O dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, nesta quinta-feira, é a data escolhida para a realização da manifestação popular "Grito dos Excluídos", que terá atividades em diversas localidades do Brasil. Juazeiro, Petrolina e diversas outras cidades do Vale do São Francisco já confirmaram presença nos desfiles. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza terão atividades organizadas por igrejas, sindicatos e movimentos populares contra os retrocessos e abusos do Estado.
O Grito dos Excluídos traz em sua concepção a denúncia da estrutura opressiva e excludente da sociedade e do sistema neoliberal, fatores que, de acordo com a definição do ato, negam a vida e impede de sonhar.
A mobilização foi idealizada em 1994 e teve sua primeira edição em 1995: "Diferente de 1994, a situação do desemprego, exclusão social, é muito semelhante, mas agora tem um componente novo que é o ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários e o congelamento de recursos nas áreas sociais".
Brasil de Fato
2 comentários
07 de Sep / 2017 às 08h04
Todos os anos , sete de setembro, vou ver O GRITO DOS EXCLUÍDOS e me deparo com o socialista e genial cronista professor Otoniel Gondim.Como sumiu do mapa, e do Blog, espero vê-lo segurando faixas e bandeiras como sempre. Como faz falta um socialista de fato nessa terra de babões. Otoniel Gondim, após sete de setembro, por favor, escreva um textão daqueles: LULA PRECISA DE VOCÊ, JUAZEIRO E EU. BEIJOS DE UMA GRANDE FÃ.
07 de Sep / 2017 às 09h22
Cunha Gatinho Angora Boca de Jacare Careca Caju Temerário Quim milionários e os pobres Trabalhadores perseguição da TV????Por isso gosto desse blog