Os principais polos produtores continuam sendo o norte do estado. Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da 4ª para a 2ª posição no ranking nacional. Já Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.
A produção de laranja também fez a diferença. Agricultores de Rio Real e Inhambupe, apesar da queda na safra no ano anterior, produziram 961,2 mil toneladas de laranja no ano passado. A pesquisa do IGBE também registrou uma queda na produção de frutas em São Desidério, no oeste da Bahia, da 1ª para a 11ª posição no ranking.
Pesquisadores, representantes do setor e da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia e acompanharam a divulgação do resultado da pesquisa. "A Bahia hoje é o principal estado da região em termos de produção agropecuária, não só pela sua extensão como por sua diversidade de produção", destaca o coordenador de agropecuária do IGBE, Octávio Costa de Oliveira.
"O governo também utiliza [os dados] para ver a concentração das áreas onde tem produção e onde não tem, até para polanejamento do desenvolvimento do setor", destaca a coordenadora nacional da pesquisa Larissa Souza.
IBGE Foto: Codevasf
2 comentários
22 de Sep / 2017 às 19h27
juazeiro ESTÁ ATRÁS DE PETROLINA. NÃO ESQUEÇAM. OK?
23 de Sep / 2017 às 09h15
Alguém chamou vc aqui Cícero? Não estamos alienados em querer ultrapassar ninguém! Fica de boa mano não nos interessamos em sua cidade, fica com ela para vc, Juazeiro nunca precisou de petrolina para se promover, agora já não digo o contrário de vcs, pq até onde eu sei para a implantação dos projetos irrigados de petrolina foram utilizadas amostras do solo de Juazeiro, já que o de vcs é pobre e ácido! Fica na tua mané, ninguém aqui de Juazeiro se importa com vcs. Não comemoro ainda, pois sei que minha cidade ainda tem muito potencial a ser explorado e que a distribuição de renda não é justa!