BISPO DE JUAZEIRO FALA SOBRE CONGRESSO EM HOMENAGEM AOS 300 ANOS DO ACHADO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

O Bispo Diocesano de Juazeiro Dom Carlos Alberto Breis (Dom Beto) foi um dos convidados do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (03) para falar do Congresso Mariano Diocesano que a Diocese de Juazeiro vai promover no próximo domingo (08) em comemoração aos 300 anos do achado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Entusiasmado com o número de inscrições até o momento, mais de 1.700, Dom Beto falou da alegria de receber no domingo caravanas dos nove municípios que integram a Diocese. “O evento acontecerá na Igreja N. Sra. Aparecida no bairro João Paulo II em Juazeiro, a partir das 8h, e durante todo o dia, irá reunir cerca de duas mil e duzentas pessoas para momentos de devoção em homenagem à Mãe de Jesus” expressou o Bispo Diocesano.

Dom Beto informou ainda que a presença do Vice-presidente da CNBB e Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, que recentemente lançou um livro sobre a Virgem Maria foi em atendimento a um seu convite. Ainda segundo o Bispo a programação do Congresso Mariano inclui palestra, bate-papo com o conferencista, apresentações artísticas, momentos de espiritualidade e a Santa Missa no encerramento. A entrada é gratuita, mas quem se inscrever oficialmente no evento terá direito a um Kit mariano (com bolsa, livreto de cantos e anotações, caneta, uma caneca e um leque), além do almoço no local.

Ao longo da entrevista o Bispo Dom Beto foi bastante elogiado pelos ouvintes e internautas pelo trabalho que vem desenvolvendo emt doa a Diocese de Juazeiro.

DEFESA DO VELHO CHICO

Uma das temáticas que serão tratadas no evento será a defesa do Rio São Francisco e a convivência com o Semi-Árido. O assunto será apresentado em parceria com o Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A entidade preparou textos para serem distribuídos aos congressistas junto com o Kit mariano. A parceria está em sintonia com a preocupação do Papa Francisco com as questões ambientais.

"Nós nos preocupamos bastante com a situação do Rio São Francisco, o que inclui a privatização da Chesf. Para nós isso pode significar também uma privatização das águas do rio", alertou o Bispo de Juazeiro, Dom Beto Breis, criticando ainda o projeto de transposição do Rio Tocantins para o Velho Chico. O rio Tocantins também está passando por uma situação difícil. Fazer outra transposição é descobrir um santo para cobrir outro. E também não sabemos que interesses realmente estão por trás disso", declarou. "Há outras formas de resolver o problema do Rio São Francisco, recuperando os mananciais, investindo em revitalização".

INSCRIÇÕES

As inscrições para o Congresso Mariano podem ser feitas em todas as Paróquias da Diocese de Juazeiro – que inclui também as cidades de Uauá, Casa Nova, Sobradinho, Pilão Arcado, Curaçá, Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé. Os interessados podem ainda adquirir a camisa do evento, também nas paróquias.

PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO MARIANO:

6h30 – Acolhida, café da manhã e entrega do “Kit mariano”

8h – Início com animação, acolhida das paróquias e entrada da Imagem de N. Sra. Aparecida

8h45 – Oração Inicial do Congresso

9h15 – Assessoria de Dom Murilo Krieger (Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, vice-presidente da CNBB)

10h30 – Intervalo

11h – Bate-papo com perguntas e respostas (Dom Murilo Krieger)

12h – Ofício de Nossa Senhora

12h30 – Almoço

14h – Animação e apresentações artísticas marianas

15h – Reza do Terço (Terço dos Homens)

16h – Celebração Eucarística

18h – Oração do Ângelus e Ave-Maria Sertaneja (com participação de Targino Gondim)

Da redação Foto: Geraldo José