÁ!!!
04 de Oct / 2017 às 08h05
PELO MENOS O PROFESSOR OTONIEL GONDIM, MAIOR DEFENSOR DE LULA, ESCREVE MOSTRANDO FATOS, PROVAS, E DE FORMA IDEOLÓGICA A QUE JÁ CONHECEMOS E GOSTAMOS DE LER.CHEIO HUMOR, CITAÇÕES POÉTICAS, OTONIEL É ENGOLIDO. MAS, ESSE JOÃO LEOPOLDO QUER DAR UMA DE LULISTA EM VÃO. TODOS SABEM QUE ELE, TRÊS IRMÃO, CUNHADOS E CUNHADOS, SOBRINHOS, ESTÃO MAMANDO NA PREFEITURA. ERREI, LEOPOLDO? ASSIM ATÉ EU FALARIA ESSAS MENTIRAS.
04 de Oct / 2017 às 11h44
Parabéns pelo texto. Direto e sem arrodeios! O papel do coxinhas é esse mesmo, se esconder e tentar macular a imagem dos outros. Vão pirar o cabeção, pois estão tantos anos querendo mamar e ainda vão ficar de fora por muitos anos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
05 de Oct / 2017 às 14h33
Afinal, em quem votar no Brasil? É procurar agulha em um palheiro. Dizia o escritor Molyerri: "Em seu falso fervor se eu não for entendido, não é culpa do autor, a culpa cabe a vida por não ter colocado um pinta na testa a marcar o impostor". As testas, meus amigos! estão de hora em hora mudando a distinção que ostentavam outrora.
06 de Oct / 2017 às 14h12
Título para um condenado é o cúmulo. Quem trouxe a UNIVASF para Juazeiro foi Jorge Khoury em parceria com o Sendor Nilo Coelho. Esse corruPTo nunca quis nem estudar e agora vai receber um título. Só no Brasil mesmo.