O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio é lembrado sempre em 10 de setembro. Este dia foi criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países.
Setembro Amarelo foi instituído como o mês de conscientização sobre a importância de abordar a questão do suicídio. Os números são angustiantes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, ou uma a cada 45 minutos, o que faz do país o oitavo com mais suicídios do planeta. Mas o problema é bem maior, por conta do silêncio da sociedade em torno do tema. Se em alguns dos países com maior incidência de suicídio a taxa está estável, no Brasil ela tem crescido.
Foram capturadas 1.230.197 menções sobre suicídio entre os meses de abril e maio de 2017 nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). Durante o período, os destaques foram os expressivos números de comentários sobre o crime virtual da Baleia Azul e a série 13 Reasons Why (Netflix), o que fez o tema alcançar seu ápice de buscas no Google dos últimos cinco anos.
No geral, o jogo Baleia Azul estava na maior parte das menções, com 59,9%. A série 13 Reasons Why, ficou com 26,6%. As menções sobre depressão somaram 7,7%, enquanto os comentários intolerantes em relação ao suicídio ficaram com 4,1%. Outros assuntos somaram 1,7%.
O estado que concentrou a maior parte das menções nos dois meses da pesquisa foi o Rio de Janeiro, com 27,5% do total. Na sequência, São Paulo, com 17,9%, e Minas Gerais, com 9,9%. Também tiveram destaque o Pará (5,6%), o Rio Grande do Sul (5,5%) e Santa Catarina (4,8%).
Lamentavelmente em Juazeiro, um novo registro aconteceu na noite desta sexta-feira (15), no centro da cidade. Ao longo do dia deste sábado, a Igreja Evangélica Congregacional Ágape, por meio dos seus membros, estará no sinal da Sote, avenida Adolfo Viana, panfletando sobre a prevenção ao suicídio.
2 comentários
16 de Sep / 2017 às 21h38
Deus abençoe a Missionária Rosilene, o irmão Miltinho e todos os irmãos, que tiveram disposiçao de sair as ruas para panfletar em prol de uma causa que tem preocupado a todos que moram nessas duas cidades: Petrolina e Juazeiro. Parabéns povo de Deus!
16 de Sep / 2017 às 23h17
A Igreja Evangélica Congregacional Ágape faz um papel relevante no nosso município que o SENHOR continue abençoando pois, só JESUS CRISTO é o caminho.