A Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na manhã desta quinta-feira (28.09), Audiência Pública para discutir Transporte Alternativo, taxi, moto-taxistas, o aplicativo Uber e entrada deste sistema em Juazeiro. Presidida pelo vereador Alex Tanuri (PSL), a Audiência foi requerida pelo vereador Charles Leal (PDT). O evento contou com a participação de representantes das classes de taxistas e moto-taxistas e dos poderes executivos das duas cidades, além da Policia Militar e Civil da Bahia. O Representante do Sistema Uber não compareceu a Audiência Pública.
Durante a abertura, o Alex Tanuri, destacou o papel da Câmara em discutir com a sociedade temas e questões relevantes. "Esta audiência é para se discutir pontos importantes para a comunidade de Juazeiro. Eu como presidente desta casa, estou aberto democraticamente para as discussões. Este é o pensamento de todos os 21 vereadores. Vamos discutir questões que são importantes para a sociedade tanto de Juazeiro quanto de Petrolina. Entendo que as duas cidades em alguns pontos como, por exemplo, mobilidade urbana, segurança, saúde uma precisa estar alinhada com a outra", disse Alex Tanuri.
O Proponente, Charles Leal, explicou porque solicitou a Audiência. "Nós, preocupados com a chegada da Uber, porque esse sistema é uma realidade que está sendo implantada no Brasil e no mundo, mas nós temos uma classe, os taxistas e temos também os moto-taxistas. Nós estamos aqui representando verdadeiramente o povo de Juazeiro, eu quero que no final das contas, o povo é quem ganhe. Que tenham um transporte com segurança, com qualidade, com confiança, com visibilidade, identificação e, sobretudo, honre seu compromisso com impostos no município. E assim, nós propomos essa discussão", destacou o vereador.
Ausência da Uber
Os representantes dos taxistas e moto-taxistas, em suas falas, enfatizaram a ausência do representante do aplicativo para a discussão da entrada do serviço na cidade. Charles Leal também chamou a atenção em seu discurso. "Eu esperei muito que o representante da Uber estivesse aqui para explanar. Essa era uma das questões mais importantes. Para tirar esta dúvida de todos nós, qual será a segurança que a Uber tem? Quem é a Uber? Qual a identificação do Uber? Por isso nós propormos essa audiência pública", lamentou o vereador.
CSTT e AMMPLA
O diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Damião Medrado, colocou a instituição à disposição para discutir a situação do transporte alternativo de Juazeiro. "A CSTT também está preocupada em relação aos taxistas e moto-taxistas. Agente tem dado abertura para receber e discutir todas as dificuldades e reivindicações. A CSTT dá prioridade aos que estão legalizados, mas não devemos esquecer que a Uber é uma realidade no Brasil, apesar de ser ilegal", disse Medrado.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal De Mobilidade (AMMPLA) de Petrolina, Geraldo Miranda, está disposto ao diálogo. "Em Petrolina eu tenho o diálogo franco, aberto e direto tanto com táxi e moto-táxi. Nós vamos propiciar os benefícios que forem possíveis para que a gente possa aprimorar, melhorar e botar o nosso sistema formal quer seja de táxi e moto-táxi em condições de competir, seja ele com Uber ou outro aplicativo", disse.
A Mesa
Presidindo a mesa, o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL); secretariando, o vereador Agnaldo Meira (PCdoB); o autor do requerimento, Vereador, Charles Leal; o diretor-presidente da Autarquia Municipal De Mobilidade (AMMPLA) de Petrolina, Geraldo Miranda; representando o prefeito Paulo Bomfim, o Procurador Geral do Município de Juazeiro, Eduardo Fernandes; o presidente da Associação dos Taxistas de Juazeiro, José Sérgio Leandro Pereira; o representante da Associação dos Moto-taxistas de Juazeiro, Anaílton Felix Almeida; o vereador, Bertinho da Carnaíba; a delegada da Polícia Civil, Lígia Nunes; representando o Comando de Policiamento Regional Norte, Capitão Rosemberg; o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro, Damião Medrado.
Eudes Sampaio Ascom CMJ
5 comentários
29 de Sep / 2017 às 10h13
Sinceramente, tem que se preocupar é com a população, moto táxi não ando nem se for 1 real, a maioria é irresponsável, ultrapassam pela direita, querem ver isso fiquem em cima da banca, adoram uma roubadinha, minha vida na mão desses irresponsáveis nunca, táxi é extremante caro, ônibus é sucateado, dxem que implantem o Uber e a população escolha a quem vai recorrer.
29 de Sep / 2017 às 10h52
Geraldo: E a empresa JOAFRA, que manda na prefeitura, independente do prefeito do momento vai baixar os preços das passagens de ônibus ???? Tirou os cobradores, automaticamente reduziu seus custos e o preço da passagem não baixo. Como fica srs. vereadores e prefeito.
29 de Sep / 2017 às 11h47
Infelizmente nada que traga benefícios do cidadão é visto com bons olhos, os mototaxistas estão vendo a sua fatura do mercado perdida para o Uber, o Uber é seguro, sou usuário do serviço em outras cidades e tem dado certo, mas por conta do jogo de cena político estão correndo atrás e tentando impedir o serviço mundial, de ser realizado no nosso município, é a modernidade, quem nao fideliza e não se atualiza ao mercado adequando o serviço fica assim preocupado, absurdo é um mototaxi que acaba sendo um serviço caro, com corridas de até 10,00, sem segurança e arriscando a vida em uma moto
29 de Sep / 2017 às 15h11
Ninguém aguenta mais tanto blá blá blá. Muito mais útil para a população seria discutir o que fazer com as MURIÇOCAS.
29 de Sep / 2017 às 15h18
Tem que agradece ao veriador Charles leal porq ele que marcou essa reunião, esse uber não paga inposto nem nada, agente que e moto taxi paga inposto e muito