Famílias de Agricultores ocupam Codevasf e situação continua tensa no local

 

Cerca de 200 famílias de agricultores do Projeto de Irrigação Pontal em Petrolina, ocuparam na manhã desta segunda-feira (4) a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo os agricultores, a reivindicação junto a Codevasf é quanto ao "recuo da palavra do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho". Os manifestantes apontam que havia a palavra dada afamilias instaladas nas áreas do Projeto Pontal, na Zona Rural de Petrolina, de permanecer no local até que uma solução definitiva fosse encontrada pela pasta, Incra e Codevasf. 

Nos cerca de 13 mil hectares de terras federais, subclassificadas em Norte e Sul, mais de 900 famílias estão previstas para sair do Pontal. Numa reunião, realizada há cerca de 15 dias, a presidente do Sintraf, Isália Damacena, esteve na delegacia da Polícia Federal, em Juazeiro (BA), para se inteirar do processo de saída dos agricultores familiares dos lotes em questão.

 “Até então estava prevista a reintegração de posse para o dia 12 de setembro. Colocamos a situação dos acampados em discussão na mesa do ministro Helder Barbalho e buscamos um entendimento que assegurasse o direito de nossa categoria em também ter parte naquelas terras”, explicou a dirigente sindical. "Todavia o ministro recuou e por isto só saíremos daqui com uma solução", disse Isalia.

A Superintendência da Codevas ainda não fez nenhum comunicado.

Redação blog Foto: Ney Vital