Em e-mail ao Blog o aluno de Ciências Sociais Diego, expressa sua opinião sobre a aprovação do título de Doutor Honoris Causa pela Univasf ao ex-presidente Lula.
A UNIVASF VAI DAR TÍTULO DE DOUTOR A LULA— NADA MAIS COERENTE.
Aconteceu nesta sexta, 29/09, uma polêmica votação no CONUNI (órgão máximo da universidade) que aprovou a concessão de título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Lula. Nada mais justo. Em meio aos 7 processos por que responde (já condenado em um deles na primeira instância), a UNIVASF apenas segue o que algumas universidades Brasil afora já fizeram: prestar homenagem ao homem que mais enriqueceu o funcionalismo público no país. Mas, entre afagos e homenagens, há também quem não concorde com justificativas deveras coesas:
Entre os argumentos, está o que trata das vantagens que um pequeno punhado de empresários amigos do rei (ou melhor, do chefe!) tiveram nos 13 anos de governo petista, seja através de empréstimos "de mãe para filho", seja através de tráfico de influência que acarretaram em bilhões e bilhões de reais de dinheiro público escoados para esses poucos privilegiados via BNDES. Com condições de mercado injustas, o que impossibilitou a ascensão de muitos pequenos empreendedores, cabe a eles apenas protestar e protestar.
Há ainda aqueles que reclamam a perda de seus empregos (em torno de 14 milhões deles) em decorrência da política megalomaníaca de busca do poder pelo poder do Partido dos Trabalhadores, cujo seu principal líder é o homenageado do dia. O protesto não é exagerado: os gastos desenfreados para manter a máquina estatal de pé (gerando um déficit de aproximadamente 500 bilhões de reais em 2016) junto ao aumento da carga tributária fizeram com que o fantasma da inflação voltasse a rondar as famílias, as empresas quebrassem e os juros crescessem violentamente no país, o que contraditoriamente só beneficiou aos rentistas e banqueiros.
Outro ponto bastante citado pelos menos favorecidos é que, além de desempregados, sempre têm de pagar muito caro pelo combustível vendido pela empresa que se dizia "nossa", a PETROBRAS. Em meio aos escândalos de loteamento político desta petrolífera -- antes uma das maiores do mundo --, possibilitados pelo comando do pretenso "doutor”, que a fizeram operar em prejuízo e perder mais da metade de seu valor de mercado, eles alegam ainda ter de arcar com a gasolina mais cara do mundo.
É verdade também que a tripartição dos poderes e a democracia andam sempre unidas, embora esta última tenha se tornado apenas um conceito abstrato sem qualquer aplicação prática no campo da realidade na nossa república. Ora, se é verdade que o ex-presidente condenado/réu chefiou uma estrutura de compra de decisões parlamentares, subjugando o Legislativo ao Executivo, ferindo tanto a tripartição dos poderes que fez o próprio Montesquieu se revirar no túmulo, então não há que se falar em democracia durante o regime lulista.
Aliás, a democracia nunca foi o forte do partido do saudoso comandante, basta ver o seu apoio aos regimes Venezuelano e Cubano, ou observar que votaram contra a Constituição Federal de 1988 e também contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (responsabilidade, para quê!?).
A onda conservadora que está aflorando no país é só um reflexo da desconexão entre o mundo do funcionalismo público (que ganha aumento de salário em plena crise econômica) e o mundo real, aquele onde as pessoas precisam produzir para colher. Logo, não é tão estranho que professores universitários --e servidores públicos em geral--, banqueiros e grandes empreiteiros gostem tanto do ex-presidente réu, afinal cada um sabe o que é melhor PARA SI mesmo.
Diego Rodrigues dos Santos – Aluno de Ciências Sociais
28 comentários
01 de Oct / 2017 às 18h08
Parabéns Diego Rodrigues dos Santos! Ao ler o título da matéria cheguei a tomar um susto! Mas, ao ler minuciosamente sua tese e seus argumentos concordei com tudo que escrevestes. Afinal de contas, como vc mesmo disse, é normal que a UNIVASF faça essa homenagem pois os funcionários da mesma com seus altos salários tem muito que agradecer ao LADRÃO DE NOVE DEDOS. Parabéns!
