Com um atraso de quase trinta minutos foi iniciada por volta das 08 horas, a programação cívica, comemorativa do 7 de setembro, data da Independência do Brasil que ocorreu em 07 de setembro de 1822, portanto, há 195 anos.
Inicialmente, no Paço Municipal, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do Município, respectivamente, pelo Tenente Coronel Welton, Comandante do 72 BI MTZ; pelo Coronel Anselmo Bispo, Comandante do CPRN (Comando de Policiamento Regional Norte) e pelo prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.
A execução do Hino Nacional e do Hino de Juazeiro se deu com a apresentação da Banda da Polícia Militar da cidade.
Presentes inúmeras autoridades e populares. Em seguida, o prefeito e representantes das forças policiais realizaram a Revista às Tropas ainda na Praça Barão do Rio Branco.
O desfile este ano conta com a participação de cerca de 10 mil pessoas, entre militares da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiro, Policia Militar, estudantes de 12 escolas municipais e estaduais, além de outras entidades e a Marcha da Diversidade.
O início do desfile que ocorre na toda Orla I, já recebe numeroso público. O restante do percurso segue pela Avenida Adolfo Viana até a dispersão na Avenida Oscar Ribeiro. O palco das autoridades foi montado na Orla, em frente ao Armazém Paraíba.
O tema do desfile em Juazeiro este ano é: “A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga”, e traz como novidades, a participação dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, que abrem o desfile, com os pelotões da bandinha rítmica, do projeto Musicalização na Educação Infantil, dos pais e alunos com distribuição de mudas de plantas nativas, o Musical Juazeiro Cantos e Encantos, a participação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAAE, além da comissão de frente, que irá homenagear a flora e a fauna da caatinga, e o rio São Francisco.
Ordem do desfile:
1- Marinha
2- Exército
3- Aeronáutica
4- Corpo de Bombeiro
5- Policia Militar
6- Colégio Policia Militar
7- Guarda Municipal
8- Soapom
9- Bombeiro Civil
10- Bombeiro Civil – Unep
11- Clube de Desbravadores
12- Loja Maçônica Harmonia e Amor
13- Loja Maçônica Segredo Força e União
14- Grito dos Excluídos
Escolas Municipais e Estaduais
15- Pelotão Abre Alas - EMEIs Anna Hilda e Beatriz Mota - Projeto Musicalização na Educação Infantil
16- Comissão de Frente
17- Musical Juazeiro Cantos e Encantos
(Escolas Municipais Tancredo Neves, Guiomar Lustosa, Haydee Fonseca, Judite Leal, Carmem Costa, Educandário João XXIII, Celso Cavalcante)
18- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAAE
19- Colégio Estadual CODEFAS.
20- Colégio Estadual Rui Barbosa
21- Colégio Estadual Helena Celestino
22- Escola Estadual Agostinho Muniz
23- Colégio Estadual Pedro Raimundo Moreira Rego
24- Escola Municipal Iracy Nunes
25- Colégio Estadual Modelo
26- Escola Municipal Argemiro José
27- Colégio Estadual Lomanto Júnior
28- Colégio Estadual Cecílio Matos
29- Escola Municipal São Francisco de Assis NH2
30- Colégio Municipal Paulo VI
31- Marcha da Diversidade
Da redação Fotos Geraldo José
1 comentário
07 de Sep / 2017 às 10h37
Salve a independecia do Brasil. Fora Temerario Quim Avo, pai, neto, tio, primo, irmão, cunhada e etc mamando nas tetas da vaca profana. Quando um trabalhador chega ao poder, donos de TV, chamam de ladrão sem provas; apenas convicções!! Desliguei a TV. Agora e blogue