Há anos a população de Juazeiro reclama das muriçocas e nunca uma gestão municipal buscou resolver o problema de forma definitiva. Entra governo e sai governo e as medidas são apenas paliativas, ou seja, pouco tempo depois o problema retorna e às vezes com maior intensidade.
Érica Daiane, jornalista e integrante do Movimento Popular de Cidadania resolveu buscar uma nova alternativa para pressionar o Poder Público e criou na Avaaz.org, site de campanhas online, uma petição a ser direcionada ao governo Paulo Bomfim.
Ela justifica na petição:
Há alguns anos o desconforto é presente na área urbana do município de Juazeiro com a enorme presença de muriçocas em alguns locais da cidade. Nos últimos quatro anos isso tem se intensificado e hoje o incômodo não se restringe mais à periferia, mas tomou conta de toda cidade e já pode ser considerado um problema de saúde pública.
As pessoas não possuem qualidade de vida devido as diversas consequências que as mesmas causam no período da noite e agora também durante o dia em alguns locais. Para tentar minimizar, as pessoas se submetem a uma série de mecanismos que causam danos à saúde física e psicológica, além de causar prejuízos financeiros.
Então, a quem interessa o problema das muriçocas em Juazeiro? Aos fabricantes e vendedores de veneno e repelentes? A medicina convencional que vai fortalecer o comércio de remédios para tantas doenças que isso pode causar? As lojas vendedoras de materiais de telas para janelas e portas? Aos fabricantes e vendedores de ventiladores, raquetes e condicionadores de ar? A Coelba devido ao necessário gasto de energia com tais aparelhos? Aos que buscam ganhar votos defendendo soluções para o problema? À empresa Agrovale que vai continuar destruindo toda a Caatinga e contribuindo para que os animais percam seu habitat e invadam a cidade? A Moscamed que vai desenvolver suas pesquisas soltando muriçocas transgênicas no município?
A nós, população atingida, interessa uma solução. Precisamos de medidas eficazes e inteligentes, não de paliativos como carro fumacê e limpeza dos riachos urbanos. Não queremos que cubram os riachos que hoje estão cheios de esgotos, isso não resolve.
Nosso pedido é por saneamento básico de qualidade e pesquisas científicas que descubram onde está a causa central do problema e a trate da melhor forma. Queremos apenas o direito a uma vida digna em nossas casas e em nosso município.
A petição tem que alcançar 5 mil assinaturas. As pessoas interessadas podem votar por meio deste link. Acesse AQUI
Da redação
11 comentários
21 de Sep / 2017 às 08h36
Parabéns Erica ! Ótima iniciativa !
21 de Sep / 2017 às 08h46
...tem alguma coisa errada , espero que essa petição seja popular e não algum politico por traz
21 de Sep / 2017 às 09h26
As muriçocas fazem parte do Perfil Governamental de Juazeiro, é um dos orgulhos das gestões municipal e estadual, pensem em um Absurdo, q em Juazeiro tem precedentes.
21 de Sep / 2017 às 09h58
QUE DIFERENÇA TEM O POLITICO DA MURIÇOCA ? NENHUMA ! AMBOS VIVEM DO NOSSO SANGUE !
21 de Sep / 2017 às 10h08
Muriçoca é disparado o principal problema de Juazeiro. A partir das 18h tá impossível viver nessa cidade. Essa é uma iniciativa de uma cidadã comum. Só assim, porque se depender dos 21 vereadores da situação, ou dos 2 prefeitos, tanto o de fato como o de direito, nós vamos morrer à míngua e esse pessoal não tá nem aí.
21 de Sep / 2017 às 10h28
É nóis!!! Patrimônio Material da Cidade.
21 de Sep / 2017 às 14h18
Ninguém aguenta mais esse transtorno não...acho que na casa do prefeito não entra muriçocas não...a casa deve ser toda blindada...a população que se lasque..que adoeça...esses canais há muito tempo já era p terem sido fechados...ao invés de ficar asfaltando onde já existe asfalto..vão gastar o dinheiro tapando os canais.
21 de Sep / 2017 às 16h41
JÁ É CONSIDERADO UM CASO SEM SOLUÇÃO. EM MINHA CASA TODA SEXTA A PARTIR DAS 17:00Hs. REUNÍAMOS COM 1/2 DZ DE AMIGAS PRA DEGUSTAR E PROSEAR UM CHÁ QUE SEMPRE TERMINAVA COM GELOSA. AS BENDITAS MURIÇOCAS TIRARAM NOSSO PRAZER, SOSSEGO E A FALTA DE CREDIBILIDADE DO GESTOR. NOS EXPULSANDO SEM PIEDADE
21 de Sep / 2017 às 18h51
Juazeiro ainda vai exportar muriçocas...
22 de Sep / 2017 às 10h29
Parabéns a Érica pela iniciativa. Eu já assinei e repassei. Esperem que vai aparecer o secretário de governo dizendo no facebook que é o único lugar onde ele tem coragem de falar, que a Érica é da oposição e que é choro de perdedor das eleições. Como ele, o prefeito e os outros do alto escalão não têm esse problema em suas mansões, estão pouco se lixando! Mas vamos à luta!
25 de Sep / 2017 às 17h24
Marcondes, você está convidado a me visitar qualquer dia desses na minha casa no Alto do Cruzeiro e aí gente conversa sobre saneamento básico, vida digna, direitos, etc... Aí você tira suas próprias conclusões a respeito da sua suposição de ter "político" por trás.