01 de Oct / 2017 às 19h08
Aos desinformados, essa UNIV foi concebida na gestão de FHC com participação ativa do Sr. Marco Maciel vice de FHC de Pernambuco e dos deputados Clementino Coelho e Fernando Bezerra, os cursos em época só eram direcionados a Petrolina, dai com a eleição de JOSEPH (PT) junto com LULA o quadro se inverteu, os cursos foram divididos e Juazeiro foi contemplado, teve tbm a participação ativa de Edson Duarte e Jorge Koury .
01 de Oct / 2017 às 19h20
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...GOZADÔ !...KKKKKKKKK
01 de Oct / 2017 às 19h22
Poucas vezes eu tive a oportunidade de ler um texto tão coerente quanto este. É constrangedor uma universidade honrar uma pessoa que nunca frequentou os bancos de uma universidade com tal título, em detrimento de tantos que dão a sua vida em pesquisas e descobertas que beneficiarão a tantos. Isso explica a baixa qualidade das nossas universidades. Professores que em vez de ensinar, fazem política.
01 de Oct / 2017 às 19h29
A prova maior dessa situação é que em época de FHC os deputados de Petrolina tinham muita força politica e muita representatividade em Brasilia somando a figura do VICE presidente Marco Maciel de Pernambuco, aonde estes desejavam que a UNIVERSIDADE fossem exclusivamente de Petrolina e nada pra Juazeiro, dai veio a eleição de LULA e JOSEPH que tiveram a sorte de pegar os projetos, tanto como o EXECUTIVO como o OPERACIONAL em andamento. Nada disso aconteceu na gestão de LULA e sim DE FHC, foi como o hospital REGIONAL de Juazeiro, foi na gestão de Paulo Souto e inaugurado na GESTÃO de WAGNER.
01 de Oct / 2017 às 19h44
Esse foi um dos melhores Presidentes que esse país já viu, nordestino deveria ter vergonha de falar mal de Lula, o que era o nordeste antes de 2000, uma parte praticamente esquecida do Brasil que avançou muito com esse governo.
01 de Oct / 2017 às 20h06
O brasil "avançou" tanto que hoje estamos vivendo este "avanço", especialmente esses 13 anos de corrupção Sistemática.
01 de Oct / 2017 às 20h18
Nordestino tem que ter vergonha em falar mal de lula? Eu tenho vergonha de ver nordestino apoiando um bandido. Belo texto, bom saber que dentro da univasf, como nas faculdade não tem só doutrinados a falar bem dessa quadrilha!
01 de Oct / 2017 às 20h19
Dr.: " DEBOCHIS CAUSA"...
01 de Oct / 2017 às 20h20
Dr.: " DEBOCHIS CAUSA"...
01 de Oct / 2017 às 20h39
SOU ALUNO DA UNIASF E ACHO CORRETÍSSIMO O TÍTULO AO EX-E ETERNO PRESIDENTE LULA. TEVE UM ARTIGO DO PROFESSOR OTONIEL GONDIM NESSES DIAS NO BLOG, QUE DEU A PERFEITA IDÉIA DE QUEM FOI LULA E O QUE FEZ PELA REGIÃO E JUAZEIRO. LULA MERECE.E PRONTO. ONDE IRI ESTUDAR ENTÃO?
01 de Oct / 2017 às 20h59
Quim e Cunha e Moru e Gedeu tao mamando bilhões hohe em Brasília??? Cade a polícia?Todos matadores na cadeia!!!Parabéns para o blog e Lula dos Trabalhadores. Amo de coração o blog e Lula dos assalariados.
01 de Oct / 2017 às 21h08
Amo Luiz Inácio. Amo os Trabalhadores. Obrigado Lula pela Univasf e Luz para Todos. Odeio Quim Gedeu Cunha Neto. Aconselho Quim e o autor do texto ler o blog 247brasil.
01 de Oct / 2017 às 21h33
ué padeiro, outros nordestinos não foram presidentes? e por que nada fizeram pela região, conta aí
01 de Oct / 2017 às 21h52
LULA MELHOR PRESIDENTE QUE OS POBRES JA TEVE. OS RICOS NUNCA VAO ACEITAR ISTO. VIVA LULA.
01 de Oct / 2017 às 21h52
LULA MELHOR PRESIDENTE QUE OS POBRES JA TEVE. OS RICOS NUNCA VAO ACEITAR ISTO. VIVA LULA.
