Arvore sagrada do Sertão”. Foi assim que o escritor brasileiro Euclides da Cunha chamou o umbuzeiro em sua obra “Os Sertões”. A árvore se destaca pela sua resistência às condições climáticas da região e por ser uma fonte de recursos naturais para a população.
Representantes do projeto do campus Ouricuri do IF Sertão - PE “Resgate do Umbuzeiro no Sertão do Araripe”, realizado na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), promoveram visita à Fazenda Floresta, zona rural do município de Parnamirim – PE, com intuito de plantar umbuzeiros e distribuir mudas.
Estiveram presentes à atividade o orientador do projeto, o professor Évio Galindo, a professora Cathylen Félix, os alunos Lucas Fernando (bolsista), Neurisvaldo dos Santos, Francisco de Assis, Francisca Jayane, Romário Horas, Jucelândio Guimarães, Josevânia Alencar e Francisco Woshington.
“ É de multiplicar a espécie, endêmica da Caatinga, pois a sua densidade populacional está diminuindo significativamente. O projeto tem grande importância econômica, social e cultural para a região do Sertão do Araripe, então nossa intenção é mostrar para a comunidade que o Umbuzeiro deve ser preservado e que isso é possível com simples conhecimento”, disse o orientador.
ASCOM IF-Sertão-Felipe Piauilino-Fotos:Lídio Parente
2 comentários
12 de Sep / 2017 às 11h42
Belíssimo projeto, os professores do IF Sertão Ouricuri e todos os envolvidos estão de parabéns. Ótima ideia que pode ser copiada para o bem do nosso Sertão.
12 de Sep / 2017 às 12h33
como faço pra adquirir também mudas...?