Após conhecer o porto da cidade de Tianjin neste domingo (3), na China, o governador Rui Costa se reuniu com o prefeito do município chinês, Wang Dongfeng, o vice-prefeito de Tianjin, Zhao Haishan, e outras autoridades locais. Durante o encontro, o gestor municipal disse que Tianjin e a Bahia têm uma relação muito amistosa e um intercâmbio frequente na área do comércio.
"Eu acredito que a Bahia tem boas ações em desenvolvimento e, através dessa visita do governador Rui Costa, eu quero ampliar a cooperação, em especial, no intercâmbio de tecnologia, portos e ferrovia para alcançarmos benefícios mútuos. Vamos estudar e aprender com a Bahia. As empresas de Tianjin podem investir mais na Bahia, que tem um mercado enorme", afirmou Wang Dongfeng.
O governador Rui Costa disse ao prefeito de Tianjin que acredita que o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste vão aproximar a Bahia e Tianjin. "Com isso, estaremos construindo uma alternativa de tráfego ao Canal do Panamá e aumentando as negociações entre Brasil e China", disse o gestor baiano.
Ainda segundo Rui, o desejo do Governo do Estado é, em parceria com o governo de Tianjin, poder replicar na área do Porto Sul, em Ilhéus, a Zona de Livre Comércio que existe em Tianjin. "Temos um espaço de cooperação com enorme potencial para crescer. Já temos um comércio extenso com a China tanto exportando quanto importando. Desejamos aumentar essa integração e nossa visita aqui foi para buscar investimentos. Queremos convidar as empresas chinesas para aumentar a parceria conosco. Além da área comercial e econômica, nosso desejo é fazer intercâmbio na área social, em saúde e educação. Há um desejo latente de firmar parcerias cada vez mais fortes a partir de hoje", comentou o governador.
Em julho deste ano, Rui assinou em Salvador um memorando de entendimento com o Governo de Tianjin. O documento visa promover cooperação nas mais diversas áreas, como o comércio e a indústria. Também em julho deste ano, a comitiva do Governo de Tianjin, além de passar por Salvador, foi a Ilhéus para conhecer a Zona de Processamento de Exportação e demonstrou interesse em estreitar as relações bilaterais. Acompanharam Rui Costa na reunião deste domingo, em Tianjin, os secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil), Fábio Vilas-Boas (Saúde), Walter Pinheiro (Educação) e Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico).
Secom Bahia Foto: Carlos Prates/ GOVBA
5 comentários
03 de Sep / 2017 às 17h11
Façam isso não- vcs é a tem a ensinar - em pouco mais de três décadas se transformaram na segunda maior economia do mundo. Aqui na na Bahia só tem político falastrão, larápio e o mercado é grande fim- mas sem poder de compra.
03 de Sep / 2017 às 18h55
Meu Governador. É por ir, Governador Rui Costa. Tem que captar recursos, a onda tem. China pode investir, bem neste Estado País, chamado BAHIA. Político mau caráter tem em todos lugares do Brasil, da Bahia. e certamente de nossa Juazeiro
03 de Sep / 2017 às 19h47
Kkkkkkk, só sendo piada viu kkk, um governador incompetente desse que soe ata aí por causa dos milhões gastos a sua campanha.
04 de Sep / 2017 às 07h44
Se prepera para se defender das acusações que viram em breve sobre o desvio do dinheiro em combate a pobresa. Bronca pesada viu. Talvez seja o dinheiro que tem gastado nas propaganda na TV. Chumbo grosso.
04 de Sep / 2017 às 09h12
Logo com a china?