02 de Oct / 2017 às 00h30
Esqueceu de Temer e sua corja. Se Lula Ganhar vai defender, além de Temer, tantos outros como o foi Collor, Gedel, Maluf, FBC, etc. Ele sempre fez e fará isso. Tudo farinha do mesmo saco. Espere e vejam. Traidores nunca o deixam de ser. O povo é Laico.
02 de Oct / 2017 às 06h51
CONCORDO COM OS SENHORES QUE AFIRMAM QUE LULA E DILMA,FORAM OS MELHORES PRESIDENTES QUE O BRASIL JA TEVE EM TODOS OS TEMPOS,MAS,É NECESSARO QUE SE COMPLETE:MELHORES PRESIDENTES PARA CUBA,VENEZUELA,PARAGUAI,BOLIVIA,PAISES AFRICANOS,ETC,,JA PARA OS BRASILEIROS,ELES FORAM UM DESATRES, AS MAIORES DESGRAÇAS DE TODOS OS TEMPOS,NOS ROUBARAM E ENGANARAM ATÉ NÃO PODEREM MAIS,MANDANDO O NOSSO DINHEIRO PARA OS DITADORES DESTES PAISES CITADOS.O QUE LULA DEU AOS POBRES COM A MÃO DE 4 DEDOS,TIROU COM A MÃO DE 5,TRAIDORES DA PATRIA E DO POVO BRASILEIRO,CADEIA,É O QUE MERECEM,POR MENOS,ENFORCARAM TIRADENTES.
02 de Oct / 2017 às 07h28
Quim e Gedeu mamando milhoes agora em Brasilia e mandando escondendo em apartamentos fechados????Obrigado Lula pelas escolas e Samu e Luz para Todos. Este blog e Lula sao maravilhosos. Quim invejoso??
02 de Oct / 2017 às 08h31
UNIVASF, foi sim criado no governo FHC, mais antes da sua criação o Deputado Osvaldo, Solicitou a FHC pra Petrolina Seria Universidade Federal de Petrolina, Quando a bancada da Bahia e outras do Nordeste contestaram, pois a Bahia na época só tinha uma Universidade Federal e Pe já tinha duas, ai ele voltou atrás e Jorge Khoury, foi designado Juntamente com Osvaldo, para criação da UNIVASF.
02 de Oct / 2017 às 08h33
E é assim na república das bananas, fica aqui minha repudia, os ladrões são exaltados e os inocentes humilhados. Via a República das Bananas.
02 de Oct / 2017 às 08h34
E é assim na república das bananas, fica aqui minha repudia, os ladrões são exaltados e os inocentes humilhados. Via a República das Bananas.
02 de Oct / 2017 às 09h14
Primeiro estudante de ciências sociais não doutrinado do Brasil ?
02 de Oct / 2017 às 09h32
isso é um absurdo
02 de Oct / 2017 às 09h52
A única certeza que se tem é tanto quem defende quanto quem crítica estão fazendo política. E outra, o pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco e isso não está ocorrendo.
02 de Oct / 2017 às 11h07
Numa entrevista de rádio já hoje, em Petrolina, ouvi o professor Otoniel Gondim, grande cronista do Blog Geraldo José, afirmar que o absurdo é se discutir o merecimento do título ao único presidente da história do país que encarou de frente os problemas do nordestino em saúde, educação, moradia, etc, aumentando a sua auto-estima. Sempre lúcido e verdadeiro, Otoniel Gondim cala a boca dos contras por politicagem .Parabéns, mestre.
02 de Oct / 2017 às 11h08
Numa entrevista de rádio já hoje, em Petrolina, ouvi o professor Otoniel Gondim, grande cronista do Blog Geraldo José, afirmar que o absurdo é se discutir o merecimento do título ao único presidente da história do país que encarou de frente os problemas do nordestino em saúde, educação, moradia, etc, aumentando a sua auto-estima. Sempre lúcido e verdadeiro, Otoniel Gondim cala a boca dos contras por politicagem .Parabéns, mestre.
02 de Oct / 2017 às 18h55
OBSERVANDO OS COMENTÁRIOS CHULOS E RAIVOSOS, DA PRA PERCEBER QUE NEM SEMPRE NORDESTINO BURRO NASCE MORTO. ESSAS FIGURINHAS ANTIDEMOCRÁTICAS, QUE SEMPRE SE DERAM BEM NO COLO DA DIREITA MALDITA , E SEMPRE PISOTEOU O TRABALHADOR. LULA É RECONHECIDO E MERECEDOR DO TITULO.