A instituição mais importante para os brasileiros e a que tem maior percentual de confiança entre os órgãos do sistema de justiça é a Defensoria Pública, de acordo com pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada pela GMR Inteligência & Pesquisa. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (13).
O estudo revela que 92,4% dos entrevistados avaliam a Defensoria Pública como “muito importante” ou “importante”. O Ministério Público foi o segundo mais mencionado (91,6%), seguido pela Polícia (90,4%). Além desses, os outros órgãos citados na pesquisa são: Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Poder Judiciário (Tribunal de Justiça, STF etc.), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Prefeitura, Assembleia Legislativa, Congresso Nacional e Partidos Políticos.
No levantamento feito em 2014, a Defensoria Pública ocupava o segundo lugar entre as instituições mais importantes para os entrevistados. Este ano, a Defensoria também foi apontada como a mais relevante na proteção de crianças e adolescentes (38,2%), seguida do Ministério Público (23,6%), Ordem dos Advogados do Brasil (23,4%) e Poder Judiciário (18,6%).
A Defensoria também tem destaque entre os locais procurados para denúncia de irregularidades, sendo a mais lembrada entre os integrantes do sistema de justiça. Nesse item os órgãos mais citados foram Polícia (32,8%), Prefeitura (26,1%), Procon (23,3%) e Defensoria (20%).
Outro dado revelado pelo levantamento se refere ao grau de conhecimento da população sobre as instituições avaliadas. Em 2014, a Defensoria Pública ocupava a sétima colocação nesse quesito, e este ano passou para a quinta, sendo a mais conhecida (68,2%) dentre os operadores do sistema judicial, à frente do Ministério Público (66,9%) e da OAB (66,2%).
Com a missão de garantir assistência jurídica integral e gratuita à população vulnerável, a Defensoria Pública está entre as três instituições que tiveram seu trabalho mais bem avaliado pelos entrevistados. O primeiro lugar foi ocupado pelas Forças Armadas (63,7%), o segundo pela Ordem dos Advogados do Brasil (57,8%) e em terceiro a Defensoria, com 55,4%.
A pesquisa teve como objetivo mensurar a satisfação da sociedade com a atuação do CNMP e do Ministério Público, além de identificar a percepção dos brasileiros sobre a imagem das instituições em relação ao conhecimento, confiança, importância e avaliação. Foram ouvidos 5.035 brasileiros com mais de dezesseis anos em 170 municípios, incluindo todas as capitais do país, entre os dias 9 de março e 29 de maio de 2017. O trabalho foi realizado pela empresa GMR Inteligência e Pesquisa, com acompanhamento da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão Estratégica do CNMP.
Conheça o Relatório da pesquisa de satisfação e imagem do CNMP
Sobre a Defensoria Pública da União
A DPU é uma instituição permanente e autônoma, funcional e financeiramente, criada para resguardar o direito das pessoas hipossuficientes no âmbito da Justiça Federal, Militar e Eleitoral. Atua, também, perante grupos socialmente vulneráveis, como pessoas em situação de rua, índios, quilombolas e catadores de recicláveis.
Ascom DPU
0 comentários