Era eu criança, porém me lembro, quando o meu velho pai contava uns “causos”, onde o mesmo afirmava que, alguns homens do seu tempo e do tempo dos seus pais, compravam fiado nas bodegas daqueles idos e, em não tendo dinheiro para pagar, arrancavam um fio do bigode e davam como fiança ao dono do estabelecimento.
Era mais fácil faltar água no Rio São Francisco, do que um daqueles homens faltar com a sua palavra. Como se diz na gíria, “podia chover canivete”, mas eles vinham pagar aquilo que afiançaram, com apenas um fio do seu bigode.
Homem é esse aí, e não muitos dos arremedos que hoje surgem na nossa sociedade, ludibriando a boa fé das pessoas, atrás de votos para se elegerem e, depois de eleitos, viram às costas para este mesmo povo, procurando apenas se locupletar ou ganhar dinheiro fácil, envolvendo-se em falcatruas e achando que é normal receber propina no exercício de cargos públicos.
A situação está, de tal modo comprometedora, que o justo, paga, pelo pecador; muito embora o justo, neste caso, seja o mínimo do mínimo possível. Aquele que não é corrupto ativo, o é passivo. Aquele que não recebe a propina de maneira direta, o faz de maneira indireta.
Foi-se o tempo em que o homem só tinha uma palavra e, que, palavra de homem era o mesmo que palavra de rei: Não voltava atrás. Hoje, porém, mudar de ideia, e com a ideia também de palavra, é o que há de mais simples para alguns homens, principalmente se esses homens forem políticos.
Causa-nos náuseas observarmos, diariamente, a falta de caráter de certos políticos na Televisão, enchendo os bolsos, caixas, bolsas, pastas e outros recipientes mais, com a propina recebida para apoiarem a este ou aquele candidato, ou para facilitarem os interesses de outros. Envolvimento este que atinge por igual a políticos homens e mulheres. O malcaratismo é sempre o mesmo, querem brigar contra o óbvio, contra a imagem gravada por uma câmara de televisão adredemente colocada à espreita, justamente para fragar-lhes com a “mão na massa”.
E o povo, que nessas horas mais parece bois a caminho do matadouro, está sempre pronto para votar nas mesmas figuras, basta que para tanto tenha início o pleito eleitoral. Inclusive muito mais do que votar, para brigar por candidato esse ou aquele, basta que alguém fale mal do seu escolhido.
E nós, sempre nos decepcionamos, porque estamos sempre esperando que a próxima vez seja a próxima, em que o povão vai, após ver na televisão tantas falcatruas, tantas safadezas, aquela vez em que o povão vai usar a cabeça prá pensar e dizer: desta vez nenhum desses bandidos vai ter o meu voto; mas, que nada, o povão está doido prá tocar a maior arma de que dispõe, que é o voto, por um milheiro de telhas ou de tijolos, por uma caçamba de areia, por alguns sacos de cimento ou, por qualquer outro favorzinho insignificante, que nada mais representa a não ser os restos, as sobras que caem das mesas, dos banquetes daqueles que ao invés de se sentirem nossos empregados, pois para isso, nós os colocamos lá, acham-se no direito de praticarem verdadeira bandalheira, transformando a Arte da Boa Política num covil de lobos famintos e inescrupulosos.
Mas não faz mal, haverá o dia em que o povo compreenderá o seu papel de tirar e botar a quem bem ele entender que merece, independentemente dos favores individuais.
Afinal, “Quem é mendigo, abençoa os restos que lhe atiram”!
Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado
6 comentários
30 de Aug / 2017 às 23h31
Tiraram uma mulher honesta Dilma para colocar quadrilha pior espécimes Temerário Caju Careca Gatinho Angor Gatunos Aesiu PSDB?? Quim e Cunha Bilionario mamando em Brasília??
30 de Aug / 2017 às 23h45
Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano", discursou Dilma na ocasião; hoje, em texto publicado em seu site, ela destaca que o golpe confirmado naquele dia deu "início a um período de retrocesso econômico, violência política e destruição de direitos do povo brasileiro"Amo Lula. Amo Partido dos Trabalhadores. Amo Jesus. Jesus Ta com Lula. Lula contra Satanás
31 de Aug / 2017 às 04h24
#AOVIVO | Sessão Conjunta no Congresso Nacional - Durante a discussão do PLN 17/2017, que revisa a meta fiscal para 2017/2018, Gleisi lamenta a irresponsabilidade e a incompetência do governo Temer. "Essa sessão é vergonhosa. Aqueles que tiraram a Dilma há um ano dizendo que ela não tinha responsabilidade fiscal, são os mesmos que estão aqui patrocinando um dos maiores arrombos fiscais do Brasil. Colocaram um presidente sem voto e um déficit de R$ 159 bilhões. Deviam ter vergonha de estar aqui defendendo esse governo e retirando dinheiro de pobre.”
31 de Aug / 2017 às 04h36
Hoje Brasília cheia de porcos e Gatinhos Angoras no chiqueiro. Quim e Temir Cunha PSDB mamando??Enquanto na época de Lula os Trabalhadores administração colocou o Brasil na quinta posição mundial e pagou tudo a dívida externa e fez Luz para Todos
31 de Aug / 2017 às 04h56
O Brasil Atravessa uma grave crise política, econômica, social e institucional. Só com o povo nas ruas conseguiremos superar e sair desse atoleiro. O Movimento Copa por Diretas e Direitos Já! é uma iniciativa de moradores de Copacabana e adjacências, preocupados em contribuir para mudar essa situação. Estamos organizados e crescendo a cada dia, para aglutinar e mobilizar os que lutam por eleições diretas e contra a retirada de direitos conquistados ao longo das últimas décadas. Somos um movimento plural, democrático e inclusivo, sem distinção de raça, credo, gênero ou classe, pois somos todo
31 de Aug / 2017 às 08h20
RAQUEL- COMO PODE SER HONESTA UMA TERRORISTA LADRA DE BANCO E PRATICANTE DE ATENTADOS TERRORISTAS COM MORTE ?VOCE JA OUVIU FALAR EM MARIO KOZEL?.. MADALENA-VOCE CONFIA NA PALAVRA DE QUEM SE ELEGEU COM DINHEIRO DE NÓS ROUBADO E CUJO MARIDO ROUBAVA VERGONHOSAMENTE OS APOSENTADOS ?FOI DILMA QUE COLOCOU O BRASIL NO BURACO,QUEM TIROU NOSSO DINHEIRO FOI LULA E DILMA...EVALINA-VOCE AINDA NÃO PERCEBEU,QUE JA TEMOS ELEIÇÕES DIRETAS ? QUEMNOS COLOCOU NESTE ATOLEIRO FOI DILMA COM APOIO DE LULA QUE JA ESTA SENDO CHAMADO DE LADRÃO ATÉ PELOS PRÓPRIOS PETISTAS ?...POIS É AMIGOS,VOCES VOTARAM NELES,EU NÃO !