Bom dia,
Pesquisando sobre o assunto, fui informado que a AGROVALE possui licença ambiental para realizar queima controlada. Contudo, também me foi informado que boa parte das condicionantes não estão sendo cumpridas, como por exemplo a mecanização da colheita que deveria ser em torno de 70%.
Gostaria se saber o que tem sido feitos pelos orgãos de controle como INEMA ou MPF ou prefeituras no âmbito da solução deste problema. Anexo algumas fotos tiradas nos bairros Padre Cícero, Vila Marcela e Loteamento Recife.
"Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de sempre mais aprender. Mais do que poder necessitamos de sabedoria, pois só esta manterá o poder em seu caráter instrumental, fazendo-o meio de potenciação da vida e de salvaguarda do planeta". (Leonardo Boff)
Atenciosamente,
7 comentários
17 de Sep / 2017 às 17h15
Isso sem falar nas muriçocas, apesar da empresa negar que não tem relação com os insetos. Mas sempre observo que no período de colheita que vai de abril a setembro a quantidade desses pernilongos aumenta absurdamente, o que causa transtornos a população, pois até em bairros que não tem a presença do inseto no outro período do ano, registra o incômodo dessas muriçocas. Podem observar que as queixas por conta delas aumentam bastantes justamente nesse período, tanto aqui como em Petrolina.
17 de Sep / 2017 às 23h06
A Agrovale fica com essa desculpa que gera emprego. Mais do que emprego, gera absurdos gastos da população com produtos de limpeza e com inseticida para tentar controlar a safra de mosquitos que se aloja lá nas fazendas dela. Quando é a epoca da queima da cana as muriçocas se mudam pras nossas casas. Quer prova disso? Chegue perto de uma dessas fazendas de cana às 18h. Não tem quem fique de tanta muriçoca que tem lá. Só vai resolver esses problemas quando a queima da cana acabar.
18 de Sep / 2017 às 00h50
Rpz até que aqui no bairro não tá tendos bagaços esses dias não, que bom que tão indo só para petrolina ahhahahahahhh
18 de Sep / 2017 às 08h52
Há mais de 40 anos esta empresa contribui com geração de empregos principalmente em juazeiro, inclusive a propaganda que a prefeitura faz apontando Juazeiro como a cidade que mais gera emprego na Bahia, grande parte é a Agrovale. Claro que uma empresa com este porte vai gerar certos impactos que devem sim serem minimizados ao máximo. A colheita mecanizada deve ter um alto custo, isto justifica ainda a queima. A muriçoca temos que cobrar é da prefeitura, que nunca avança com a cobertura dos canais da vergonha. SE AS EMPRESAS TRABALHASSEM DE ACORDO COM ESSE POVO MIMADO, FALIAM TODAS.
18 de Sep / 2017 às 09h39
A desculpa de gerar emprego e renda serve para justificar tudo! À custa da saúde da população de pelo menos dois municípios é que a Agrovale cresce e fica mais rica a cada dia.
18 de Sep / 2017 às 09h46
RECLAMANDO SÓ DESTE CARVÃOZINHO DE 1,99 ? VA NA REGIÃO CANAVIEIRA DE SÃO PAULO PARA VOCE VER AO VIVO E A CORES O QUE É 'CHUVA NEGRA' PROVOCADA PELA QUEIMADA DA CANA...
19 de Sep / 2017 às 07h29
Ao terminar de ler essa matéria, fui a área de minha casa e deparo com esses resíduos que o vento trouxe da agrovale. Moro em Sobradinho.