INSS incia em Petrolina atendimentos via plataforma digital

A gerência-executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social em Petrolina iniciou na última segunda-feira (4) a implementação do INSS Digital na cidade. A plataforma tem como objetivo oferecer ao segurado uma nova forma de atendimento, onde haja a possibilidade de ter acesso, em casa, aos serviços prestados pelo INSS. Além disso, procura diminuir a lotação de atendimentos presenciais nas Agências de Previdência Social (APS).

Através da plataforma, são disponibilizados serviços como a emissão de extratos previdenciários, agendamento de perícia, consultas de declaração de benefícios, entre outros. Para seu funcionamento, o INSS Digital recebe o apoio de entidades e sindicatos por meio de cooperação técnica, como é o caso dos sindicatos de trabalhadores rurais. Esses institutos coletam as informações dos trabalhadores para o atendimento online, de modo que essas pessoas não necessitem deslocar-se para assistência presencial nas APS's.

Segundo o Gerente da  APS em Petrolina, Neemias Marcelo, uma das intenções é otimizar o tempo na análise dos benefícios, que é a atividade fim da previdência social como um todo. “A nossa expectativa é de que, no médio prazo, haja a diminuição do fluxo de pessoas na agência e que diminua também o tempo na tomada de decisão dos nosso analistas. Assim, o beneficiário receberá a resposta do seu requerimento muito mais rápido do que o que a gente pratica hoje”, explica.

De início, estão sendo feitos os processos de digitalização/protocolação dos documentos dos requerentes presencialmente nas agências, em ação conjunta entre servidores e estagiários. Foi implantado, também na agência, um espaço de autoatendimento, onde o requerente recebe auxílio dos funcionários para gerar sua senha pessoal e instruções para manuseio do site. Basta entrar no endereço eletrônico meu.inss.gov.br para ter acesso aos serviços online.

Apesar de já estar em vigor na região, o lançamento oficial do INSS Digital em Petrolina e Juazeiro acontecerá no próximo dia 18, às 9h, no Auditório da Justiça Federal – Praça Santos Dumont, nº 101, Centro, Petrolina – PE.

Ascom