Músico juazeirense, que pediu para não ser identificado, em e-mail ao Blog Geraldo José, denuncia irregularidades (descumprimento) num dos principais critérios de certificação do Festival Edésio Santos da Canção: O ineditismo das canções inscritas. Confira:
"Amigo comunicador, venho através desta, mostrar, não só a minha, mas a indignação de muitos artistas e compositores do Vale do São Francisco. Recentemente a Prefeitura de Juazeiro divulgou as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção, entretanto, o Festival, nos últimos anos, tem se mostrado desacreditado e muito pouco confiável, pois a qualidade da curadoria e júri deixa muito a desejar. E neste ano a preguiça ou, arrisco até mesmo a dizer, falta de boa fé pela a organização deste festival. Eu não quero me identificar.
Veja só, a curadoria, neste ano, foi feita em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, como bem diz o texto da assessoria da Prefeitura de Juazeiro. A desculpa é que, fora de Juazeiro, haveria ISONOMIA, DE FORMA IDÔNEA e com curadores que já trabalham na área constantemente.
Para conferir a matéria da Prefeitura: Conheça as 24 músicas selecionadas para o Festival Edésio Santos da Canção
Só que esses mesmos curadores, que por motivos desconhecidos, por mim e por você leitor, não cumpriram uma regra bem explicita no Edital do Festival: Link do Edital AQUI
Cito abaixo quais foram as duas músicas irregulares:
Nu e Cheio - de Armando Rafael - de Juazeiro-BA
Está música desobedece as regras no momento em que está postada no site Youtube, veja abaixo e acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=R-KRR7npFXs
A música também está na plataforma do Spotify, veja abaixo e neste link AQUI.
Outra música que também desobedece à regra supracitada do Festival Edésio da Canção é a:
A saudade é uma cela - de Dudé Casado – de Juazeiro do Norte-CE
SoundCloud-Como podemos ver, elas estão postadas no SoundCloud, neste link AQUI.
Itunes AQUI.
Spotfy AQUI.
Como podemos acreditar que o Edésio Santos é um festival sério se com apenas uma busca simples na internet podemos perceber as musicas irregulares? Por que essa curadoria em Salvador não viu isso? Qual o interesse dessa curadoria? Será que tem algo errado? Será que foi um erro técnico? Eu duvido Muito... Será que eles pelo menos leram o Edital do próprio Festival? Eu acho que não. Peço que a organização do Festival perceba o erro e corrija essa falha o mais rápido possível, pois isto prejudica o verdadeiro músico, compositor que quer participar deste Festival.
Lamentável para uma cidade como Juazeiro, ter pessoas que não levam a sério a arte e a cultura."
SECULTE ESCLARECE O PROCESSO SELETIVO DAS MÚSICAS
A Secretaria de Cultura de Juazeiro esclarece que a triagem do Festival Edésio Santos analisa as composições conforme foram enviadas e, após a divulgação das músicas classificadas, inicia-se a investigação da originalidade e ineditismo. O Edital prevê um prazo para recursos e estabelece um período de análises das denúncias.
A lista final com as 24 músicas selecionadas é publicada, após verificada e comprovada a pertinência das denúncias. A Secretaria está ciente e investigando. (Ascom PMJ)
1 comentário
01 de Oct / 2017 às 02h17
Isso tá parecendo mutreta carta marcada.